MURRO NA MESA
Prefeita Elisa marcou data para que os técnicos da Prefeitura e representantes das empresas (incluindo as pedreiras) apresentem soluções para o problema das pedreiras: duas semanas e meia. Ou vai, ou racha! Esse foi o resultado da reunião realizada à tarde passada, provocada pelo vereador Ismar Marão, entre as partes. Não é de hoje que os moradores do Jardim Maria Alice e do Eldorado reclamam do intenso fluxo de caminhões que escoam a produção das pedreiras, com excesso de peso, alta velocidade e ausência de lona, circulando pelas ruas do bairro Boa Vista.
AGORA VAI
Nas últimas semanas, o presidente da Câmara recorreu ao vice-prefeito Moacyr Lopes em busca de apoio para atendimento ao apelo dos moradores do Maria Alice, onde existem duas pedreiras e mais de oito empresas instaladas em seu interior. Caminhões e mais caminhões carregados de terra e brita infernizam moradores da avenida Amábile Padovan Franco, a ponto de já terem produzido várias manifestações de protesto. Agora, com esse ultimato dado por Elisa, o problema tende a se resolver, finalmente. Ponto para o presidente Ismar Marão, que conseguiu reunir todos os envolvidos para discutir soluções, e sensibilizar a prefeita a estabelecer um prazo para solução do problema.
MÃO NO BOLSO
Além do prazo para apresentação das propostas pelas partes, a prefeita deixou claro que as empresas terão de enfiar a mão no bolso para bancar as obras necessárias, que vierem a ser definidas.
MALANDRINHOS
Desde que a Prefeitura fechou o cerco contra o transporte irregular de britas e terra, os motoristas de caminhões passaram a transportar a carga durante a madrugada, para burlar a fiscalização. Que tal?
NO BATENTE
Comissão Processante da Câmara Municipal recomeçou a tomada de depoimentos no caso dos Fura-Filas esta semana. No total serão ouvidas 8 pessoas. Pelo menos uma enfermeira já ouvida teria sido surpreendida quando confrontada com o teor do Plano Nacional de Imunização e nota técnica do Ministério da Saúde, sobre o enquadramento de profissionais de saúde no grupo prioritário. Isso porque no depoimento anteriormente prestado por ela à CEI das Vacinas, a depoente disse que o Município não seguiu as determinações do Governo Federal. No entanto, ao ser novamente ouvida pela CPP, a enfermeira acabou admitindo que não conhecia o conteúdo do Plano Nacional de Imunização e, por isso, achou que aqui a vacina teria sido aplicada em quem não se enquadrava nos critérios da época. Pois é.
CRITÉRIOS TÉCNICOS
Edgard Xavier, procurador do secretário Sétimo Bóscolo Neto, apresentou à enfermeira depoente na CPP o texto do PNI, onde está escrito que não apenas os chamados “médicos de linha de frente” estavam enquadrados naquela fase de grupos prioritários para a vacinação contra Covid, mas igualmente enfermeiros, motoristas e até pessoal administrativo dos complexos de saúde. Esse detalhe joga por terra algumas conclusões da CEI dos Fura-Filas.
DATA MARCADA
Oitiva do secretário Sétimo Bóscolo Neto está marcado para o dia 14, uma terça-feira. Vale lembrar que a CPP tem até o dia 27 para apresentar seu relatório para votação pelo plenário da Câmara Municipal.
SINDICÂNCIA
Republicado com correções, na edição de quarta-feira do jornal oficial do município, o decreto que institui Comissão de Sindicância Investigativa Especial para a apuração de possíveis irregularidades relativas ao processo de inexigibilidade de licitação nº01/14227/2017, que resultou na contratação da FUNEPU para a gestão das UPAs e respectivo Termo de Convênio nº 01/2019 firmado entre as partes. Se não houver mais equívocos a corrigir, o prazo para a conclusão dos trabalhos já está correndo.
PRA PIOR
Mudança na apresentação virtual do jornal oficial do município tornou a publicação mais confusa do que era.
SEM CONFRONTO
Manifestação do dia 7 de Setembro será apenas de apoio ao governo Bolsonaro em Uberaba. A mobilização que defende “Fora Bolsonaro” marcou para o dia 12 sua manifestação.
INDEPENDÊNCIA
Apoiadores de Bolsonaro estão marcando para as 9h a concentração em três pontos distintos, para evitar aglomeração. No parque das Barrigudas estarão motos, caminhões e carros antigos. Segundo Ricardo teles, que é um dos organizadores do movimento, por volta das 10h30min os veículos sairão em carreata rumo à Praça Por do Sol, onde se juntarão aos carros de apoiadores sentido ao aeroporto, descendo em seguida pela avenida Santos Dumont até a avenida Leopoldino de Oliveira. O grupo que estiver concentrado no Uberabão vai aguardar nas proximidades do Shopping Lenza a chegada do comboio vindo da Praça Por do Sol e dali seguir rumo à Fidélis Reis até a Padre Zeferino, ponto final da manifestação,por volta das 14h.
PREVISÃO
São esperados 50 caminhões, 50 carros antigos e cerca de 400 motos na manifestação pró-Bolsonaro. Ricardo Teles lembra que o uso de máscara será obrigatório para todos os participantes.
AGRO CONECTADO
Primeira experiência com a tecnologia 5G no Agro foi lançada em Londrina, numa parceria entre Embrapa Soja, Ministérios da Agricultura e das Comunicações, Nokia e Sercomtel. O interessante é que o projeto piloto de conectividade no campo vai possibilitar parcerias com startups e empresas que possam desenvolver algoritmos e sistemas específicos para o campo, preparando o setor rural para quando o 5G entrar definitivamente no Brasil. Aqui em Uberaba esse projeto está sendo capitaneado desde abril pela ACIU, que já firmou parcerias com a UFTM, IFTM e Fazu para a sua viabilização. Presidente Anderson Cadima está entusiasmado com esse projeto e acredita que Uberaba deverá ser a 4ª ou no máximo a 5ª cidade brasileira a ter sua antena 5G Agro instalada. Vale lembrar que Uberaba foi a única cidade mineira escolhida para receber esse projeto piloto do MAPA.
PRESTÍGIO
Presidente do IDF, Daniel Franco esteve com o Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, em Brasília. Nem bem saiu do gabinete do chanceler, o encontro já estava registrado no Twitter oficial do Itamaraty. A postagem eleva o nome de Uberaba como “Capital Mundial do Zebu”, “Cidade das Sete Colinas” e “símbolo da pujança do Triângulo Mineiro”. Logo em seguida, Daniel Franco esteve com o ministro da Justiça, Anderson Torres, que em vídeo fez questão de parabenizá-lo pelo excelente trabalho realizado ao longo destes 20 anos, com importantes projetos sociais e missões na África. Esse homem vai longe....
Chanceler Carlos França recebeu em seu gabinete, no Itamaraty, o presidente do IDF, Daniel Franco e a esposa Flávia Mendes Franco