(Foto/Divulgação)
Prefeita Elisa visitou o Ce-Dengue nesta sexta-feira para ver de perto a situação por lá. Determinou de imediato a ampliação do horário de atendimento na próxima semana, para contemplar um número maior de pacientes que estão padecendo com a dengue. O desafio, agora, é conseguir médicos nesse período de carnaval. Por outro lado, Elisa ouviu muitos elogios à rapidez no atendimento e à organização no Ce-Dengue.
EMERGÊNCIA
A propósito, o decreto de emergência em saúde foi finalmente publicado no Porta Voz desta sexta-feira.
PRONTIDÃO
Equipes das Unidades de Pronto Atendimento estão de prontidão à espera do aumento da procura durante o carnaval, e principalmente na quarta-feira de Cinzas, quando os foliões que viajaram estarão de volta à cidade. Como de costume nessa época, muita gente viaja e traz de volta na bagagem a contaminação...
TELE-SAÚDE
Por conta do aumento expressivo do número de casos de dengue, a UPA São Benedito deve incluir o Tele-Saúde para atendimento aos casos mais leves de dengue, classificados com pulseira azul ou verde. Segundo o gestor Frederico Ramos, o serviço deverá agilizar o atendimento, liberando os casos mais graves para o presencial. Hoje o Te-Saúde da UPA funciona das 10h às 19h, com média de 350 pacientes atendidos por mês. Já na UPA Mirante, o serviço ainda não é oferecido, mas deve entrar em funcionamento dentro de 15 dias, segundo Frederico Ramos.
CONFIRMADO!
Tudo aquilo que se suspeitava sobre o golpe envolvendo a indústria de Móveis Basílio foi confirmado pelo delegado Felipe Colombari, chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira. Sim, o casal Eurípedes e Tânia executou todo o esquema para lesar terceiros, entre eles clientes que foram ludibriados pela oferta de descontos extraordinários e pagaram adiantado por móveis que não foram fabricados. Nem seriam. Essa trama, segundo o delegado, foi se desenvolvendo ao longo de pelo menos um ano, com transferência do patrimônio do casal a terceiros e outras manobras que caracterizam, segundo Colombari, prática de estelionato, lavagem de dinheiro e outros crimes.
DE BOA
Nos primeiros dias, Eurípedes Basílio e Tânia Carvalho ficaram em Uberaba, de boa. Em certos momentos, eles se movimentaram para outros estados da federação, mas a Polícia já monitorava os passos deles. Depois, eles se esconderam num rancho, em Água Comprida, como esta coluna antecipou com exclusividade.
POR QUE A DEMORA?
Muita gente – como eu – não entendeu por que a Polícia de Uberaba não prendeu o casal, se já o estava monitorando e sabia onde estavam escondidos.
Segundo Colombari, não havia a necessidade de prisão imediata do casal, como acontece, por exemplo, em caso de homicidas, latrocidas, que precisam ser tirados de circulação por segurança. Além disso, por estarem numa propriedade de terceiros, a PC precisaria pedir autorização judicial para entrar no imóvel, correndo o risco de evasão do casal antes de efetivada a medida. Por isso, esperou-se o momento certo. E aconteceu. Eurípedes e Tânia pegaram a estrada à noite, rumo a Goiânia, onde foram presos. Só não se sabe por qual razão os dois escolheram justamente essa época de reforço no policiamento nas estradas por conta de carnaval para deixar Uberaba...
TERCEIROS
Os envolvidos nesse esquema criminoso envolvendo os Móveis Basílio também podem colocar as barbas de molho. A Polícia já sabe quem participou da trama e vai buscá-los, a qualquer momento. Nesse rol podem estar amigos, advogados, contadores, que ultrapassaram o limite da ética profissional. “A Polícia vai analisar objetivamente todos os fatos. O rastreio financeiro está sendo feito sobre todos” – adiantou o delegado, ressaltando também que essas pessoas poderão ser enquadradas como integrantes de organização criminosa,. Há três ou quatro outras pessoas que participaram e se beneficiaram do esquema. Se ficar constatado que cada uma desempenhava determinada função no grupo, aí sim a situação poderá se complicar mais um pouco para eles.
AJUDA QUE DÓI MENOS
As investigações agora entraram numa fase bem mais complexa, segundo o delegado Felipe Colombari. Por isso, a PC espera que o casal aponte quem são efetivamente as vítimas lesadas, por exemplo. Até agora há 30 representações formalizadas em Uberaba e a Polícia tem informação de que outras 6 ou 8 vítimas, inclusive de outras cidades, que não formalizaram representação. A colaboração do casal poderá militar em favor deles.
LAVAGEM DE DINHEIRO
Algumas formas de contratação foram feitas de modo a camuflar a negociação. Nesse caso estão carros, que foram dados por clientes como parte do pagamento dos móveis, mas não passaram para o nome do casal, nem da empresa. Há casos de veículos localizados no Norte do país. Além disso, ainda há transferência patrimonial e alterações de contrato social. A Polícia já sabe de tudo. “A cada dia estamos vendo uma modalidade nova do que foi feito, reforçando nossa convicção de que vários crimes foram praticados e que não há como esse casal se sustentar na tese da falência ou desacordo comercial. O que houve foi questão criminal, propriamente dita” – ressaltou o delegado.
VEJA ESSA
Acredite: os crimes digitais já fazem frente ao tráfico de droga. Tanto assim que o delegado Felipe Colombari considera que o desafio da década para a Polícia Civil será desvendar os esquemas criminosos das organizações digitais.
APROVADO!
“Você só chama para a sua cozinha gente da sua confiança. É ou não é? O Presidente Lula fez isso”. Reação é do ex-prefeito Anderson Adauto à escolha de Gleisi Hoffman para a coordenação política do governo do PT. Em que pese a antipatia que a escolhida desperta em vários setores da sociedade e do partido, inclusive na primeira-dama Janja, AA avalia que nesse momento o Presidente precisava de gente de confiança ao seu redor e decidiu fazer realmente um governo do PT. “O Presidente Lula mostrou pra todo mundo, inclusive pra Janja, que quem manda no governo é ele” – frisou Anderson.
VIVA UBERABA!
Domingo Uberaba completa 205 anos, idade que sempre suscita discussões acaloradas. Seja como for, é uma oportunidade para todos nós refletirmos sobre a cidade que estamos construindo juntos e valorizar a Uberaba que temos. Amar Uberaba é falar bem dela. É enxergar o quanto essa cidade é extraordinária e acolhedora para todos nós que aqui nascemos ou a escolhemos para morar. Viva Uberaba!