TUDO CERTO
Prefeita Elisa está tranquila em relação à CEI do Lixo. Embora seja mais uma Comissão Especial de Investigação, a prefeita diz que não há nada de errado com o contrato. “Suamos durante um ano para estudar esse contrato, fizemos alterações e seguimos com lisura total” – frisa a prefeita.
BOI DE PIRANHA
Para muita gente, Uberaba foi boi de piranha nessa Parceria Público-Privada do lixo, que teve modelagem feita pela Caixa e pelo governo federal. Na época, salvo engano 2018, esse projeto era inédito e o Convale seria âncora de uma operação de coleta regional do lixo. O tempo passou, outras regiões implantaram projetos semelhantes, mas o Convale não saiu do lugar. Na região de Campinas (SP), esse modelo funciona perfeitamente bem há muito tempo. Há vários outros casos bem sucedidos pelo país afora.
NA BRONCA
Irritado com as críticas à sua indicação para presidir a CEI do Lixo, principalmente depois que ele disse em plenário que a “base” do governo resolveria essa parada, o vereador Luizinho Kanecão desabafou: “Não tenho compromisso com erro. Sou muito sério. Sou um cara de 50 anos, pai de 4 filhos e avô de 5 netos. Não vou colocar meu nome na boca do povo, não, porque eu construí meu nome na vida pessoal e quero construir também na vida política” – Luizinho. Até hoje não tem nada que me desabone ou comprometa meu mandato. Se você tem um trabalho com o governo, não é para favorecer você. É para beneficiar a comunidade. Jamais irei prejudicar minha vida por causa de governo”.
OUTRO DESFECHO
Em tempos de Comissão Especial de Investigação, a instauração da mais nova (do lixo) está roubando as atenções desde terça-feira. Mas, as conclusões da CEI do Hospital da Criança ainda estão repercutindo. Em entrevista à Rádio JM esta semana, o vereador Tulio Micheli teceu uma série de críticas ao relatório apresentado pela CEI. E disse, com todas as letras, que não votou contra o relatório, mas contra o desfecho das investigações. Tulio entende, que o desdobramento da CEI teria de ser a criação de uma Comissão Parlamentar Processante (CPP) na Câmara, para aprofundar as investigações. “Há indícios de que algo muito errado aconteceu ali e a CPP serviria para esclarecer esses fatos” – disse Tulio.
INTERDIÇÃO NA MIRA
A propósito, o vereador Tulio Micheli defende, também, a interdição do município no Hospital da Criança. Ele não fala em intervenção, como a prefeita Elisa chegou a tentar, sem sucesso. Mas, segundo Tulio, a “Secretaria Municipal de Saúde sabia das condições do Hospital da Criança, como superlotação, etc. A Vigilância Sanitária apontou 409 irregularidades, e não eram simples casos de maçanetas quebradas, ao contrário do que a vereadora Lu Fachinelli disse. Se o município não tomou atitude (no caso, a interdição), houve, no mínimo, omissão”. A bem da verdade, justiça seja feita, o município tomou uma atitude concreta, que foi a abertura de um novo ponto de atendimento infantil, no Hospital Regional, acabando, assim, com a superlotação no Hospital da Criança.
FAKE NEWS
Ainda de acordo com o vereador Tulio Micheli, que é uma das vozes mais eloquentes da oposição na Câmara, não passa de fake news a história de que ele teria invadido a área onde o garoto Marcelinho veio a óbito. O vereador explicou, que a área não estava isolada como deveria. Ele foi chamado ao Hospital da Criança por parentes da vítima, mas quando lá chegou, o óbito do garoto já havia sido constatado. E mais: Tulio entende, que o corpo da vítima deveria ter sido encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para determinação da causa da morte.
PANE?
O teste do respirador artificial foi feito por enfermeira do Hospital da Criança, após a morte do garoto. Declaração é também do vereador Tulio Micheli, acrescentando que ele, de fato, acompanhou os testes no equipamento. Segundo Tulio, o respirador não funcionou, assim como não havia funcionado quando os médicos tentaram usá-lo em Marcelinho. Estava estragado.
PÉ NA TÁBUA
Novo presidente da Codau, Rui Ramos, quer agilidade da empresa EOS Sistems para realizar os ajustes necessários no novo sistema comercial da companhia. Um dos principais problemas de queixa da população, refere-se às dificuldades para obtenção, on-line, de segunda via de contas de água para quem não é o proprietário do imóvel. Isso tem criado muitos problemas aos locatários, principalmente.
CALMA, PESSOAL!
Tão cedo não sairá da gaveta o projeto de revitalização do Palacete dos Caetano, na rua Olegário Maciel. O imóvel foi adquirido pela Prefeitura e, por algum tempo, serviu de sede à Fundação Cultural de Uberaba. Mas, de uns tempos para cá, se transformou num “gatil”. Segundo a nova presidente do Conphau, Aline Lima, o custo da reforma do prédio (que é inventariado) inviabiliza a obra, pelo menos por enquanto. Disse que também é muito difícil acabar com os gatos naquele imóvel, porque os próprios vizinhos alimentam os bichinhos. E ali vão ficando, procriando e morando no local.
76 ANOS DA UNIUBE
Tudo pronto para a megacomemoração dos 76 anos da Uniube! A universidade, que é referência, não só em Uberaba e região, como também Brasil afora, lançará oficialmente novos cursos presenciais de Agronomia e Zootecnia, além da apresentação da Cidade do Agro e do projeto do novo Hospital Veterinário da Uniube (HVU). Tudo isso embalado por show da dupla Diego e Victor Hugo, diretamente no Campus Aeroporto, em Uberaba. Anote aí! Será na próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro, a partir das 19h, com entrada franca. Um dos projetos mais bacanas das comemorações é a Cidade do Agro. Arrojado, ele será um grande laboratório de pesquisa, ensino e extensão, que estará conectado com grandes players do agronegócio, servindo como ponte ideal entre o conteúdo aprendido em sala de aula e a vida profissional, muito além de uma fazenda-escola urbanística. Vai ser sucesso!
BAZAR DA ESMÊ E APAE
Hoje e amanhã, das 8h às 20h, tem Bazar de Natal da Apae, no Espaço Esmê Nasser, na rua José de Alencar, 911, pertinho da avenida Guilherme Ferreira. Muitas sugestões interessantes para presentes de Papai Noel, a precinhos bem convidativos. Não perca!