Afastando de vez as especulações em torno de seu eventual afastamento do cargo para disputar as eleições em 2026, a prefeita Elisa Araújo garante que vai cumprir os quatro anos do seu segundo mandato. Aliás, Elisa está decidida sobre essa questão há muito tempo. Ela revela, inclusive, que em uma das suas conversas com o presidente nacional do PSD, seu partido, ouviu dele o sábio conselho para não deixar o cargo no meio do mandato. Muitos prefeitos que renunciaram para disputar eleições para deputado acabaram sendo rejeitados pelo eleitorado nas urnas e aniquilaram a carreira política depois. Além disso, a prefeita ressalta ter muitos projetos para viabilizar nesses quatro próximos anos.
REPRESENTANTE
Uma das metas de Elisa para 2025 envolve a preparação de prováveis candidatos a deputado federal e estadual da sua base aliada. Ela faz coro com as lideranças empresariais e políticas que defendem um trabalho sério para evitar que Uberaba repita o erro de 2022, quando a cidade não elegeu representante próprio nem para a Câmara Federal nem para a Assembleia Legislativa. Por isso, Elisa pretende realizar uma série de pesquisas para identificar o perfil de candidato que o eleitor uberabense considera ideal. E, a partir daí, iniciar o trabalho de “seleção” dos interessados.
EM CASA
Por falar em Elisa, ela vai passar o Natal em Uberaba, reunida com a família.
NOVA MODELAGEM
Reforma administrativa que a prefeita Elisa pretende fazer no segundo mandato envolve uma nova modelagem para o Comdesu – Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Uberaba. Elisa quer dar mais autonomia e novas funções a ele, elevando-o à condição de agência de fomento e captação de investimentos. Vai exercer papel semelhante ao que o Invest Minas desempenha em nível estadual.
INOVAÇÃO
Com essa dinâmica, caberá ao futuro secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Neto, a missão de cuidar da área de inovação e turismo, com ênfase nos atrativos que o Geoparque poderá oferecer para incrementar os negócios nessa área aqui na cidade.
BONS EXEMPLOS
Estive em Gramado na semana passada e vi como a indústria do turismo é forte por lá. Ao longo tempo, a cidade se projetou pelo Natal Luz, e a cada ano inova as atrações para atrair turistas. A cidade “ferve” de gente de todos os cantos do Brasil e dos países vizinhos também. Chamam a atenção a cortesia com que os gramadenses recebem os visitantes, seja nos hotéis, nos meios de transporte, parques e no comércio. Só faltam estender um tapete vermelho para os turistas. Há exemplos inspiradores para Uberaba, que pretende se firmar também no turismo via Geoparque.
INVEJAAAAA!!!
Acredite, se quiser: as ruas de Gramado (RS) não têm semáforo. Nenhuma delas tem “tartaruga” nem radar. E todos os motoristas respeitam limites de velocidade. Acidente de trânsito? Os gramadenses nem se recordam quando aconteceu o último. Tem mais: basta o pedestre demonstrar intenção de atravessar a rua que os motoristas param, de imediato. Caminhão de carga não transita no centro urbano. Carga e descarga têm horário prefixado, para não atrapalhar o trânsito. Pois é.
LOTADO
Voo de São Paulo para Uberaba no domingo (22) veio lotado. Lotado mesmo. Todos os assentos ocupados. Era tanta gente, que não coube na sala de desembarque do aeroporto local, para aguardar as malas. Já passou da hora de termos mais voos para São Paulo.
VAI E VOLTA
A propósito, o taxista que nos levou do aeroporto até em casa, no domingo, comentou que faz em média duas viagens por dia até Uberlândia, transportando pessoal das multinacionais aqui instaladas para pegar voo na cidade vizinha. Isso porque lá tem mais opção de horários. Vejam só o que estamos perdendo...
REBOLIÇO TOTAL
O anúncio da provável recondução de Gledson Moreli para a presidência da Cohagra no segundo mandato de Elisa provocou um enorme reboliço entre vereadores aliados que não conseguiram se reeleger. Luizinho Kanecão e Pastor Eloisio reivindicaram o cargo, mas a prefeita optou por manter o comando atual.
ZUM-ZUM-ZUM
Netão, braço direito do vereador Ismar Marão e dínamo do PSD há tempos, deve ser o adjunto da Secretaria de Governo a partir de 2025, formando dobradinha com Beethoven Oliveira, já confirmado como titular da pasta.
MUDANÇAS
O atual adjunto da Secretaria de Governo, competente advogado Diógenes Sene, deverá voltar a ocupar a Procuradoria-Geral da Câmara a partir do ano que vem. Com a eleição já certa de Ismar para a Presidência em 2025, Diógenes reassumirá o cargo do qual foi desalojado quando Fernando Mendes chegou ao comando do Legislativo.
DE VOLTA
Outro que deverá ser reconduzido ao cargo é o advogado Rodrigo Souto, nome cotado para a Secretaria-Geral da Câmara. Rodrigo Souto é servidor de carreira e conhece o Legislativo como a palma da mão. Ocupou a secretaria-geral na gestão anterior de Ismar.
POSSE
Cerimônia de posse do prefeito e vereadores eleitos de Sacramento será realizada na Gruta dos Palhares, às 18h30min do dia 1º de janeiro. Osmar Trevisan Junior, mais conhecido por Juninho Trevisan, receberá o cargo das mãos do atual prefeito Baguá, um dos mais queridos em Sacramento em todos os tempos.
PERDA
Uberaba perdeu nessa segunda-feira um dos empresários de maior projeção no segmento de panificação: Sr. Jairo Ribeiro. Foi ele quem fundou as padarias O Rei do Pão de Queijo e, depois, Sabor Real, cujo comando passou aos filhos recentemente. Viúvo de dona Mariinha, Sr. Jairo perdeu filhos e netos durante a pandemia da Covid-19, mas manteve sua fé e o compromisso em servir bem sua clientela. Por várias vezes o encontrei na Sabor Real da avenida da Saudade, que frequento desde a inauguração. Foi um ser humano da melhor qualidade, fonte de inspiração para muitos empreendedores. Nesse momento de dor, deixo aqui registrado um abraço muito especial ao Julinho, empresário arrojado que acompanho desde criança, vizinha que sempre fui das panificadoras da família. Que Deus receba Sr. Jairo com toda a Sua bondade e conforte o coração dos familiares.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.