Lançamento do projeto Carinho de Mãe teve registro emblemático nesta terça-feira, com o abraço afetuoso de dona Dalva na filha prefeita. (Foto/Divulgação)
Prefeita Elisa está determinada a ir até o fim com as apurações e punições aos envolvidos no uso indevido dos seus dados pessoais para habilitação de chips de celulares. A Polícia Civil já concluiu a fase de depoimentos, tanto da prefeita, que foi vítima, quanto de supostos autores do crime. O relatório das investigações deve ser entregue na sexta-feira ao delegado chefe do 5º Departamento da Polícia Civil pelo delegado que está conduzindo as investigações. Como as apurações estão sob segredo de justiça, o conteúdo dos depoimentos só será conhecido quando o relatório vier a público.
MOTIVAÇÃO POLÍTICA
Elisa não tem a menor dúvida de que a motivação do crime foi político-eleitoral. Por isso, assim que o inquérito da Polícia Civil for concluído, ela pretende levar as informações ao conhecimento da Polícia Federal. Lá, meu amigo, “o bicho vai pegar”. Nesse caso, a pena prevista é detenção de até seis meses e pagamento de 60 a 100 dias-multas. Mas pode ser agravada, especialmente se os autores não forem “réus primários”, como parece ser o caso.
QUE É ISSO COMPANHEIRO?
Um dos ouvidos pela Polícia Civil no inquérito que apura o uso indevido do CPF da prefeita para habilitação de celulares já integrou o governo municipal. No entanto, faz muito tempo que Elisa e o ex-aliado não falam a mesma língua.
COORDENAÇÃO
Ernane Nery deve ser o coordenador da campanha dos pré-candidatos a vereadores, a serem lançados pelos partidos que apoiam a reeleição de Elisa. Já coordenação da campanha de reeleição deverá ser coordenada pela ex-secretária de Administração, Eclair Gomes, e pelo secretário de Educação, Celso Neto.
SUPERLOTAÇÃO DE NOVO
O excesso de pacientes nas UPAs à espera de atendimento motivou o vereador Túlio Micheli a divulgar vídeo na noite de segunda-feira para reclamar da demora na triagem, assim como questionar os protocolos de classificação dos doentes. Além disso, Túlio mostrou o banheiro de cadeirantes na novíssima UPA Mirante, que está sem torneira.
SEMPRE ASSIM
Ouvido pela Rádio JM na manhã desta terça-feira, o médico Raelson Batista explicou que a quantidade de pacientes aumenta consideravelmente às segundas-feiras. Nesta semana não foi diferente e foram atendidos mais de 650 pacientes nas duas UPAs. Apesar do reforço nas equipes de atendimento, especialmente na unidade Mirante, eles enfrentaram outro problema: a instabilidade do sistema de informática.
ESPAÇO FÍSICO
Por outro lado, Raelson explicou que as UPAs chegaram a um ponto em que estão “travadas”, por falta de espaço físico. “Não adianta a Sociedade Educacional Uberabense colocar mais médicos nas UPAs, porque não tem onde atender mais pacientes” – afirmou.
E A TORNEIRA?
Quanto à falta da torneira na UPA Mirante, Raelson Batista admitiu que a responsabilidade pela substituição é da SEU, e não da Prefeitura. Mas se queixou do vandalismo, contando que os furtos nas UPAs envolvem torneiras e até lâmpadas... É repor uma torneira num dia para ela ser furtada no outro. Idem as lâmpadas!
CONCORRÊNCIA DESLEAL
Presidente Eduardo Jardim, da OAB/Uberaba, considera “concorrência desleal” a oferta do Jurídico da Cohagra para regularizar a posse de imóveis de quem tem renda familiar de até 5 salários mínimos,. Segundo ele, a OAB não é contra o trabalho dos advogados. Mas a forma como foi ofertado o trabalho configura captação irregular de clientes. No caso, o Jurídico da Cohagra usou as redes sociais (inclusive da Prefeitura) para oferecer o serviço profissional para propor ações de usucapião na Justiça.
ALERTA
Em entrevista ao programa O Pingo do Jota, Jardim advertiu os colegas que assessoram vereadores para os riscos de patrocinarem causas de divórcio ou outras, para “ajudar” o patrão. Isso pode configurar captação irregular de clientes, sujeita à penalidade.
MUITO POUCO
Por outro lado, o presidente da OAB/Uberaba considera pequeno o número de representações contra advogados, face ao número de profissionais que atuam na Comarca de Uberaba. Além disso, ele reforça que advogados acusados de feminicídio, por exemplo, são punidos com exclusão e impedimento do exercício profissional. Outros casos igualmente graves, como pedofilia, abuso sexual, locupletamento ilícito também estão sujeitos a punição severa por parte do órgão de classe.
MÉRITO INDUSTRIAL
Aciu vai resgatar este ano a sua tradicional comemoração do Dia da Indústria. No passado, esse evento era realizada em parceria com o Jornal da Manhã e um dos mais concorrido da cidade. Na época, os baluartes da indústria local recebiam o troféu Antônio Carlos Guillaumon, em reconhecimento ao saudoso ex-presidente da entidade de classe. Na nova versão do prêmio, o Mérito Industrial ACIU vai distinguir cinco destaques do setor industrial em Uberaba, um setor que gera renda e milhares de empregos na cidade. Anote na sua agenda para prestigiar o evento e os homenageados. A data escolhida é 28 de maio, no Tatersal Rubico de Carvalho, no Parque Fernando Costa.
PALESTRA
Na noite do Mérito Industrial ACIU, os convidados serão brindados com uma rápida palestra de Cyro Gazola, CEO do Grupo Skala desde 1º Março 2024, após compra do controle da companhia pelo Fundo Advent International. Cyro foi CEO da Caloi por 7 anos, onde liderou a transformação para multinacional via estratégia com foco na inovação de produtos, fortalecimento das marcas Caloi e Cannondale, aceleração de investimentos industriais, logística e distribuição canais. O curriculum de Cyro é admirável, incluindo experiência como diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Vai ser uma oportunidade e tanto ouvi-lo nesse evento, podem apostar.
QUASE PRONTO
Quem vem pela BR 050, no sentido Uberlândia/Uberaba, avista uma construção quase pronta. Trata-se da unidade da Coplacana em solo uberabense, bem ao lado da fábrica de embalagens Crown.