ALTERNATIVA

Elisa madruga no batente no primeiro dia como prefeita

Lídia Prata
Publicado em 04/01/2021 às 21:43Atualizado em 19/12/2022 às 05:18
Compartilhar

Prefeita Elisa madrugou no seu primeiro dia efetivo de trabalho. Às 7h ela e o vice Moacyr Lopes já estavam reunidos com a equipe da Codau para sessão de apresentação. Com eles estavam também o novo presidente da companhia, José Waldir de Sousa Filho, e o diretor de saneamento, Paulo José Stival Coelho.

BOAS VINDAS

Ao chegar ao Centro Administrativo, Elisa foi surpreendida com aplausos dos servidores. Homenagem teve direito a selfies com ela e flores entregues à prefeita. Mas o dia foi mesmo marcado por peregrinação de Elisa e sua equipe por todas as secretarias municipais, com o mesmo objetivo de se apresentarem e ouvirem os servidores, ainda que rapidamente. Claro que seria impossível aprofundar na discussão de qualquer tema, mas só o fato de Elisa ter tido a delicadeza de se apresentar e de se colocar à disposição dos servidores já mostrou que ela quer fazer um governo diferente. Ou, no mínimo, ser uma prefeita diferente.

DECISÃO COMPARTILHADA

Elisa e Moacyr foram ainda à Cohagra e Codiub. Aliás, na Codiub Elisa disse que o objetivo do encontro era discutir as diretrizes para a escolha do conselho de administração da companhia, o que significa que o nome do próximo presidente poderá sair de indicação dos próprios colaboradores da casa. Com essa postura, Elisa vai compartilhar com os servidores a responsabilidade pela escolha e poderá, futuramente, cobrar resultados. Afinal, ao atender à indicação da equipe, Elisa também estará transferindo a eles o ônus e não apenas o bônus.

E OS CARGOS?

A propósito, em entrevista ao Pingo do Jota desta segunda-feira, o presidente Ismar Marão garantiu que os vereadores da atual legislatura não têm perfil de que vão usar as velhas práticas políticas de negociar cargos por votos aos projetos do Executivo. Mas, admitiu que qualquer conversa nesse sentido só será admitida individualmente e que ele próprio não pretende fazer indicações de nomes à prefeita.

Para quem conhece um pouquinho do jogo político é difícil acreditar que essa prática do toma lá dá cá venha a ser abolida assim facilmente. Talvez num primeiro momento os vereadores se sintam receosos de fazer indicações, mas por quanto tempo vão conseguir manter essa postura só Deus sabe...

NEM PENSAR

Ressaltando novamente sua intenção de buscar a harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo, Ismar Marão garantiu que  as divergências surgidas com a eleição da Mesa Diretora ficaram pra trás. Acredita que não haverá duas alas internas, a partir do que se viu na disputa pela Presidência e, por outro lado, defendeu a união de todos os vereadores para o bem de Uberaba.

FORA DE COGITAÇÃO

Ismar Marão descarta por completo qualquer possibilidade de vir a disputar a eleição para deputado em 2022. “Que fique registrado o que estou dizendo” – disparou o presidente da Câmara, assegurando que vai cumprir o mandato até o final.

EM CAMPANHA

Se Marão não quer nem ouvir falar em eleição para deputado estadual, o mesmo não se pode dizer de Tony Carlos. Passado o pleito para prefeito, Tony já está decidido a buscar novamente uma cadeira na Assembleia legislativa de Minas em 2022. E não será surpresa se ele vier a fazer dobradinha com o deputado Aelton Freitas, que acaba de voltar à Câmara Federal.

RECADASTRAMENTO JÁ

Por falar em Tony Carlos, ele defende um imediato recadastramento eleitoral, para que os eleitores de Uberaba possam votar em sessões próximas de onde moram. Tony detectou que muitos eleitores não foram às urnas em 2020, porque moram em bairros distantes dos respectivos locais de votação e teriam de pegar mais de um ônibus ou táxi, por exemplo, para os deslocamentos. O transporte, no caso, ficaria mais caro que a multa prevista pela lei eleitoral para quem não votou.

PRETO NO BRANCO

Promessa feita, promessa cumprida. O primeiro ato de Rochelle Bazaga como vereadora foi protocolar hoje na Câmara um ofício no qual renuncia expressamente a diárias de viagens oficiais, uso de carro oficial, celular funcional, cota de papelaria (aí incluídos materiais de escritório, selo de postagem, Xerox, toner, cartuchos de impressão etc). Abriu mão também do estacionamento oficial pago pela Câmara.

Ah, se todos os vereadores tivessem essa mesma postura!

APRESSANDO O PASSO

Em vez de esperar por cessão do seu “passe” pela União ao Município, o delegado de Polícia Federal Glorivan Bernardes optou por requerer sua aposentadoria, para poder assumir o cargo de secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes.

NOVO COMITÊ

Primeira reunião do novo Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus foi realizada no final da tarde desta segunda-feira, mas sem muitas novidades. Por enquanto nada muda. 

No entanto, não será surpresa se a prefeita vier a convidar um médico infectologista para integrar o Comitê a partir dos próximos dias. Um especialista na área é considerado indispensável para orientar e respaldar tecnicamente as próximas decisões. 

DE OLHO

O governo federal vai cancelar o Bolsa Família de beneficiários que doaram mais de dois salários mínimos na eleição municipal de 2020. Uma instrução normativa foi publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial, contendo regras para fiscalização de beneficiários que tenham doado dinheiro para candidatos. Se o valor doado estiver entre meio salário mínimo e dois salários, o benefício será bloqueado para averiguação. A regra também vale para prestação de serviços em campanha eleitoral. Segundo o blog “O Antagonista”, um levantamento feito pelo TSE revela que mais de 65 mil inscritos em programas sociais, como o Bolsa Família, fizeram doações eleitorais que somam mais de R$ 54 milhões. Brasil!!!!!!

VERMELHO  NA FOLHINHA

Publicada na virada do ano, a Portaria nº 430 do Ministério da Economia estabeleceu a tabelinha dos feriados nacionais e pontos facultativos este ano, nos órgãos federais.  Nessa tabelinha não estão incluídos os feriados municipais, o que obviamente deverá vitaminar os dias de folga. Embora já se saiba que o carnaval não será realizado em fevereiro, o calendário oficial do Governo federal manteve as datas de 15, 16, 17 de fevereiro como “feriado”. Aí fica a dúvida: se o carnaval for transferido para julho, como se fala, teremos dois feriados pelo mesmo motivo?

VIVA A MAMATA!

Pelo calendário oficial do Governo, o Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro, será comemorado no dia 1º de novembro (segunda-feira), com ponto facultativo, emendando, assim, com o feriado de Finados, no dia seguinte (terça-feira). Se não bastasse, em novembro ainda teremos feriado no dia 15, uma segunda-feira, e no dia 20 (Consciência Negra, feriado municipal). Quase não vai sobrar dia para trabalho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por