ALTERNATIVA

Elisa não quer vereadores nem secretários de gestões anteriores no primeiro escalão

Lídia Prata
Publicado em 31/12/2020 às 10:49Atualizado em 19/12/2022 às 05:24
Compartilhar

Enfim, os nomes!

Termina nesta sexta-feira o mistério em torno dos nomes que irão compor o secretariado da prefeita Elisa Araújo. Logo após a cerimônia de posse ela vai, finalmente, anunciar sua equipe. Esta semana, em entrevista à Rádio JM, Elisa adiantou apenas que aqueles companheiros que estiveram com ela na campanha serão prestigiados na formação do governo, o que dá algumas pistas sobre suas escolhas. Para a Saúde, por exemplo, não será surpresa se a médica Sabrina Sarreta for confirmada, da mesma forma como o advogado Caio Presotto, na Procuradoria Geral do município, ou mesmo na Secretaria de Governo. Para a Secretaria de Comunicação o nome que ganhou força nas últimas horas foi o da professora Celi Camargos, que integrou o time de Indiara Ferreira na redação das peças da campanha vitoriosa de Elisa. Todos esses nomes, embora muito próximos da prefeita, poderão ou não ser confirmados por ela.

Descartados

Ao contrário do que foi cogitado nos grupos de whatsapp, os vereadores da legislatura 2017-2020 não foram, nem serão convidados pela prefeita para integrar a sua equipe de governo. Nem os antigos, nem os que foram eleitos em novembro. Elisa vem aí com nomes novos para fazer a transformação prometida para Uberaba.

De fora

Elisa também garante que não convidou – nem pretende – qualquer secretário do governo Anderson Adauto para formar sua equipe de trabalho. Aliás, em entrevista ao programa Pingo do J desta quarta-feira, a prefeita eleita contou que só conversou com o ex-prefeito uma única vez, assim como conversou com outras várias lideranças políticas locais, antes de iniciar sua jornada como candidata. Garantiu também que nunca esteve na casa de AA na Praia do Espelho, ao contrário do que andaram comentando nas redes sociais durante sua curta viagem de descanso pós-eleição. Foi tudo fake news.

Menos ele

Aliás, ao revelar que conversou com diversas lideranças políticas locais e que algumas delas vieram depois a disputar as eleições municipais também, Elisa contou que não esteve com Tony Carlos, seu adversário no segundo turno. Ouviu pessoas ligadas ao radialista, mas com ele propriamente não chegou a conversar, nem antes, nem durante a campanha.

Orelhas em pé

Desde que Elisa revelou sua intenção de rever os decretos que aprovaram 10 novos loteamentos em Uberaba numa só canetada, alguns loteadores estão perdendo o sono. Na entrevista ao programa Pingo do J, a prefeita deixou clara sua posiçã ela não concorda com esse crescimento desordenado da cidade. A prefeita defende trazer a população para mais perto da área urbana, onde já existem estrutura e equipamentos públicos adequados, em vez de criar bolsões de pessoas desassistidas em áreas distantes. Elisa está coberta de razão. Quanto mais longe os novos bairros ficarem, mais caro para a Prefeitura bancar coleta de lixo, linhas de ônibus, redes de água e esgoto custeadas com os recursos dos tributos municipais que todos nós pagamos.

Abrindo a cabeça

Comércio de rua que se prepare: Elisa tem várias ideias para mudar a cultura desse segmento, implantando novos modelos e novas ações para atrair movimento e clientes. Isso vai impor a indispensável mudança de mentalidade dos comerciantes tradicionais, acostumados à mesmice.

Já que...

Para a área central de Uberaba, a prefeita que toma posse neste dia 1º de janeiro pretende estabelecer um Plano Diretor depois que as ideias e propostas forem devidamente discutidas com a comunidade. No entanto, quando o assunto são os pergolados na Leopoldino de Oliveira, ela descarta a possibilidade de retirá-los. “Já que gastaram dinheiro para colocá-los, a solução é melhorá-los”. Como arquiteta e urbanista que é, Elisa não condena a proposta dos pergolados, mas acha que neste momento a prioridade deve ser melhorar as condições de lazer nos bairros mais distantes.

Vagas para todos

Na medida do possível e das reais necessidades, os candidatos aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura serão convocados. Foi o que garantiu Elisa em entrevista ao programa Pingo do J, ressaltando que não acha justo o candidato pagar a taxa de inscrição, prestar o concurso, ficar esperando a convocação para a vaga indicada no edital e não ser chamado.

Fora da casinha

“Não vou governar só no gabinete” – promete Elisa, garantindo que estará nos bairros da cidade para ouvir a população, frequentemente.

Herança maldita

Nada há a fazer em relação ao IPTU 2021. O máximo que Elisa conseguiu foi assegurar desconto de 20% para o pagamento à vista e uma escala de descontos regressiva de 15%, 10% e 5%. Mas ela promete dar início a uma nova revisão da planta de valores mobiliários, uma vez que uma enorme quantidade de imóveis está com preços superestimados para efeito de tributação. Essa revisão, no entanto, só poderá valer para 2023.

Quem vai ganhar?

A menos que aconteça uma reviravolta de última hora, o Grupo dos 13 irá comandar a Câmara Municipal nos próximos dois anos. Dificilmente os novatos, capitaneados por Celso Neto, conseguirão derrotar o time liderado por Ismar Marão. Mas, em matéria de eleição da Mesa Diretora, nunca se pode garantir que 2+2 são 4. A eleição da Mesa Diretora será realizada antes da posse da prefeita Elisa nesta sexta-feira, durante solenidade marcada para as 17h, no auditório da Fiemg. Caberá ao presidente eleito do Legislativo dar posse a Elisa Araújo e ao vice, Moacyr Lopes. Solenidade será transmitida pela TV Câmara, já que o número convidados presenciais foi limitado em razão da pandemia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por