Interina: Larissa Prata
Instabilidade
Mais uma vez surge o assunto de possível exoneração do secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo. Porém, segundo a prefeita Elisa Araújo garantiu à coluna Alternativa, não procede. “Nunca houve esse assunto. Sétimo é da minha máxima confiança”, disse a chefe do Executivo. Fato é que, sensível como é a pasta da Saúde, sempre que há alguma movimentação de bastidores com polêmicas latentes o assunto ressurge. E, francamente, Sétimo tem enfrentado mais do que um leão por dia.
Traquejo
Com carreira na gestão privada da Saúde, talvez um dos maiores desafios do secretário é se encontrar como gestor público, haja vista o verdadeiro abismo entre a vida pública e privada. Além das denúncias que rondam a Saúde, com servidores da Vigilância Sanitária sob suspeita, Sétimo ainda enfrenta outras várias pelejas. Ainda sobre a ViSa, corre à boca miúda que muitas mudanças devem decorrer das ações da Polícia Civil para separar o joio do trigo.
Negativo
A prefeita Elisa também negou que já haja definição em torno do ex-vereador Allan Carlos para assumir a Funel. “O Allan é uma boa pessoa e bom profissional, mas não há nenhum nome escolhido. Há muita especulação sobre o nome de quem vai assumir a pasta. De sexta pra cá já me chegaram vários nomes, como se eu tivesse decidido. Eu farei a escolha com bastante cautela”, revelou a prefeita à coluna Alternativa. Fato é que, caso o nome de Allan seja referendado, certamente anima as pessoas ligadas ao esporte, uma vez que ele tem longa carreira próxima à área, inclusive como narrador esportivo. Além de profissional ilibado, Allan é também uma pessoa sem arestas, que une os demais ao seu redor, características importantíssimas para o exercício de cargo público.
Dia das Crianças
As mudanças no calendário escolar, informadas nesta quinta-feira pela Secretaria Municipal de Educação, são para que ações especiais sejam feitas para os estudantes. A primeira delas é a participação no desfile do 7 de Setembro, que já estava previsto — e, portanto, se torna “dia letivo” para os alunos. Mas o Dia das Crianças trouxe estranheza, já que se trata de feriado nacional em prol de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil. Segundo a pasta, está sendo projetada ação nas unidades, cuja elaboração ainda está em andamento. A Semed ainda explica que a mudança no calendário foi oficializada com o Sindemu. Assim, os dias 7 de setembro e 12 de outubro passam a ser considerados letivos, que serão compensados pelos dias 10 e 11 de outubro (segunda e terça-feira, respectivamente).
Oficial
Como já era esperado, o ex-prefeito Anderson Adauto comunicou ontem a desistência da candidatura a deputado federal nas eleições de 2022, inclusive com pedido protocolado na Justiça Eleitoral. Segundo seu comunicado oficial, a falta de “êxito jurídico nas tentativas” o levaram a esse caminho. Como grande articulador político que é, Anderson continuará atuando na linha de frente da campanha petista pelo ex-presidente Lula e seus candidatos em Minas Gerais. A saída de AA do pleito mexe — e muito — no xadrez político, sobretudo para saber quem vai herdar os votos que seriam depositados nele. Um dos maiores interessados é Jacob Estevam, que é da base de Lula na região, mas tantos figurões no pleito já estão de olho nos viúvos do ex-prefeito. Resta saber se AA andará abraçado com alguém na região para indicar sucessor a seus apoiadores. Mas 2024 é logo ali e a campanha já começou. Alguém duvida?
Ponto exclusivo
Com o bloco na rua à espera de outubro, quem trabalha nas campanhas eleitorais assumindo as ruas com panfletagem e exposição de candidatos está enfrentando a ira de pessoas que usam algumas esquinas como ponto para pedir dinheiro ou vender balas, chicletes e afins. Ainda nesta quinta-feira, houve até discussão acalorada entre o time de um candidato com um senhor que ocupa um desses pontos na Guilherme Ferreira, que quis tirar satisfação com os “hóspedes” indesejados, afirmando que aquele ponto é “dele” há muito tempo. Alô, Prefeitura!
O mundo é uma escola
Palestrante de ontem na Adesg no CEPE 2022, o ex-governador do Distrito Federal Cristóvam Buarque é o convidado desta sexta-feira do Pingo do J. Mais tarde, ele aproveita a vinda a Uberaba para lançar o livro “O mundo é uma escola”, diretamente da Uniube, no campus Guilherme Ferreira. Exímio conhecedor de Educação, tendo sido, inclusive, ministro nos anos 2003 e 2004, Cristóvam tem muito conhecimento a oferecer e sua obra certamente é leitura indispensável a quem se preocupa com o assunto. Afinal, só a educação salva.
A propósito…
Por falar na programação da Rádio JM, o JM News 1ª Edição começa mais tarde nos 95,5 FM a partir desta sexta-feira, devido ao horário eleitoral obrigatório para as emissoras de rádio e TV. Mas esta colunista e Wellington Cardoso estaremos a partir das 7h em ponto ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube. A partir das 7h25 nos encontramos também pelas ondas do rádio. Nesta sexta, o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, fala ao vivo sobre a seca prolongada que prejudica o abastecimento de Uberaba, com poucas perspectivas de melhora para os próximos meses.