Governo Elisa vai buscar recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção de três viadutos em Uberaba. Um deles deverá ligar a avenida Coronel Emerenciano Junqueira, na Vila Olímpica, à rua Cândida Mendonça Bilharinho, que dá acesso ao bairro Mercês e adjacências. Esse viaduto é antiga reivindicação dos moradores, mas sempre esbarrou nos altos custos da obra. Essa avenida, para quem não sabe, margeia o Praça Uberaba Shopping, começando na avenida Lucas Borges, na Praça do Quartel.
MAIS DOIS
O segundo viaduto que o governo pretende construir deverá ligar a rua Joãop Alfredo (rua do antigo Hospital do Pênfigo) à rua Osvaldo Cruz, passando por cima da avenida Leopoldino de Oliveira. Já o terceiro viaduto deverá ligar a rua da Medalha à rua Onofre da Cunha Rezende, passando por cima da avenida Santos Dumont.
Esses dois locais têm sido palco de incontáveis acidentes de trânsito e há tempos merecem uma solução mais arrojada para a segurança dos usuários dos usuários.
CORREDOR NOVO
O governo municipal pretende conseguir recursos do PAC também para viabilizar o corredor Norte/Sul do BRT.
BYE BYE CONVERSÃO
O fechamento do canteiro central da avenida Nenê Sabino, que passou a impedir o acesso ao Bairro Olinda pela rua Joaquim Borges Garcia (a rua da “caixa d´água” da Codau), partiu de ofício encaminhada pelo Promotor de Justiça Renato Teixeira à secretária de Planejamento para providências nesse sentido. No ofício, datado de 5 de setembro, o representante do MP questiona a “ausência de obstáculo de contenção de velocidade de veículos automotores no logradouro”, e pede a adoção de medidas administrativas para a correção do fato, ou, caso não houvesse o tal obstáculo, que fossem apresentadas as justificativas em relatório circunstanciado. O resultado prático desse ofício foi o fechamento do canteiro central da Nenê Sabino e a construção de um quebra-molas na rua Joaquim Borges Garcia.
Com essa medida, o acesso ao Bairro Olinda foi desviado para a rua Josina Rodrigues Borges, que também liga a Nenê Sabino à Santana Borges.
A ORIGEM
Para entender a história, é preciso saber que o Ministério Público foi provocado pela cidadã Marinalva Rocha Passos. Em agosto, Marinalva protocolou notícia de fato contra o que considerou descaso da Prefeitura a um abaixo-assinado por ela encabeçado junto aos vizinhos. Através do abaixo-assinado, os signatários pediam ao secretário de Trânsito a adoção de mão única na rua Joaquim Borges Garcia (a rua da caixa d´água, no Bairro Olinda), argumentando que o tráfego de carros e caminhões era intenso, dia e noite. Destacavam que os veículos transitavam por lá em alta velocidade, dificultando aos moradores a retirada de veículos das garagens de suas casas, além de provocarem poluição sonora e perturbação do sossego. Pediam quebra-molas e faixa de pedestre.
PILHAS DE PEDIDOS
A instalação de quebra-molas é um pedido recorrente na Prefeitura. Não raro, é apresentado por vereadores, para agradar seus eleitores. São tantos obstáculos nas ruas da cidade, que chegamos a absurdo de ter uma rua com quatro quebra-molas sequenciais, como é o caso da rua Cândida Mendonça Bilharinho, digna de entrar para o Guiness Book.
Já pensou se todos os pedidos de quebra-molas desaguarem no Ministério Público? Daqui a pouco será difícil achar um palmo de asfalto plano nas ruas de Uberaba... E, cá pra nós: o problema do excesso de velocidade não está na via, mas nos motoristas e na precária fiscalização do trânsito.
MÃO ÚNICA
Ainda não está decidido, mas a Joaquim Borges Garcia pode se transformar em via de mão única, no sentido Santana Borges à Nenê Sabino.
MAIS MUDANÇAS
A propósito, o superintendente de Trânsito, Rodrigo Carmelito, adianta que outras mudanças devem ser implantadas em breve. Um dos projetos na prancheta prevê o fechamento do canteiro central na avenida Santa Beatriz, impedindo a travessia para a rua Rio Grande Norte. Esse cruzamento já fez vítima fatal no ano passado,
SINALIZAÇÃO JÁ
Em entrevista à Rádio JM nesta terça-feira, Rodrigo Carmelito contou que a licitação para contratação de empresa especializada em sinalização de trânsito já está na fase final. Além da pintura de faixas, a vencedora da concorrência terá de instalar placas e pórticos.
OLHA O SINAL!
Finalmente os responsáveis pelo trânsito em Uberaba acataram a sugestão para instalação de semáforo no acesso à rua Sargento João Pedro de Lima, pela Edilson Lamartine Mendes (perto do aeroporto). O canteiro central da via e a lombada devem ser retirados.
MULHER, MULHER
A musicista e escritora Olga Maria Frange Oliveira deve ser a próxima presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, sucedendo ao acadêmico João Eurípedes Sabino, que tem feito uma gestão espetacular. A começar pela conquista da sede da ALTM (hoje instalada no palacete em frente ao Hospital da Criança), passando por uma riquíssima agenda de eventos, até chegar à projeção que a academia alcançou durante sua gestão.
EXAMES GRATUITOS
Durante os meses de outubro e novembro, a Uniube está disponibilizando exames de Mamografia e PSA gratuitamente para todos seus colaboradores. Vinculada ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, a ação enaltece o dever do autocuidado e a importância da prevenção. Desde o dia 10 de outubro, os exames são realizados por agendamento no Mario Palmério Hospital Universitário, disponíveis aos mais de 3.200 colaboradores das unidades em Uberaba e Uberlândia. Cuidar de si é fundamental, por isso, previna-se! A população em geral também pode agendar seus exames e consultas no MPHU, que atende tanto convênios como particular, além de coletas domiciliares. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp: 3352-1700.