VOLTA POR CIMA
Prefeita Elisa está tentando dar a volta por cima e deixar de lado essa triste página da perda da Heineken para Passos. Na solenidade de abertura da safra de cana, ontem, na Usina Vale do Tijuco, a prefeita colocou o governador Romeu Zema contra a parede ao pedir que não venda a área onde seria construída a fábrica de fertilizantes da Petrobras, no Distrito Industrial 3. Por três vezes, essa área já esteve prestes a ser leiloada pelo governo do estado e a prefeita conseguiu reverter a situação. Mas recentemente o futuro do projeto da fábrica de amônia esteve em pauta numa audiência pública, em que representantes do governo Zema deixaram clara a intenção de vender o imóvel, caso Uberaba não viabilize logo a sua utilização racional.
NOVO DISCURSO
Além do apelo público ao governador, Elisa conclamou as lideranças políticas de Uberaba a se unirem para retomar as tratativas visando a viabilização do projeto da fábrica de amônia. Fez bem. Aliás, a prefeita deu nítida demonstração de que entendeu o recado e aprendeu com a derrota para Passos, ao declarar que pretende chamar todos os deputados e lideranças empresariais para retomar a discussão sobre a planta de amônia, nesse momento em que o Brasil precisa se tornar autossuficiente na produção de fertilizantes. “Nós vamos convidar o governador para trabalhar junto conosco nesse projeto” - ressaltou Elisa em entrevista exclusiva à colega Gisele Barcelos, transmitida pelas redes sociais do Jornal da Manhã nesta sexta-feira.
Agora, sim. Esta é a Elisa sensata e determinada que conquistou os uberabenses como candidata a prefeita.
XEQUE MATE
Pois é. Mas com essa volta por cima, a prefeita acabou deixando o governador Zema “de saia justa”. E olha que ele tem de “limpar sua barra” com os uberabenses, caso queira somar votos dos eleitores uberabenses para sua reeleição. Zema não terá outra oportunidade para se redimir de não se empenhar politicamente por Uberaba na disputa pela cervejaria Heineken. Agora ele terá de se desdobrar para viabilizar essa fábrica de amônia. E mais: essa fábrica só poderá sair do papel se o governo de Minas assegurar o gás até Uberaba. Ficou bem mais complicado para Zema.
DE PÉ
Acredite, se quiser. Na Usina Vale do Tijuco, o governador foi aplaudido de pé pelos presentes. Zema fez um discurso no qual ressaltou que “Minas não é para ser governada por quem vive recluso em Palácio”, numa clara alusão ao seu principal adversário eleitoral, o ex-prefeito de BH, Alexandre Kalil. Virando-se para Kalil, estrategicamente posicionado atrás do governador no palco, Zema disparou (com dedo em riste), dizendo que quem vive preocupado só com intrigas eleitorais, e só olha para eleição, não provoca as mudanças que Minas precisa.
A foto fala por si… Kalil atrás do governador, observando todos os seus movimentos… (Foto/Jairo Chagas)
“ESQUECERAM DE MIM”
Não passou desapercebido o cochilo do cerimonial da solenidade na Usina Vale do Tijuco, ao se esquecer de chamar para a mesa de autoridades o ex-prefeito Paulo Piau, presente ao evento. Outros dois ex-prefeitos foram convidados: Anderson Adauto, de Uberaba, e Alexandre Kalil, de Belo Horizonte.
PAZ E AMOR
Selada a paz entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em Uberaba. Segundo Ricardo Teles, ele e a presidente do PL, Ellen Miziara, voltaram às boas depois do incidente da remoção dela do grupo “Apoio 2022” por ele criado e administrado.
RECEPÇÃO VERDE E AMARELA
A propósito, motociclistas apoiadores de Bolsonaro vão se reunir às 7h deste sábado, no aeroporto de Uberaba. Vão aguardar a chegada do Presidente para acompanhá-lo no trajeto até o Parque Fernando Costa, onde Bolsonaro participará da cerimônia de abertura da 87ª ExpoZebu.
PORTÕES ABERTOS
Portões do Parque Fernando Costa serão abertos às 7h para receber o público, neste sábado. Mas o trânsito nas ruas de acesso estarão interditadas. Melhor evitar passar por lá, se não for extremamente necessário.