ALTERNATIVA

Elisa toma as rédeas para baixar conta de água

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 08/09/2023 às 14:24Atualizado em 09/09/2023 às 19:14
Compartilhar

Já era mais de 8 horas da noite na véspera do feriado quando a prefeita Elisa postou nas redes sociais um vídeo ao lado do presidente José Waldir, para comunicar à população que determinou a realização de estudos pela Codau para reduzir o preço da tarifa de água. Alegou que essa decisão foi tomada diante de “tantas reclamações” contra a troca de hidrômetros, com reflexos no preço das contas de água.  

O interessante é que dois dias antes do vídeo ser gravado o presidente José Waldir garantiu à colunista que a Codau praticamente não tem recebido reclamações contra a troca dos hidrômetros, citando, inclusive, que no evento “Prefeitura aqui” na Praça do Zé do Tiro apenas dois consumidores procuraram a companhia para tirar dúvidas, mas não foi sobre hidrômetro.  

RESPOSTA IMEDIATA 
Os estudos determinados pela prefeita dificilmente darão uma resposta rápida à população, sobretudo das classes menos favorecidas. A menos que a prefeita Elisa exija uma posição e marque data para que os resultados lhe sejam apresentados, essa situação de contas excessivamente altas pode persistir por muito tempo, arrochando cada vez mais os consumidores pobres. 

FORA DA FAIXA     
Antes desse vídeo vir a público, o presidente José Waldir havia dito que a prefeita havia pedido estudos no sentido de acabar com cobrança da água por faixas de consumo. A ideia é cobrar exatamente o que cada um consumiu, em vez de enquadrar o consumo em determinada faixa. Mas, segundo apurou a coluna, essa mudança não trará  um impacto representativo na conta de água.

CHEGA DE PENDURICALHO
Autor da ação popular que questiona a troca dos hidrômetros pela Codau, o vereador Marcos Jammal também se posicionou sobre o vídeo da prefeita em suas redes sociais. Jammal defende a exclusão da tarifa do lixo na composição da conta da Codau, bem como a redução da alíquota da tarifa de esgoto, que hoje corresponde a 95% do valor da água consumida. Mas não é só: ele prega também a redução na tarifa da água. Ou seja: reduzir geral!

SUSPENSO 
Contribuintes em débito de tributos municipais não terão os títulos enviados a protesto a partir deste mês até o final de dezembro. Embora previsto em lei, o envio será postergado, para dar oportunidade aos inadimplentes de acertarem seus débitos através do programa “Você em dia com a Prefeitura”. Esse programa terá início no dia 18 deste mês.  Ao contrário do Refis municipal, que possibilitou o parcelamento dos débitos quase a perder de vista, no caso do “Você em dia” o contribuinte só terá 4 parcelas para quitar suas dívidas e desfrutar da isenção de juros e multa. Mesmo assim pode ser uma boa oportunidade para o cidadão “limpar seu nome” antes do Natal.

SINAL DE ALERTA 
Por falar em tributos, Fabiano Elias alerta para os prejuízos que a reforma tributária poderá causar a Uberaba. “A forma de atrair investimentos mudará muito. Como não serão permitidos incentivos fiscais robustos e como os tributos passarão a ser recolhidos no destino e não na origem, os estados precisarão construir outras formas de atração empresarial. Exemplo: a muçarela de Patos de Minas vendida em Pernambuco recolherá os impostos lá. Como Uberaba tem cervejaria, vá pensando... Idem o DI 3 de fertilizantes fosfatados, que passará  a recolher os tributos onde guiar a nota”.

Para Uberaba, aliás, o secretário Roberto Tosto acredita que a reforma tributária poderá representar uma perda significativa de arrecadação. 

SEM PERDÃO 
Dos 12 recursos julgados pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), na sessão do dia 13 de julho, apenas um foi acatado. Os outros 11 foram rejeitados. No entanto, a publicação do resultado somente ocorreu no Porta Voz do dia 6, quase dois meses depois do julgamento. 

DE IBIÁ PARA O STJ 
Um dos novos ministros escolhidos por Lula para compor o Superior Tribunal de Justiça é de Ibiá e cursou Direito na Universidade Federal de Uberlândia. Trata-se do desembargador José Afrânio Vilela, que teve apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para sua nomeação. 

QUE TAL? 
Acredite, se quiser: a Câmara acaba de instituir o Dia municipal do Veganismo, em 1º de novembro, e o Dia municipal da Juventude, em 12 de agosto.  

CEDO DEMAIS 
Interdição do trânsito na avenida da Saudade na noite de quarta-feira irritou motoristas e moradores daquela região próxima ao Carmelo. Por causa do desfile de 7 de Setembro no dia seguinte, o tráfego de veículos foi proibido naquele quarteirão antes mesmo das 20h da véspera. Pra que tanta antecedência?  

LOCAL CERTO
Desfile de 7 de Setembro precisa voltar para a Praça do Quartel, local mais apropriado para as manifestações cívicas. O som alto e a concentração de pessoas e veículos em áreas preponderantemente residenciais, como a avenida da Saudade e seu entorno, acabam incomodando e indispondo a população com os organizadores do desfile.

PROVOCAÇÃO? 
A propósito, o vestido vermelho usado pela primeira dama Janja no desfile de 7 de Setembro, em Brasília, foi criticado até por apoiadores do governo Lula. Não pelo modelo, mas pela cor, considerada uma “provocação desnecessária” numa data verde-amarela para a Nação. 

PRIORIDADE 
Passe livre para estudantes deve sair primeiro do que a revisão dos imóveis inventariados em Uberaba. Nesta semana, vários proprietários e herdeiros de imóveis inventariados no centro da cidade gravaram vídeos com desabafo sobre a situação dramática que enfrentam por causa das restrições impostas pela inventariança ao direito de propriedade. Num desses vídeos, o empresário Silvio de Castro Cunha Júnior, por exemplo,  diz que o centro da cidade está fadado a se transformar num depósito de lixo, se nada for feito para reverter essa situação.  

VAMOS BRINCAR?
Imóvel inventariado na esquina das ruas Vigário Silva e Segismundo Mendes reabriu suas portas nesta sexta-feira, sediando a segunda loja da Empório dos Brinquedos, capitaneada por Antônio dos Reis Gonçalves, o Lerin. Ficou bem bacana o novo espaço voltado para o público infantil.

E O FUTURO? 
Será no dia 28 de setembro a 6ª Conferência Municipal de Juventude de Uberaba, que neste ano terá como tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. 

Ex-deputado Franco Cartafina continua na ativa na região. No feriado da Independência, ele esteve em Pirajuba, acompanhado por seu assessor Rodrigo Vieira, onde foram recebidos pelo prefeito Gauchinho, na famosa Festa do Peão naquela cidade. (Foto/Arquivo Pessoal)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por