ALTERNATIVA

Elisa vai a BH em busca de recursos para construção do Heliponto

Lídia Prata
Publicado em 28/08/2021 às 08:06Atualizado em 19/12/2022 às 02:24
Compartilhar

“Uberaba não está chupando o dedo não”, reagiu a prefeita Elisa Araújo ao ser questionada por ouvinte do programa O Pingo do Jota nesta sexta-feira sobre a falta de investimentos do governo de Minas em Uberaba. “Tem muita coisa sendo tratada por nós com o governador Romeu Zema, mas vamos anunciar quando estiver tudo preto no branco”, garantiu a prefeita, que estará em Belo Horizonte na segunda-feira.

Heliponto vai sair

Na pauta do encontro entre Elisa e Zema estarão os recursos do acordo com a Vale, dos quais R$ 15 milhões deverão ser destinados a Uberaba. Elisa, no entanto, quer mais recursos e vai lutar para garantir verba suficiente para a construção do heliponto no Hospital de Clínicas da UFTM. O projeto já está aprovado pela Anac e tem custo estimado em R$ 6 milhões. Uma conquista a prefeita já assegurou: garantir o registro do helicóptero Arcanjo 6 para Uberaba. A aeronave vai atender a toda a região, ainda mais agora com o início das operações do Samu regional, mas sua base estará aqui em nossa cidade.

Até o fim 

O empenho de Elisa na viabilização de ações regionais, como no caso do Samu por exemplo, tem levado muita gente a questionar se ela estaria pavimentando seu caminho político, de olho nas eleições do ano que vem, seja como candidata a deputada, ou fazendo dobradinha com Romeu Zema na reeleição para o governo de Minas. Mas a prefeita assegura que vai cumprir o mandato até o final e só deixará o cargo aos 45 minutos do segundo tempo. Por outro lado, Elisa ressalta que como prefeita de cidade polo ela tem responsabilidade com os vizinhos de menor porte. Além dos ônus, Uberaba também colhe os bônus, na medida em que os cidadãos vêm para comprar no comércio local. E mais: Elisa acredita que a aproximação com os municípios do Triângulo Sul fortalece as demandas da região, tanto junto ao governo estadual, quanto federal.

Uberaba para todos

Poucos deputados deram respostas aos pedidos apresentados pela prefeita Elisa em sua peregrinação pelos gabinetes dos deputados federais eleitos com votos colhidos em Uberaba. André Janones, por exemplo, além de não ter recebido pessoalmente a prefeita, até agora não deu qualquer satisfação a ela, o que, cá pra nós, já era esperado. Veio, levou daqui 11 mil votos, e não faz nada para a cidade...

Para poucos 

Na entrevista ao Pingo do Jota, a prefeita deixou claro que nas eleições proporcionais de 2022 vai apoiar apenas aqueles candidatos com chances de se eleger, de modo a aumentar a representatividade de Uberaba nas esferas de poder. E defendeu a concentração de votos em candidatos viáveis, para evitar a nefasta pulverização de votos observada em pleitos anteriores. Não deu pistas sobre nomes ou partidos que terão seu apoio.

Reforma a caminho

Reforma administrativa está no radar da prefeita para este segundo semestre. Ela revelou que desde o início do ano está trabalhando na elaboração de um novo organograma capaz de dar mais eficiência e agilidade à máquina administrativa. Elisa também se queixou da falta de engenheiros, arquitetos, biólogos, e das dificuldades para contratação de médicos pelo Município. E não descartou a fusão de secretarias, dizendo que esta é uma tendência.

Acelerar como? 

“Acelerar como?”, reagiu a prefeita ao ser questionada sobre as críticas do presidente da Câmara à morosidade na liberação de alvarás para construção e autorizações para poda ou supressão de árvores. Revelou que quase todo o pessoal da Seplan ficou afastado por Covid, o que fez acumular mais de 5 mil pedidos de alvará. Feito um mutirão para liberação dos documentos, a fila encurtou e agora conta com cerca de 1.400 apenas. Um novo mutirão está a caminho,  assim como um software que possibilitará a emissão dos e-alvarás.

Não faz sentido 

“Dr. Sétimo é muito dedicado, íntegro, leal. Assumiu a secretaria de Saúde em meio à pandemia, o que tornou a pasta mais pesada ainda. Tem se desdobrado com dedicação e afinco. É um profissional que tem uma história na Medicina em Uberaba. Não podemos nos esquecer disso” – defendeu Elisa, indignada com o processo de fritura que o secretário tem sofrido por parte de alguns vereadores. “O Legislativo precisa avaliar direitinho, porque o Dr. Sétimo não tem culpa alguma nesse Fura-Fila. Nem ele, nem eu fomos omissos. Tão logo chegaram as primeiras denúncias, determinei a abertura de procedimento administrativo para investigação, em consonância com o secretário” – ressaltou a prefeita.

Na frente 

Por outro lado, a prefeita frisou que Uberaba ocupa a terceira posição em Minas no ranking da vacinação contra Covid, estando atrás somente de Belo Horizonte e Juiz de Fora. Esse fato, segundo ela, merece ser comemorado, sobretudo porque no começo do processo de vacinação estava tudo muito confuso, incluindo a logística para entrega e aplicação das doses. Mesmo considerando que a pandemia não acabou, mas apenas arrefeceu, Elisa avalia que Uberaba avançou muito na saúde. E a partir da próxima semana já poderá retomar, finalmente, as cirurgias eletivas.

No paredão 

Já o presidente da Funel não mereceu a mesma defesa enfática feita por Elisa sobre o trabalho do secretário de Saúde. Alvo de críticas acirradas nas últimas semanas, em especial por parte dos vereadores, o presidente da Funel está sob avaliação. Foi o que disse a prefeita, destacando que ele tem metas a cumprir e ela está acompanhando tudo de perto. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por