Surpresa! Quem apostaria ver Elisa chegando em primeiro lugar, com mais de 10 pontos à frente do então favorito candidato Tony Carlos? Nem os mais otimistas apoiadores da candidata do Solidariedade esperavam esse resultado com tamanha folga. Até então, as pesquisas registradas no TSE indicavam disputa entre Heli Grilo e Elisa pelo segundo lugar, com vantagem para o primeiro. Pois bem. Exceto a do Ibope, nenhuma pesquisa acertou o resultado das urnas. Sequer chegaram perto do que se viu. Aliás, essas pesquisas ficaram totalmente desacreditadas, assim como os institutos que as realizaram. Foram verdadeiros fiascos. Erraram feio. E o resultado está aí: 36,25% dos votos válidos foram destinados a Elisa, e Tony ficou em 2º lugar, com 24,99%. Agora começa o segundo tempo desse jogo. Quem vai ganhar? Façam suas apostas!
PASSO DE TARTARUGA
Fiasco mesmo foi o esquema montado pelo Tribunal Superior Eleitoral para a divulgação dos resultados da eleição deste domingo. Gastou uma grana preta para equipar a central de totalização dos votos, mas não conseguiu a agilidade que se esperava. Ao longo da noite, o presidente Luiz Roberto Barroso ficou explicando o inaceitável para justificar tanta demora. O que deveria ser divulgado em duas horas após o início da contagem dos votos, demorou mais de cinco horas. Resultado oficial de Uberaba saiu já era quase meia noite. Um martírio para os candidatos e para os profissionais da imprensa que trabalhavam para levar a informação on time para os brasileiros em seus respectivos municípios.
A demora foi tanta, que nas redes sociais fizeram até piada, dizendo que o Tribunal contratou Rubinho Barrichelo para fazer a contagem dos votos…
CÂMARA DE JOVENS
Praticamente de nada adiantou os atuais legisladores ampliarem de 14 para 21 as cadeiras na Câmara Municipal para a próxima legislatura. Quando votaram o aumento das cadeiras havia a expectativa de se garantirem para novo mandato. Mas não foi o que se viu. A renovação foi grande. Pra começar, o vereador eleito com a maior votação tem pouco mais de 20 anos. Trata-se de Celso Afonso Neto, advogado formado pela USP de Ribeirão Preto. Além dele, chegam para a chamada “transição geracional legislativa” Rochelle Gutierrez (32 anos), Cabo Diego Fabiano (35 anos), Marcos Jammal (35 anos), Caio Godoy (25 aninhos). A bancada jovem na Câmara certamente será a maior e mais atuante na próxima legislatura. Podem apostar nisso.
QUEM FICA
Reeleitos foram apenas o presidente Ismar Marão, do PSD, Almir Silva, do DEM, Elias Divino, do Podemos, Fernando Mendes e Samuel, ambos do MDB, e Denise da Supra, do Patriotas. Todos os demais vão dar adeus em 31 de dezembro.
MAIS MULHERES
Se nesta legislatura temos só uma representante, a bancada feminina na Câmara terá 4 vereadoras a partir de 2021. Além de Denise da Supra, a bancada será formada por Lu Fachinelli, do PSL, Rochelle Gutierrez e Alessandra do Abrigo dos Anjos, ambas do PP. Terão a responsabilidade de trabalhar para estabelecer políticas públicas voltadas para as mulheres, nas mais diversas áreas, desde segurança até emprego.
CONSTRUÇÃO POLÍTICA
PP e Podemos fizeram 6 das 21 cadeiras da Câmara, ou seja, quase um terço. Todos eles foram eleitos com apoio do deputado federal Franco Cartafina.
Se Franco não saboreou a vitória na disputa majoritária, por outro lado ele ganha musculatura política com os vereadores eleitos por ele apadrinhados.
CHINA DE VOLTA
Brasileiro tem memória curta: Paulo César Soares, o China, do PMN, está de volta à Câmara Municipal. E, a julgar pelo incidente que o levou a ser conduzido por suposta boca de urna no dia da eleição, China não “criou juízo” desde que perdeu a cadeira de vereador. Será que agora vai ter juízo?
ÀS AVESSAS
É injusta a fórmula ditada pela legislação eleitoral para selecionar os eleitos. Veja como são as coisas. Alguns bons candidatos tiveram votação superior à de alguns eleitos, mas ficaram de fora na composição da nova Câmara. É o caso de Daniel Angotti (PSD), que fez uma das campanhas mais interessantes para vereador este ano. Ele foi o 20º candidato mais votado, obtendo 1.299 votos. No entanto, o Pastor Eloísio, do PTB, foi eleito com 822 votos. Nada contra Pastor Eloísio. Mas o justo seria elegermos os mais votados, independentemente dos partidos.
CARTÃO VERMELHO
Os “franco atiradores das redes sociais” não lograram êxito nas urnas. Candidatos que pautaram suas campanhas em gritaria, xingatório, críticas desairosas e verborragia tiveram desempenho pífio. O eleitor rejeitou esse estilo truculento de fazer política, inspirado no modelo que fez a fama do deputado André Janones. Aliás, o parlamentar não conseguiu eleger nenhum dos candidatos que apoiou aqui em Uberaba este ano. Nenhum.
Está cada vez mais claro que diálogo, sensatez, respeito, responsabilidade, ética e equilíbrio são as palavras-chaves desse momento político que o mundo está atravessando. Uberaba não foge à regra.
COMO ASSIM, PRODUÇÃO
Quem consultou o site do TSE para conferir os eleitos certamente se surpreendeu ao constatar a quantidade de candidatos que não tiveram sequer um voto. Isso mesmo. Nem eles votaram em si próprios. De duas, uma: ou desistiram da disputa e não comunicaram à Justiça Eleitoral, ou apenas “emprestaram” o nome aos partidos para completar chapa de vereadores. Resta saber se o Ministério Público eleitoral vai deixar por isso mesmo…
OS SEM VOTOS
Maurão, do PP; Helenir Oliveira, do DEM, Renata Sousa, do PMN, não receberam nem o próprio voto. Já Isabel Parreiras, do PSC, teve um só voto, enquanto Priscila Alves, do PSL, e Carla Nunes, do DEM, receberam apenas 3 votos. Bete Turismo, do Patriotas, conseguiu meros 4 votos. Larissa Moulin, do PDT, Daniela Santos, do DEM, e Fabíula Rodrigues, do PMN, ficaram com 5 votos, cada. Raquel Gomes, do PDT, teve meros 6 votos, provavelmente de familiares. Larissa Resende, também do PDT, e Aline Brito, do DEM, tiveram 9 votos. Angela Regina, do PTB, e Mac Janones, do PMN,11 votos, cada. Está na cara que essas pessoas, assim como outras que tiveram 12, 15, 20 votos, não levaram a candidatura a sério.
Isso não pode ficar assim. É uma desmoralização para a democracia brasileira.
NEUTRALIDADE DE PIAU
Logo pela manhã, o prefeito Paulo Piau telefonou para os dois finalistas na disputa pela sua sucessão e os cumprimentou. Garantiu a ambos que está pronto para fazer a transição, franqueando todas as informações ao vencedor. Logo em seguida, divulgou nota oficial garantindo que terá posição de neutralidade nesse segundo turno.
SERÁ MALDIÇÃO?
Ao longo da história recente, nenhum deputado no exercício do mandato logrou êxito na tentativa de se eleger prefeito de Uberaba. Foi assim com Anderson Adauto, Fahim Sawan, Lerin, Adelmo Carneiro e, agora, Heli Grilo.
NA BICA
Se a candidata Margarida Salomão, do PT, vencer o segundo turno em Juiz de Fora, o ex-deputado Aelton Freitas estará de volta à Câmara Federal no ano que vem. Ele é o primeiro suplente. margarida foi a primeira colocada no 1º turno, obtendo 39,46% dos votos.
TOP TEN
Cobertura multiplataforma das eleições 2020 feita pelo JM recebeu uma série de elogios. Além do tradicional radinho a pilha, a transmissão foi feita pelo Facebook, Instagram e YouTube, com som e imagem em alta definição. Ficou um show. Equipe competente, articulada, ágil, levando todas as informações aos uberabenses, desde às 7h de domingo até meia noite e meia, já início da madrugada de segunda-feira. Quem acessou pela smart TV teve qualidade de cinema em casa e acompanhou a movimentação dos candidatos até a sofrida divulgação da totalização dos votos pelo TSE. Cada vez estamos certos de que esse é o caminh a combinação perfeita entre informação confiável, imagem de qualidade e análises inteligentes.