A recente aproximação com a prefeita Elisa não vai mudar a postura independente da vereadora Ellen Miziara. Foi o que ela garantiu em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quarta-feira. Argumentando que não abre mão da coerência e que tem aprendido muito na cadeira de vereadora, Ellen está firme no propósito de disputar as eleições para a Câmara Federal no ano que vem. E acredita que essa estrada até Brasília depende muito de diálogo, inclusive com o governo municipal. Vale lembrar que Ellen esteve no gabinete da prefeita na semana passada, acompanhada pelo colega Cabo Diego, que é líder do governo no Legislativo. E, depois desse encontro, os dois vereadores acompanharam Elisa em encontro de prefeitos promovido pela Associação Mineira de Municípios, em Patos de Minas.
LADO A LADO
“Temos muitas convergências”, disse Ellen sobre uma possível dobradinha eleitoral com o vereador Cabo Diego, no ano que vem. Não confirmou, nem desmentiu que o colega esteja com os pés no PL, partido que ela comanda em Uberaba. Mas, nem precisa, porque está muito evidente. Só falta acertarem a data do anúncio oficial...
PEDRA NO SAPATO
Essa proximidade de Cabo Diego (DC) e Ellen (PL) com a prefeita Elisa tem incomodado muito o presidente do PSD, Ismar Marão. Ele nem esconde seu descontentamento, uma vez que o colega Cabo Diego também pretende disputar eleição para deputado estadual. Não bastasse, um é da Polícia Civil e outro, da Militar.
LICENÇA
Por falar em Marão, que é policial civil, ele entrará de licença a partir de janeiro de 2026, oportunidade em que poderá se dedicar mais à pré-campanha e campanha para deputado. Não está descartado que ele também se licencie da presidência da Câmara. Caso isso se confirme, o vice Caio Godoi deverá assumir o cargo, caso também não se licencie para concorrer para deputado.
AQUI NÃO!
Mas, voltando à entrevista de Ellen Miziara ao Pingo do Jota, ela disse, com todas as letras, que Leonardo Queiroz não tem a menor chance de disputar eleição pelo PL de Uberaba. Pode até tentar vaga na chapa do PL por Belo Horizonte, mas por aqui, nem pensar. “Voto é viabilidade e conta. Não é aventura” – disparou a presidente do partido, dando a entender que a pretensão eleitoral de Leo Queiroz não preenche os requisitos para se viabilizar.
NOTA DE CORTE
Por outro lado, Ellen acredita que poderá sair eleita de Uberaba. Veja o raciocínio dela: em 2022, sem dinheiro e sem mandato, apenas com a cara e a coragem, ela alcançou mais de 10 mil votos, ficando na segunda suplência do PL. Agora os tempos são outros. Além disso, a nota de corte do PL para federal oscila entre 40 e 45 mil votos e a lei eleitoral mudou, sendo a regra anterior de 90/10 substituída por 80/20, o que torna o quadro extremamente favorável para os candidatos do PL. E ainda tem-se de considerar o “fenômeno Nikolas”, um puxador de votos inigualável.
NAS NUVENS
Por falar em Nikolas, Ellen acredita que o deputado federal deve manter sua votação de 2022 ou até mesmo crescer. E mais: Ellen afirma que os eleitores do forasteiro estão satisfeitos com seu desempenho, embora tenha contemplado Uberaba com uma única emenda no valor de R$ 300 mil. “Ele não foi eleito para mandar dinheiro para os municípios”, defende a vereadora, argumentando que ele cumpre fielmente seu papel de defensor da ideologia da direita no Congresso.
E O AELTON?
Indagada sobre a possível candidatura do ex-deputado Aelton Freitas pelo seu partido, Ellen não titubeou: “o Aelton tem uma particularidade: ele sempre foi PL. E tem relação de amizade com o presidente Waldemar (da Costa Neto). Se ele tivesse ficado no PL em 2022 teria sido eleito. Mas hoje vejo que ele não converge mais com as pautas do partido”.
AGORA NÃO
Não há a menor perspectiva de realização de novo concurso público pela Prefeitura de Uberaba no ano que vem. O último concurso tem validade até 2026. De acordo com a secretária municipal de Administração, Taciana Balduíno, a previsão inicial era chamar 427 concursados e já foram chamados 537, número que cresceu principalmente em razão das demandas da Educação e Saúde.
PREOCUPANTE
Ainda de acordo com a secretária Taciana Balduíno, é alto o volume de atestados para afastamento de servidores do trabalho. Gira em torno de 220 por mês, o que corresponde a cerca de 8% do total de servidores da Prefeitura. A Educação continua liderando o ranking dos atestados médicos.
OLHA O PONTO!
Ponto eletrônico nas unidades de saúde deve entrar em operação na segunda quinzena de novembro, segundo previsão da secretária de Administração. A demora na implantação se deve a vários problemas, como dificuldades com conectividade, por exemplo. Já no Centro Administrativo o ponto eletrônico está funcionando bem, segundo Taciana Balduíno.
AGORA VAI
Pelas redes sociais da Unimed, o vice-presidente Djalma Abrão Junior anunciou nesta quarta-feira o início das obras do Complexo de cardiologia avançada no Hospital Unimed. “Daqui pra frente, o Hospital Unimed vai se tornar uma solução única em cardiologia”, ressaltou Djalma. “Eletrocardiograma em tempo real, plantonistas em Cardiologia, e a cereja do bolo, a hemodinâmica, completou Rafael Gotti. Excelente notícia para a saúde em Uberaba!
NOTA 10!
A vizinha Sacramento foi vencedora do Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entre os municípios com até 30 mil habitantes. Prefeito Juninho Trevisan (foto abaixo) comemorou o prêmio e atribuiu a vitória de Sacramento a um trabalho contínuo da administração municipal em áreas como pavimentação e recuperação de vias, modernização da iluminação com tecnologia LED, abertura de novas ruas e acessos aos bairros, além da manutenção constante das estradas rurais. Entre as iniciativas de destaque está o projeto do Anel Viário, que vai ampliar o acesso à cidade, melhorar o tráfego e atrair novos investimentos para o município vizinho.

(Foto/Divulgação)