Daniela Brito - Redatora Inteirina
daniela.brito@jmonline.com.br
Licitação
Entre as empresas que disputaram a licitação do novo Fórum está a uberabense RCG. Porém, a construtora acabou sendo desclassificada na concorrência por não ter apresentado o balanço patrimonial devidamente registrado na Junta Comercial. A RCG ainda recorreu da desclassificação, mas, infelizmente, não conseguiu revertê-la. Com isso, a perspectiva de termos uma empresa genuinamente uberabense assumindo as obras somente será possível caso seja realizada nova licitação pelo TJMG.
Corregedoria GM
Pelo projeto aprovado, o corregedor da Guarda Municipal será um servidor municipal, porém não necessariamente pertencente à corporação. Esta foi a proposta feita através de emenda de autoria dos vereadores Afrânio Lara, Cléber Cabeludo e Ismar Marão e aprovada pelos demais. Aquela emenda de se colocar um GM como corregedor acabou não vingando e foi retirada do projeto de lei.
Primeira tarefa
É certo que o primeiro desafio do corregedor será investigar um membro da corporação que estaria comercializando armas de fogo. O guarda municipal já está na mira de quem assumir o cargo.
Sem noção - Na sessão legislativa de ontem, o presidente Elmar Goulart (PSL) teve de pedir silêncio por diversas vezes e até ameaçou suspender a sessão por causa do tititi. Isso porque dois membros do alto escalão do Poder Executivo estavam no maior papo e sequer perceberam que estavam atrapalhando os trabalhos na Casa. É mole?
Posicionando - Ao rebater as críticas sobre a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro, o prefeito Paulo Piau cobrou ontem uma proposta melhor que substitua a que está sendo discutida por Uberaba. Ele também fez questão de dizer que respeita a posição do atual líder e responsável pelas críticas, vereador Tony Carlos.
Pretensões
Há quem aposte que esta postura crítica de Tony Carlos está relacionada ao processo eleitoral de 2014. Possível pré-candidato a deputado federal, ele deverá brigar para ter o apoio do prefeito Paulo Piau. O que não falta é candidato de olho...
Blitz
Sou a favor da fiscalização, mas é preciso bom senso. Ontem, a Polícia Militar resolveu realizar blitz às 17h30 em pleno centro de Uberaba. Eles se posicionaram na rua Major Eustáquio, entre a Segismundo Mendes e praça Rui Barbosa. Ali, a via pública é estreita e a ação policial, em pleno horário de pico, foi o bastante para que o trânsito congestionasse. Foi um Deus nos acuda!
Recurso - Vereador Samir Cecílio já recorreu da decisão de segunda instância que manteve a rejeição das contas da campanha eleitoral. O recurso já se encontra concluso nas mãos do relator, juiz Maurício Ferreira, no TRE-MG.
Sinalização - Settrans sinalizou a rua Treze de Maio, próximo à praça Santa Teresinha, com velocidade máxima de 20km/h. Situação já virou chacota nas redes sociais.
Tempo
Ontem, os uberabenses tiraram as blusas de inverno do armário. Embora a previsão indique sol no fim de semana, o friozinho deverá continuar...
Ato público
Assembleia prepara para a próxima quarta-feira ato público em favor da criação dao Tribunal Regional Federal de Minas Gerais (TRF-MG). Esta é uma demanda antiga de magistrados, advogados e sociedade, por causa da demora na tramitação dos processos que envolvem a União.
Presidente em exercício
Renan Calheiros, presidente do Senado, esteve ontem como presidente em exercício do Brasil. A situação ocorreu em virtude das viagens ao exterior de Dilma Rousseff, do vice, Michel Temer, e do presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, mas nem chegou a esquentar a cadeira, uma vez que Michel Temer retornou ao país na madrugada deste sábado. Menos mal.