De olho na Mata
Acordo fechado entre Ministério Público e empresários vai garantir empreendimento imobiliário nos domínios da Mata do Bacuri, ou Mata Eva Reis, como muitos a conhecem. O imóvel se localiza na avenida José Maria dos Reis, na mesma área onde ainda resiste uma das últimas matas preservadas da cidade. Agora, com o “progresso” chegando por lá, certamente a paisagem será totalmente modificada. Tomara Deus que não derrubem as árvores do maciço florestal onde, segundo o Plano Diretor, deveria ser criado um parque urbano. Como não há fiscalização por parte do Poder Público, só resta à população vigiar eventual movimentação de motosserras, ainda que nos fins de semana ou madrugadas.
Efeito bumerangue
Com tanto terreno vago por todo lado, com tanta área urbana subutilizada, não dá para entender as razões que levam ao Poder Público a autorizar esses empreendimentos imobiliários em locais que podem comprometer seriamente as áreas verdes da cidade. E depois políticos e população reclamam das chuvas cada vez mais fortes e do calor cada vez mais inclemente em Uberaba. Pudera! Derrubam as árvores e querem clima ameno e chuvas mansas de que jeito?
Bomba!
Caiu como uma bomba em Uberaba a notícia do decreto de prisão do empresário Walter Faria, presidente do Grupo Petrópolis, que está construindo uma cervejaria gigantesca na cidade. Nos desdobramentos da Operação Lava-Jato, um executivo da construtora Odebrecht afirmou que o Grupo Petrópolis era usado para realizar as doações de campanha eleitoral para políticos. Além disso, teria ajudado a Odebrecht a pagar propina através da troca de reais no Brasil por dólares em contas no exterior. Ao repatriar a moeda estrangeira, Walter Faria deixou um “rastro” contundente para fechar o quebra-cabeça da Operação Lava-Jato.
Acelerado
Obra da Cervejaria Petrópolis em Uberaba não parou ontem por conta desse episódio envolvendo o presidente Walter Faria. Pelo contrário. Não teve pausa nem pra cafezinho, segundo consta.
Novo comando
O PSL, partido do presidente Bolsonaro, tem novo comando em Uberaba. Deputado estadual Heli Andrade agora é o presidente da Comissão Provisória, que antes era comandada por José Luiz Alves, hoje secretário-executivo da Amvale. O PSL estava inativo até recentemente, mas agora, de olho nas eleições do ano que vem, volta à cena com nova composição. A propósito, não será surpresa se Heli Andrade vier a trocar a Assembleia Legislativa pela disputa do cargo de prefeito, em 2020. Zum-zum-zum está fortíssimo nesse sentido.
Reforço de peso
Na nova Comissão Provisória do PSL, com vigência até janeiro de 2020, está Romeu Borges Junior, que fez dobradinha com Heli Andrade nas eleições proporcionais do ano passado. Compõem ainda a Provisória o presidente da CDL, Angelo Crema; o presidente da Aciu, José Peixoto; o presidente da Certrim, Luiz Henrique Borges Fernandes; o médico Gabriel Prata Resende, além de Jonadan Ma, Luciana Maria da Silva, Mário Afonso, Gustavo Abrahão e Luiz Jorge Germano Junior.
Pra valer
Quando o empresário Neylson Almeida disse em entrevista ao Jornal da Manhã que a Inter Construtora estava chegando em Uberaba “pra ficar” não estava “jogando conversa fora”. A Inter vai lançar mais um empreendimento na cidade, desta vez no bairro Estados Unidos. Serão cerca de 200 apartamentos. E tem mais empreendimentos engatilhados para lançamento daqui até o fim do ano, em Uberaba.
Casa própria
Dentro de 60 dias a Inter Construtora terá sede nova em Uberaba, mais especificamente na avenida Leopoldino de Oliveira, onde funcionou o Sebrae. E deve fechar o estande de vendas no empreendimento da avenida Nossa Senhora do Desterro para começar as obras do mall naquele local.
Manutenção
Prefeitura vai desembolsar R$3 milhões e uns quebrados com a contratação de empresa especializada em reparos nos prédios públicos. Vencedora da licitação foi a JKaap, comandada pelo conceituado engenheiro Eurípedes Souto (Cisol). Essa foi a terceira licitação para esse serviço, sendo que na primeira o valor ficou em cerca de R$5,6 milhões. Foi cancelada, assim como a segunda licitação. Agora, finalmente, foi batido o martelo por quase a metade do preço inicial.
Novamente, Uberaba é destaque em nível nacional. Desta vez, através da participação do médico pediatra Luciano Santiago na Semana Mundial do Aleitamento Materno, em Brasília. Além de proferir palestra na abertura do evento, Luciano Santiago compôs a mesa principal ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandeta; da representante da Unicef, Florence Bauer, e do coordenador nacional da rede de bancos de leite humano, João Aprígio. Luciano Santiago é conselheiro da Unimed/Uberaba e presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria