Coragem
Em carta enviada à colunista na tarde de ontem, o prefeito Anderson Adauto reitera seu compromisso de apurar toda e qualquer denúncia relativa ao Caresami e encaminhar os resultados aos órgãos competentes. Mas acha que as denúncias divulgadas esta semana envolvendo maus-tratos aos internos são “infundadas”, apesar das fotografias que mostram menores algemados atrás de grades e outros com fisionomia de sofrimento extremo. Anderson finaliza a carta ressaltand “Tenho coragem para enfrentar os problemas que forem necessários”.
As algemas
Na carta do prefeito, alguns pontos chamam a atenção, como a informação de que as fotografias “são de fato ocorrido no dia 5 de abril de 2009, quando, após tentativa de suicídio de um dos menores, os agentes do Caresami deram início ao procedimento padrão (!), que inclui a retirada de todos do alojamento, inclusive algemados (!), e vistoria de todos eles. Estes são procedimentos de segurança”, diz o prefeito. Ainda que os menores abrigados no Caresami sejam problemáticos ao extremo, o que as fotos mostram são menores algemados em grades.
Exoneração
A propósito, o prefeito também informa que “a direção do Caresami descobriu e comprovou que um dos agentes vinha tirando fotografias do local. Imediatamente o agente em questão foi exonerado do cargo e o caso encaminhado à Promotoria”. Mas e os agentes que aparecem nas fotos, supostamente praticando maus-tratos??? Também foram identificados e exonerados? O que é mais grave: fotografar ou praticar os maus-tratos? Se hoje em dia os pais podem ser punidos por meras palmadas nos seus filhos, imagine admitir que menores (infratores ou não) sejam algemados. Difícil!
Evangélicos
O prefeito fez questão de frisar sua total confiança na atual diretoria do Caresami. “São evangélicos e estão fazendo um bom trabalho.” É, pelo menos, tranquilizador saber que atualmente a situação é diferente daquela supostamente retratada em 2009.
Expo
A Praça de Eventos do Shopping Uberaba sedia a exposição “Mãe... Especial é você” com fotos by Marise Romano, a partir desta quinta-feira (12). No evento, a competente fotógrafa tem a parceria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Shopping e loja Nova Color. A mostra permanecerá no local até o dia 24.
Sinal de alerta
São preocupantes os números da inadimplência dos consumidores brasileiros, divulgados ontem pela Serasa. Em relação a abril do ano passado, o “calote” aumentou 17,3% em 2011, e 1,5% no comparativo com o mês anterior. Os cartões de crédito, os empréstimos pessoais, as compras pelo crediário lideram o ranking dos vilões do endividamento da população, levando o consumidor à inadimplência. Outros fatores apontados como responsáveis por esse quadro são os serviços de telefonia. O brasileiro está perdendo o juízo com o celular e fala mais do que pode ao telefone, resultando em altas despesas.
Inflação
Na verdade, a grande vilã da inadimplência é a volta da inflação. Em março, a inflação acumulada em 12 meses, medida pelo IPCA, chegou a 6,30%, maior alta desde novembro de 2008. No mês seguinte, bateu 6,51%, superando a meta para este ano (4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais). Os preços subiram violentamente, em todos os níveis. Nos supermercados não se encontra mais um produto com o mesmo preço do mês passado. Ainda que as diferenças sejam de centavos, elas existem e, somadas, levam embora boa parte da renda mensal do cidadão.
Overnight
Quem viveu os anos Sarney vai se lembrar do overnight. Pois ele está de volta, com outro nome: conta garantida. No Banco do Brasil esse já é um produto amplamente oferecido à clientela, mediante o argumento de que dinheiro parado na conta pode “render de um dia para o outro”.
Tapeazol
Serviço feito pela Prefeitura na avenida Pedro Salomão para tapar os buracos vai direto para o bueiro na próxima chuva que cair na cidade. Péssima qualidade. Convenhamos: já passou da hora de a Prefeitura caprichar no serviço e parar de jogar dinheiro fora com tapa-buraco meia-boca...
Tucanato
Fahim Sawan passou o fim de semana em Miguelópolis, razão pela qual não deu as caras na convenção do PSDB. Ainda no ninho tucano, continua a procura por um nome “de peso” para a disputa da sucessão municipal de 2012. Começaram a falar em Maurício Cecílio e José Humberto Henriques, mas deve ser mesmo só “balão de ensaio” por enquanto.