EM ALTA
Em apenas 8 dias de funcionamento, a Upa Infantil do Hospital Regional atendeu 868 crianças, sendo que algumas delas precisaram ser reguladas para internação, tanto no Hospital da Criança quanto Hospital de Clínicas. No entanto, segundo o diretor Frederico Ramos, a maioria esmagadora das crianças poderiam ter sido atendidas nas unidades básicas de saúde, pois não eram casos para pronto socorro, ou seja, não eram casos de urgência ou emergência. A maioria com pulseirinhas verdes ou azuis...
PERFIL DA ASSISTÊNCIA
Outro dado interessante destacado pelo diretor Frederico Ramos refere-se ao aumento expressivo de atendimentos nos dois primeiros dias da semana. É bem verdade que o perfil dos atendimentos ainda está sendo esboçado, porque a Upinha tem uma semana de funcionamento apenas. Mesmo assim, o domingo registrou 54 atendimentos, saltando para 250 na segunda e terça-feira. O que faz essa procura crescer tanto no início da semana ainda não se sabe.
PRA QUÊ?
Na avaliação de Frederico Ramos, abrir uma terceira unidade de pronto atendimento infantil na UPA Mirante é totalmente desnecessário. “Há algum estudo que mostre a necessidade de mais uma UPA infantil? Tem equipe para tantas UPAs?”, questiona, sugerindo que o município invista mais na atenção básica, para evitar que as mães recorram às Upinhas em busca de atendimento para seus filhos em casos que não são de urgência ou emergência. Um dos grandes problemas é montar as equipes de trabalho, pois a maioria dos profissionais trabalha em dois ou três lugares diferentes. São as mesmas pessoas...
DESSERVIÇO
“Chega a ser desonesto por parte dessas pessoas que postam denúncias porque não entendem nada de gestão de saúde. Não fazem nada a não ser instigando as pessoas, desestabilizando os profissionais de atendimento, com o objetivo exclusivo de autopromoção. Só atrapalham, porque as pessoas ficam exaltadas e criam um clima ruim” – avalia Frederico Ramos, a propósito de lives que andaram pipocando nas redes sociais para denunciar demora no atendimento às crianças na Upinha do Regional. “Tem técnica para fazer gestão, protocolos, classificação dos pacientes de acordo com o grau de urgência do caso” – disse, ressaltando que os ajustes estão sendo feitos na estrutura de atendimento, inclusive no painel para acompanhamento do tempo de espera.
PRIORIDADE
Melhor notícia para Uberaba, impossível: no lançamento do Plano Safra nesta terça-feira, o Presidente Lula deixou claro que a produção de fertilizantes a partir do gás natural é uma prioridade do governo. “Temos que ter capacidade, competência e disposição política para transformar esse país num país autossuficiente, inclusive em nitrogenados. E nós vamos fazer: estejam certos”.
A CAMINHO
A propósito, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, conta que as tratativas com empresas possivelmente interessadas em se instalar em Uberaba estão caminhando bem. Muitas delas têm contado com intermediação feita pelo ex-prefeito Anderson Adauto, com quem Rui disse que tem conversado duas a três vezes por dia, às vezes às 5h. A consolidação do projeto de implantação de polo gás-químico no DI-3 é uma das metas da Sedec.
INOVAÇÃO
Opção da contratação da AGTech Garage e Uby para a gestão do Centro de Inovação, em parceria com o Município, foi motivada principalmente pelos custos de manutenção do prédio. Explicação é do secretário Rui Ramos, destacando que o custo ficaria em torno de R$ 70 mil a R$ 80 mil por mês. Ainda de acordo com o secretário, foi feito um criterioso estudo técnico e jurídico que concluiu pela legalidade do compartilhamento da gestão, nos moldes em que foi firmado. O caso, no entanto, está sub judice junto ao Ministério Público Federal e MP Estadual.
CONEXÃO
O Centro de Inovação de Uberaba está conectado ao de Piracicaba, onde a Ag Tech Garage tem gestão plena. Com isso, o secretário Rui Ramos explica que o hub uberabense irá abranger diversos segmentos, e não apenas aqueles ligados ao agronegócio.
BAIXARIA
Um vídeo que circulou em redes sociais nesta quarta-feira usa, maldosamente, imagens desta coluna para atacar o vereador Marcos Jammal. Na realidade, as acusações imputadas ao edil distorcem e inventam texto que não constou na publicação. Cartão vermelho para o autor dessa leviandade.
BYE BYE
A possível “venda” dos ativos da Sicoob Credileite à Sicoob Aracop, de Araguari, está movimentando as lideranças do setor agropecuário na cidade. A principal preocupação é Uberaba perder para a vizinha Araguari uma de suas mais emblemáticas cooperativas de crédito, levando daqui os recursos que movimentam a Credileite. Assembleia dos cooperados para definir o futuro da Credileite está marcada para o dia 12 de julho, no Tatersal Rubico de Carvalho. Certamente será uma das mais ruidosas de todos os tempos.
PROVIDÊNCIAS
Duas vítimas fatais de acidentes de trânsito nesta quarta-feira desfiam medidas mais sérias em Uberaba. A falta de radares para disciplinar velocidade empreendida por motoristas e motociclistas é sempre lembrada nessas horas. Mas não são suficientes. É preciso desencadear operações de fiscalização, as famosas blitze, para tirar de circulação os inabilitados, os apressados, os carros que estão fora dos padrões de segurança e por aí vai. Cadê as blitze, que não se vê mais na cidade? Além disso, está na hora de termos coragem de defender fim de estacionamento de veículos em ruas estreitas, onde mal passa um carro, e organizar um esquema binário de verdade nas ruas da cidade. O trânsito de Uberaba não pode continuar assim...
Fabiano Guerra, superintendente do Shopping Uberaba, administrado pela Saphyr Shopping Centers, esteve com Gilberto S. dos Santos (Giba), que é vice-presidente do grupo Bloomin Brands International, detentor da marca Outback. Os dois conversaram sobre Uberaba e suas potencialidades. Giba deixou agendada uma visita à cidade, o que ocorrerá nas próximas semanas. Fabiano e Giba participam de evento da ABF, em São Paulo. (Foto/Divulgação)