ALTERNATIVA

Em pleno domingo, projeto do PPA é retirado de pauta novamente

Lídia Prata
Publicado em 22/08/2021 às 17:25Atualizado em 18/12/2022 às 15:53
Compartilhar

Acredite, se quiser: em pleno domingão, o projeto do novo Plano Plurianual foi retirado da pauta da sessão de amanhã. 

ÚLTIMA HORA

Essa “novela” do PPA vem se arrastando desde o dia 27 de maio, com a  inédita rejeição pela Câmara do primeiro projeto enviado pelo governo Elisa. Não havia mais tempo hábil para votação do projeto e foi preciso alinhar uma emenda à Lei Orgânica do Município para permitir a adequação dos prazos. Pois bem. No dia 30 de julho, pertinho do final do prazo estendido, o Executivo enviou o projeto revisado do PPA para a Câmara. Era justamente esse projeto que seria votado amanhã. Mas a votação foi adiada, mais uma vez.

Os novelistas mexicanos ficariam com inveja desse imbróglio do PPA em Uberaba…

PRA ENTENDER

Para entender: o Plano Plurianual é um instrumento de planejamento governamental, que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal para as despesas futuras e a gestão de políticas públicas. Ele é elaborado em conformidade com a Lei Orgânica Municipal, com a finalidade de orientar as ações que serão desenvolvidas por um período de quatro anos, 2022-2025 no caso, e que serve para nortear as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as Leis Orçamentárias Anuais (LOA). Sem votar o PPA, a Câmara não tem como votar nem a LDO, nem a LOA. Num cenário hipotético extremo, sem aprovar o PPA, todas as despesas da Prefeitura teriam de ser aprovadas, uma a uma, pelos vereadores…

COLCHA DE RETALHOS

Mais de 100 emendas foram acostadas pelos vereadores desde a rejeição do primeiro PPA.  Não se sabe, porém, se todas elas foram incluídas pelo Executivo. 

Segundo o presidente da Câmara, Ismar Marão, os vereadores vão se reunir amanhã com a prefeita Elisa justamente para saber se essas emendas estão no bojo do projeto ou serão lidas em plenário. Pois é. Depois de quase 90 dias desde a rejeição do primeiro PPA, esse detalhe sobre as emendas já deveria estar devidamente equacionado. Tempo para as tratativas não faltou. Se ainda restam dúvidas, carecendo de uma reunião de última hora entre as partes, certamente houve algum ruído na comunicação.

NO TRANCO

Depois das críticas generalizadas dos vereadores ao comando da Funel, ficou acertada neste sábado a renovação do convênio entre o governo municipal e a Liga Uberabense de Futebol para o retorno do campeonato amador. Prefeita Elisa participou da reunião e ouviu o pedido de apoio para dotar a LUF de uma nova sede, com espaço para atendimento aos atletas, tanto na parte de fisioterapia, quanto psicologia.  Elisa já pediu na hora um levantamento dos imóveis do município para ver qual deles atende ao que a LUF precisa.

EU NÃO!

Deputado estadual Heli Grilo tratou de esclarecer que não partiu dele qualquer puxão no tapete do Professor Maurício Ferreira, exonerado do cargo de superintendente regional de saúde. Tão logo esse boato começou a ganhar corpo nas redes sociais o próprio Heli pegou o telefone e ligou para o Professor Maurício, para desfazer o mal entendido.

PADRINHO NA ÁREA

Ao contrário do que também circulou nos grupos de whatsapp, o novo superintendente regional de Saúde, Eurípedes Leitão, não foi indicado por Heli Grilo, mas  pelo deputado federal Franco Cartafina. O novo superintendente não tem atuação profissional na área de saúde, mas seu currículo está alicerçado em experiências na área da administração.

FALOU DEMAIS?

Nos bastidores, a “queda” do Professor Maurício ganhou várias interpretações. Uma delas atribuiu ao próprio ex-superintendente a motivação para sua exoneração, a partir de declarações dadas em audiência pública na Câmara Municipal. Além disso, teria pesado contra ele a vacinação pessoal contra Covid e de toda a equipe da SRS, o que foi considerado esquema de “fura-fila”. A demora no repasse das vacinas teria sido outro motivo, dado o descontentamento manifestado por prefeitos, inclusive Elia e seu vice, Moacyr Lopes. Seja como for, justiça seja feita: com a imprensa o ex-superintendente teve relação irretocável, tratando a todos os profissionais de comunicação com muito respeito, compreendendo a urgência e a necessidade da informação sobre o processo de vacinação contra a Covid.

PESO PESADO

Por falar em Covid, Frutal regulou mais de 20 pacientes de UTI Covid para o Hospital Regional somente entre o dia 1º e a quinta-feira, dia 19 de agosto. No total, foram 23 pacientes apenas daquele município, contra apenas 8 de Uberaba e 5 de Sacramento. Socorro!

E a UTI do hospital de Frutal? Até hoje não está funcionando por quê? 

DE OLHO

As cirurgias eletivas que necessitam de hospital continuam suspensas, mas os procedimentos que independem de internação, como cirurgias de catarata, foram liberados através da alteração do Decreto 822, publicada na edição do Porta Voz de sexta-feira. Procedimentos de caráter ambulatorial estão autorizados tanto na rede pública quanto privada, mas com regras, como agendamento por horário, de modo a evitar aglomerações, e intervalos de pelo menos 15 minutos entre um procedimento e outro, para higienização do ambiente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por