ALTERNATIVA

Em reunião de prefeitos, Elisa volta a negar candidatura

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 29/09/2025 às 18:47Atualizado em 01/10/2025 às 23:24
Compartilhar

NÃO É NÃO
Durante a 5ª edição da reunião itinerante da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale), a prefeita Elisa Araújo garantiu, com todas as letras, que não vai sair candidata a deputada nas eleições do ano que vem. Presidente da Amvale, Elisa reforçou o desejo de finalizar o mandato e se comprometeu em trabalhar para a eleição de um representante de Uberaba e também em apoio aos deputados que contribuíram com a cidade nos últimos anos.

LIBEROU GERAL
O “não” da prefeita abre as portas da região para que outros candidatos se aproximem, especialmente os deputados que buscam reeleição. Alguns deles têm participado ativamente de eventos e reuniões em alguns municípios, visando justamente ampliar sua votação em 2026. Havia grande expectativa de que a prefeita se decidisse por disputar a eleição para federal, sobretudo em razão da sua liderança na região e do trabalho político que vem fazendo para fortalecer o Triângulo Sul. Uma coisa seria reunir os prefeitos da Amvale para trabalhar o nome de Elisa para deputada federal. Outra será motivá-los a caminharem juntos em torno de um nome de Uberaba, ainda indefinido. O “não” da prefeita pode ter jogado um pouco de água fria na fervura.

CURVA NA RETA
No fim de semana, em grupo de política no Whatsapp, houve uma enquete sobre a dobradinha mais improvável para 2026. Numa das opções estavam Elisa (federal) e Franco (estadual). Ganhou disparado da segunda colocada, que foi Tony (federal) e Mariscal (estadual).

AUDIÊNCIA
Audiência pública na Câmara Municipal para prestação de contas da Educação, na tarde desta segunda-feira, serviu para mostrar um quadro que talvez passe desapercebido da população.  Tanto que mereceu elogios do sempre crítico vereador Túlio Michelli (PSDB). Aliás, a audiência transcorreu em clima de paz e respeito por parte dos vereadores, sensibilizados com a situação familiar enfrentada pela secretária Juliana Petek.  

NÚMEROS
Chamou a atenção durante a audiência pública a fala de Alexandre Lenon, quando ressaltou que a Secretaria de Educação tem insistido na realização periódica e sistemática das avaliações com os alunos da rede municipal, para identificar o grau de aprendizagem sobre as matérias lecionadas em sala de aula. Com isso, é possível perceber se o aluno entendeu todo o enunciado para responder corretamente ou, quando erra, permite à Secretaria saber onde a intervenção tem de acontecer. “A Secretaria de Educação está acompanhando em tempo real o desempenho pedagógico dos alunos, em Português e Matemática, que são as mais importantes”, frisou Alexandre Lenon. Esse reforço é importante, segundo ele, para que os resultados nas avaliações nacionais do MEC mostrem um bom desempenho de Uberaba, uma vez que impactam os repasses de recursos do Estado e da União para custeio da Educação. Vale destacar que nos últimos anos Uberaba não tem apresentado números animadores. O que se pretende é virar esse jogo.

DESISTÊNCIA
Outro grande desafio da Semed, segundo Lenon, tem sido manter o quadro de profissionais da pasta. Ele contou que  já foram feitas várias convocações este ano, mas muitos desistem. Citou como exemplo as 254 convocações para efetivos: 56 não assumiram e 198 ingressaram na rede. Dentre os designados, das 992 pessoas chamadas, apenas 428 foram nomeadas temporariamente. Os outros não se interessaram.  Tem mais: Das 1.246 convocações neste ano – sendo 1.094 do magistério e 152 do administrativo escolar, somente a metade ingressou na rede. Sem contar os 301 desligamentos (final de contrato) e 104 de efetivos (abandono do cargo, morte, etc)

TRANSPORTE ESCOLAR
“O transporte escolar tem de ser para quem precisa” – destacou Lenon, destacando que em 2022 a Prefeitura contava com 45 ônibus e hoje são 55. Boa parte faz 2 a 3 viagens por dia. “Há uma demanda muito alta”, segundo Lenon, mas a Prefeitura tem disponibilizado o transporte para todos os alunos na zona rural, enquanto na cidade, apenas para alunos que moram a mais de 2km de distância da escola. Ele ressaltou, ainda, que não se justifica disponibilizar transporte para aluno frequentar escola em outro bairro, se perto da casa dele tem uma escola. Hoje a Prefeitura transporta 1.543 alunos na zona rural, mais 3.653 mil na zona urbana, totalizando 5.196 alunos.

OUTUBRO ROSA
Médicos mastologistas vão abordar os aspectos da prevenção e tratamento do câncer de mama, durante evento que marcará a abertura do Outubro Rosa no Hospital Hélio Angotti, nesta quarta-feira, às 14h. Um dos focos será a importância da mamografia como exame preventivo. Música, cuidados de beleza e confraternização também estão na programação. Vale destacar que entre 2020 e 2024, segundo o Registro Hospitalar de Câncer, 1.148 novos casos de câncer de mama foram diagnosticados em mulheres, apenas no Hélio Angotti. Em 2022, no pós-pandemia, foram 263, o maior número deste período. Números que reforçam a necessidade de informar sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos disponibilizados pela instituição.

CIRCUITO
Circuito E-Minas vai movimentar o setor empresarial de Uberaba nesta quarta-feira, no auditório da Aciu, entre 8h e meio dia. O tema principal do evento será “Conectando Minas: Foco na Diversificação Econômica”, com o objetivo de explorar estratégias inovadoras para impulsionar a economia local e regional. O foco na diversificação econômica em Minas Gerais será o tema central dos debates que contarão com a participação do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo; da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; do diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade; do diretor técnico do Sebrae, Douglas Cabido; e secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Neto, e do presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, presidente da Federaminas. Os empresários Arnaldo Santos Júnior e Arnaldo Santos Neto, da Fardas Uniformes, são convidados especiais para contar um pouco sobre a trajetória de sucesso dessa indústria genuinamente uberabense, que já domina o mercado nacional e parte agora para conquistar Estados Unidos e Canadá. Vale a pena fazer sua inscrição pelo Sympla, lembrando que o evento é gratuito e aberto ao público.

NO FOCO
Por falar em  investimentos, o vereador Luiz da Farmácia (PL) esteve com o vice-presidente executivo da Cemig, nesta segunda-feira. O vereador pediu ajuda de Marcos Montes para liberar a demanda de energia para viabilizar a instalação em Uberaba de duas empresas ligadas ao agro. Uma delas se dedica ao plantio e processamento de frutas. A outra, além do plantio, também distribui polpas de frutas. Marcos Montes sinalizou positivamente para o rápido atendimento à demanda. O vereador também solicitou adequações, melhoria e reforma da rede de energia na Ceasa, onde essas duas empresas (de grande porte) pretendem operar.

Vereador Luiz da Farmácia levou demanda ao vice-presidente executivo da Cemig, Marcos Montes, para viabilizar dois novos investimentos em Uberaba e ligação de energia para os moradores do bairro rural Paz na Terra. Na foto, Marcos Montes, Luiz e o assessor Alexandre Ribeiro. (Foto/Divulgação)

Vereador Luiz da Farmácia levou demanda ao vice-presidente executivo da Cemig, Marcos Montes, para viabilizar dois novos investimentos em Uberaba e ligação de energia para os moradores do bairro rural Paz na Terra. Na foto, Marcos Montes, Luiz e o assessor Alexandre Ribeiro. (Foto/Divulgação)


 

Vereador Luiz da Farmácia levou demanda ao vice-presidente executivo da Cemig, Marcos Montes, para viabilizar dois novos investimentos em Uberaba e ligação de energia para os moradores do bairro rural Paz na Terra. Na foto, Marcos Montes, Luiz da Farmácia e o assessor Alexandre Ribeiro. (Foto/Divulgação)

ALÔ ALÔ
Exemplares da 89ª edição da JM magazine estarão nas bancas e pontos de venda a partir desta terça-feira. Tem uma infinidade de assuntos nas quase 200 páginas da revista. Aproveite!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por