Foto/Divulgação
Diplomação do jovem deputado federal Franco Cartafina, eleito por Uberaba, foi cercada de grande emoção na quarta-feira (19). Nem mesmo a troca de sopapos entre parlamentares tirou o brilho da solenidade que diplomou também o deputado estadual Heli Andrade, campeão de votos na eleição de outubro
Tempo pra pensar
Depois de quase duas horas de discussões dos vereadores e representantes do Executivo a portas fechadas na manhã de ontem, o projeto de lei que pretende autorização legislativa para o município contratar financiamento da ordem de R$49 milhões deixou de entrar em pauta para votação na última sessão do ano. Ficou para 2019, para Executivo e Legislativo pensarem melhor sobre o assunto e amadurecerem a ideia.
Escala de prioridades
O empréstimo, no caso, seria destinado a obras de recapeamento (Recape), reforma do corredor do BRT na avenida Leopoldino de Oliveira, construção de um Centro Tecnológico (CT) de sete mil metros quadrados na Univerdecidade e um Centro de Distribuição (CD) na área do Horto Municipal. O CT e o CD, juntos, consumiriam em torno de R$25 milhões. E foram essas duas obras que provocaram toda a discussão. Os vereadores consideraram que essa despesa não é prioritária e queriam decotá-la do projeto, deixando apenas o Recape e o corredor do BRT, por serem realmente necessários. Chegaram a dizer que seria indefensável perante a comunidade a aprovação do empréstimo para viabilizar o CT e o CD, num momento de crise e emergência financeira do município como o atual.
Tudo ou nada
Por um lado, o prefeito Paulo Piau tem razão em tentar criar condições para o Parque Tecnológico decolar. É a garantia do futuro para o desenvolvimento de Uberaba, sem dúvida. Esse CT abrigaria as startups num local adequado, uma espécie de usina de tecnologia autossustentável, nos moldes do que existe no Sul do país. Por outro, entretanto, o momento é ingrato para o município contrair novas dívidas. Além disso, embora a ideia da construção do CT seja excepcional, ele poderia ser redimensionado ou talvez executado por módulos, chegando a um formato mais modesto em relação aos sete mil metros quadrados de área construída que foram propostos.
Modelo
Programa “Criança Feliz”, do governo federal, vai fechar 2018 com 654 crianças e gestantes atendidas em Uberaba. A meta, segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury, é alcançar a meta de 800 crianças e gestantes atendidas. Em nível nacional, Uberaba está sendo considerada modelo na implantação desse programa.
Público-alvo
O programa Criança Feliz atende crianças de zero a três anos e gestantes beneficiárias do Bolsa Família de forma abrangente, com ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. São visitas semanais para orientação às famílias.
Um ou outro
Motoristas uberabenses continuam ignorando o perigo do uso do celular no trânsito. De primeiro de janeiro até ontem, 3.295 motoristas foram multados em Uberaba por falar ao celular enquanto dirigiam. Outros 943 motoristas foram autuados por manusear o celular (mandando WhatsApp, ou conferindo redes sociais), e 989 motoristas também foram flagrados utilizando o celular de alguma forma, mesmo quando parados no semáforo. São mais de cinco mil pessoas que não sabem escolher entre o volante e o celular. Esse número tem aumentado consideravelmente, o que revela o desprezo dos uberabenses pela própria segurança e a de terceiros. Sem contar a “dor” no bolso que essas multas representam...
Negligência extrema
Números de infrações no trânsito têm aumentado também em relação à falta de uso de cinto de segurança. Entre 1º de janeiro e ontem foram registradas 2.785 autuações em decorrência dessa infração. Já o avanço de sinal resultou em 2.029 autuações no mesmo período.
Até quando?
Já se vão 15 meses de paralisação da obra da passagem de nível na BR-050, na altura do antigo clube Cascata (do USC). A Integral Engenharia abandonou a obra e até agora não há previsão sobre o futuro daquele amontoado de ferros entre mato na rodovia. Aliás, não se sabe como, nem quando, nem por quem será retomada a obra...
No ar
Cerimônia de entrega do helicóptero para o Samu Regional de Uberaba está marcada para as 10h de hoje, na Univerdecidade. Para essa conquista houve trabalho efetivo de lideranças empresariais locais, especialmente da Aciu, assim como do deputado estadual Tony Carlos. Tomara que o helicóptero não tenha serviço, mas será de grande valia para o salvamento de vidas envolvidas em acidentes de trânsito principalmente.
Novo dono
Grupo Abril, que edita as revistas Veja, Cláudia, Quatro Rodas, entre outras, foi vendido ao advogado carioca Fábio Carvalho, especialista em recuperação de empresas. O negócio agora será analisado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e finalizado em fevereiro de 2019. Essas são informações contidas na nota oficial publicada pela Abril nesta quinta. Em agosto deste ano, com pedido de recuperação judicial, a editora anunciou o fechamento de revistas e demissões em massa de funcionários.