ALTERNATIVA

Empreendedor espera há um ano legalização de loteamento na Prefeitura

Lídia Prata
Publicado em 05/07/2017 às 09:27Atualizado em 16/12/2022 às 12:12
Compartilhar

Razão e sensibilidade

Resultado da reunião entre secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, e os jornaleiros de Uberaba não poderia ser melhor. O secretário ouviu as ponderações dos jornaleiros e entendeu as aflições da categoria, diante da iniciativa de padronização das bancas de jornais e revistas. Do encontro resultou que a secretaria vai manter a estrutura das bancas tal como é atualmente, em vez de obrigar os jornaleiros a investir em contêineres. As bancas serão devidamente cadastradas e pagarão aluguel pelo espaço público ocupado. Tudo com contrato escrito e a necessária segurança jurídica para as partes. Em contrapartida, as bancas terão a parte externa padronizada em cores a serem definidas e serão oficializadas como pontos de informação turística. Para isso, os jornaleiros receberão capacitação específica, além de visitarem os pontos turísticos de Uberaba para conhecê-los melhor. A proposta teve 100% de adesão.

Novas frentes

Ainda na reunião entre o secretário José Renato Gomes e os jornaleiros ficou definido que as bancas de jornais e revistas poderão vender outros itens, desde que não haja manipulação de alimentos no local. Cartões de telefone, saquinhos de batata chips ou similar, flores, ingressos para shows e eventos em geral, cartões-postais, etc. Outros produtos sugeridos pelos jornaleiros serão submetidos pela subsecretária Anne Nóbrega à consulta sobre viabilidade jurídica. Depois disso, caberá ao prefeito Paulo Piau dar a palavra final, o que certamente será favorável às propostas definidas na audiência dessa terça-feira.

Boas notícias

Vinda do secretário de Estado da Fazenda a Uberaba, nessa sexta-feira, deverá resultar no anúncio de boas notícias à cidade. Além de receber o título de cidadania, o secretário José Afonso Bicalho deverá anunciar novos investimentos no município, com geração de emprego e renda. Um desses empreendimentos virá do setor de logística e, segundo consta, é de grande porte.

Era digital - Cartórios de Protesto em todo o Estado deixarão de publicar editais na imprensa. Provimento 341/2017, da Corregedoria de Justiça, institui a intimação eletrônica. Com isso, o devedor que não for intimado pessoalmente passará a ser intimado pelo site do Instituto de Protestos de Minas Gerais.

Definições – Batido o martel abertura do Hospital Regional colocará 55 leitos à disposição da população nessa primeira etapa. Os outros leitos serão disponibilizados na sequência, de acordo com cronograma realista.

Briga boa

Vereador Kaká Carneiro está comprando uma briga boa. Na tarde dessa terça-feira, ele representou ao Ministério Público Federal contra a concessionária Triunfo Concebra por quebra de contrato. Na representação, o vereador enumera uma série benfeitorias que a Triunfo já deveria ter realizado, como a duplicação da BR-262 - trecho compreendido do entroncamento da BR-153 até Nova Serrana. Cita, ainda, a sinalização e recapeamento asfáltico negligenciados pela concessionária nesses cinco anos de contrato. Tem mais: Kaká sustenta que o reajuste no preço do pedágio foi ilegal, pegando os usuários de surpresa.

Acorda, gente!

Enquanto o Desenvolvimento Econômico corre atrás de investimentos para cá, outras secretarias municipais parecem remar contra o progresso da cidade. Advogado de um empreendedor de fora reportou à coluna que já não sabe mais a quem recorrer, pois seu cliente está desde junho do ano passado tentando investir em Uberaba, e está a ponto de desistir, tal a morosidade no andamento do processo. Tem mais de um ano que ele espera da PMU a emissão de diretrizes urbanísticas, sem sucesso. “O processo está parado desde janeiro, sem qualquer andamento substancial. Certamente, um enorme prejuízo para nosso município, pois se trata de um novo bairro para Uberaba, contendo área comercial, área mista predial e condomínio horizontal. São 74 hectares de área construída que, até o momento, 'dormem' na PMU.” Alô, Seplan! Sebo nas canelas aí, pessoal!

Passo de tartaruga

O processo do novo loteamento pretendido pelo investidor de fora iniciou a tramitação no dia 21 de junho de 2016. Chegou no dia seguinte à Secretaria de Planejamento para análise técnica. Saiu da Seplan em 21/9 e só foi recebido no Departamento de Recursos Ambientais em 13/10. Como assim? Ficou onde nesses 23 dias??? Bom, vamos lá: no dia 17 de outubro o processo foi recebido no Codau, onde ficou até 28 de novembro para análise. Voltou para a Seplan no dia 6 de dezembro e de lá não saiu mais. Aliás, nem “andou”... Inadmissível! Poder Público tem de facilitar a vida de quem quer investir na cidade, em vez de atrapalhar...

Megassucesso

O restaurante Madero promoveu um soft opening na sexta-feira, prática tradicional nos Estados Unidos, que é o funcionamento em fase de teste antes da abertura ao público. No sábado, abriu as portas no Shopping Uberaba e já mostrou a que vei um enorme sucesso! O diretor de Operações da rede Madero, Rafael Mello, recebeu convidados como o superintendente do Shopping Uberaba, Guilherme Vilela de Castro e Silva, acompanhado do presidente da Assoceu (Associação dos Lojistas do Shopping Center Uberaba), Ildeu Kazeoca, e dos gerentes do Shopping, Luís Fernando Gobbo (Comercial), Valéria Cunha (Adm-Financeiro), Sara Fantato (Controller), Marcelo Paiva (Operações) e Néliton Silveira (Engenharia). Aprovaram tudo, inclusive a novidade por aqui, que é o pager que vibra quando o pedido está pronto. A rede não é contra a terceirização, mas prefere ela própria produzir tudo o que é usado nas suas opções de cardápio. De primeiro mundo até a filosofia de anunciar a chegada à cidade: um jantar beneficente em prol da Apae Uberaba, marcado para o dia 11.

Shopping Uberaba

Rafael Mello (centro), com Guilherme Vilela e Ildeu Kazeoca, comemora o sucesso do Madero no Shopping Uberaba; o melhor hambúrguer do mundo agora ao nosso alcance

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por