Finalmente a ZPE tem empreiteira vencedora da licitação para as obras de implantação da primeira etapa. E empreiteira de Uberaba, o que é melhor. Nesta quinta-feira foi realizada a abertura do único envelope com proposta de preço da empresa habilitada, a Quatro Construções MCGF Ltda. Para a execução do projeto de implantação desta primeira etapa da Zona de Processamento de Exportação de Uberaba a Quatro Construções apresentou o preço de R$ 1.473.257,08 para a construção de guarita de controle, pórtico de acesso com cobertura, pavimentação asfáltica e fechamento da área, serviços estes que terão de ser executados no prazo de três meses contados da expedição da ordem de serviço, que será encaminhada após a assinatura do contrato. Agora só falta o governo federal deferir o pedido feito pela Prefeitura para prorrogação do prazo de conclusão dessa etapa. Aí poderemos respirar aliviados, com a certeza de que não haverá retrocesso na história da nossa ZPE, que é a única de Minas Gerais.
OLHA A FILA!
Pense num pessoal irritado no último grau. Multiplique por um milhão e eleve à milésima potência. Assim estavam os servidores municipais esta semana, diante da dificuldade para receberem seus salários no Banco do Brasil. Filas intermináveis se formaram na quarta e na quinta-feira, em frente à agência da avenida Leopoldino de Oliveira. O que mais se ouviu foi reclamação contra falta de pessoal para atendimento, cartão bloqueado inexplicavelmente, demora e por aí afora.
HORÁRIO ESTENDIDO
Diante da bronca astronômica dos servidores municipais, o Banco do Brasil estendeu o horário de atendimento nesta sexta-feira, com início às 8h30 até 16h, exceto a agência Estilo (avenida Santos Dumont). Na agência móvel, montada no Centro Administrativo, o horário será das 10h às 15h, mas quem estiver na fila e receber ficha será atendido mesmo após o horário limite. Oremos!
SERÁ COINCIDÊNCIA?
Justiça Federal em Uberaba voltou a marcar audiências nos processos de aposentadoria que estavam parados desde 2019. Não se sabe por coincidência ou em resposta à reclamação contra a demora na marcação dessas audiências, publicadas nesta coluna a partir de desabafo da advogada previdenciarista Patrícia Teodora. Seja como for, valeu! Os pobres coitados que tanto precisam dessa prestação jurisdicional agora podem ter um fio de esperança de que vão conseguir receber o que lhes é de direit a aposentadoria. Valeu!
ACABOU! ACABOU!!!!
Acredite, se quiser: quando a imunização infantil contra Covid embalou, a secretaria municipal de Saúde foi obrigada a suspender a vacinação, porque as doses acabaram. Nesta sexta-feira, dia 4, e na segunda, dia 7, não haverá vacinação. Agora já seriam vacinadas as crianças da faixa etária de 5 anos de idade. Mas vão ter de esperar a chegada da nova remessa, prevista para terça-feira da semana que vem, ainda. Socorro!!! Com perdão do trocadilho, mas “é o fim da picada”!
DECOLAGEM ABORTADA
Números do vacinômetro mostram que até esta quinta-feira foram vacinadas 6.599 crianças em Uberaba.
ABUSOU!
Ninguém deseja isso para empresa alguma, mas o abuso ali no Pier Brasil, da avenida Nenê Sabino, passou dos limites e acabou motivando a interdição do estabelecimento pelos fiscais de Posturas, em razão do descumprimento reiterado das normas preventivas à Covid-19 contidas no Decreto municipal 1627/2022.
Outros barzinhos poderão sofrer a mesma punição, se continuarem insistindo em superlotação, tolerância a clientes que consomem bebida alcoólica em pé, negligenciam o uso de máscara e por aí vai. Já há aposta de que o próximo a ser lacrado está localizado nas cercanias do Parque Fernando Costa…
QUE CONFUSÃO!
Professores do IFTM, campus Uberaba, foram surpreendidos com a decisão do adiamento do início do ano letivo para 7 de março. Mas essa decisão do Comitê de Crise atingiu apenas o campus fazenda. No campus da Univerdecidade a data de 7 de fevereiro está mantida. Foi tanta confusão sobre o assunto, que nem o pessoal da Comunicação da instituição entendeu o que se passava e acabou publicando informação equivocada nas redes sociais. Pela manhã, o diretor do campus Uberaba, Professor Marcelo Ponciano, enviou nota para corrigir a informação publicada nas redes sociais do próprio IFTM.
FOI BEM
O vereador Túlio Micheli não deixou barato o oba-oba desnecessário do colega Anderson Dois Irmãos na sessão da Câmara desta quarta-feira. Anderson disse que não vacinará seu filho contra Covid e relatou ter enviado ofício à prefeita para desobrigar os pais de levarem os filhos para a imunização. Túlio não se aguentou e passou uma descompostura (na categoria) no colega. Fez bem. Primeiro, porque essa discussão sobre a vacinação infantil é totalmente descabida. Aliás, o vereador Andreson não tem conhecimento científico para discutir sobre esta matéria. Segundo, porque a Câmara não é local apropriado para essa discussão. Por último, Anderson presta um desserviço à população, com essa conversa fiada. Será que não há nada mais importante na cidade para os legisladores discutirem em plenário? Francamente!
CASO ISOLADO
Em entrevista à Rádio JM esta semana, o vereador Caio Godoy disse que entende a decisão do vereador Túlio Micheli de deixar o bloco dos independentes na Câmara, mas não faria o que Túlio fez. Disse mais: não tem intenção de deixar o bloco. Segundo Caio, divergências são comuns, mas não devem significar rompimento.
BOA IDEIA
A implantação de uma clínica municipal animal, anexa à Zoonoses, pode ser uma excelente ideia, segundo o vereador Caio Godoy. Iniciativa semelhante, adotada pela prefeitura de Araporã, tem dado bons resultados e evitado que famílias em dificuldades financeiras se desfaçam dos animais de estimação por falta de condições para cuidar de seus pets. Governo municipal bem que poderia se inteirar sobre o modelo adotado em Araporã, para adaptar para Uberaba.
VAI DEMORAR
A reforma do Mercado Municipal não tem nem garantia de começar este ano. Enquanto os permissionários não se entenderem sobre onde ficarão durante as obras, não é possível iniciar o trabalho, segundo o secretário do Agronegócio, José Geraldo Celani. O grande problema é que o tempo vai passando, os materiais de construção encarecendo, assim como com a mão de obra. No final, os recursos destinados pelo Ministério da Agricultura poderão se tornar insuficientes para bancar a reforma total do prédio. Quanto mais os permissionários demorarem nessa decisão, maior será o prejuízo para eles próprios.
O que será que o anjo da guarda respondeu ao ex-prefeito? Estou curiosa…