ALTERNATIVA

Empresariado local reclama da excessiva carga tributária

Reunião da diretoria da Aciu com o vice- presidente (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 19/06/2013 às 10:17Atualizado em 19/12/2022 às 12:24
Compartilhar

Presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, recebeu o vice-presidente do Indi-MG, na reunião de segunda-feira. Casa lotada para ouvir Maurício Cecílio

Acorda, Dilma!

O aumento do preço das passagens de ônibus pelo Brasil afora foi apenas a gota d'água a motivar os brasileiros a saírem às ruas para protestar. Os R$0,20 a mais na passagem (ou R$0,40, considerando ida e volta) pesam no bolso de quem anda de ônibus. Mas este não é o único peso. Ele simboliza a raiva contra a prioridade dada pelo governo ao construir estádios monumentais de futebol em detrimento de postos de saúde e de escolas. Representa a indignação contra o excesso de ministérios e agências reguladoras que consomem rios de dinheiro enquanto a aposentadoria do cidadão comum mal dá para pagar a conta do supermercado e da farmácia. Pesa a falta de investimentos em saneamento básico na periferia das cidades, enquanto o governo enterra o dinheiro que pagamos em impostos em toda espécie de desperdício. O grito dos brasileiros nas manifestações é o recado do povo aos governantes. Não somos bobos. Chega de “bolsa” disso e daquilo. Chega de enfiar aumentos de preços goela abaixo de todo mundo. É hora de nossos governantes nos olharem com mais respeito e dignidade. É este alerta que a presidente Dilma, os prefeitos, governadores, os políticos e até a imprensa têm de ouvir e saber interpretar.

Palavra de ordem

Reunião da diretoria da Aciu com o vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi) de Minas Gerais, Maurício Cecílio, serviu para os empresários uberabenses desabafarem. Indi, como se sabe, é o grande fomentador de negócios do governo mineiro. Mas o empresariado local reclamou da excessiva carga tributária, especialmente no Estado, o que tem sido considerado motivo para fechamento de muitos negócios na cidade. Depois de ouvir e de dizer que a secretária Dorothea Werneck está disposta a ajudar Uberaba a conquistar novos empreendimentos, Maurício arrematou: “Trabalhamos para não deixar que nenhuma empresa feche as portas”.

Novo foco

Durante a reunião na Aciu, Maurício Cecílio revelou que o Governo Anastasia está focado na atração de investimentos de alta tecnologia, sem diminuir a importância dos setores tradicionais. Os empreendimentos da chamada “nova economia” têm aumentado consideravelmente sua participação na produção de riquezas em Minas Gerais e dizem respeito a dezenove setores prioritários, como tecnologia da informação, componentes eletrônicos, softwares, aeronaves, aeroespacial e às ciências da vida, como a indústria farmacêutica, a nanotecnologia e a biotecnologia, entre outros segmentos.

Tartarugas – Se a Prefeitura atender a todos os 423 pedidos de instalação de quebra-molas , Uberaba terá mais “tartaruga” do que rua...

 

Inevitável – Prefeito Paulo Piau reconhece que a “tartaruga” é um “mal necessário”. Se todos os motoristas tivessem educação no trânsito, os quebra-molas seriam dispensáveis. Por outro lado, colocar radares fixos nas ruas custa caro para os cofres públicos, o que inviabiliza a alternativa moderna em Uberaba, segundo explicação do prefeito.

 

Valeta irritante

Por falar em trânsito, vale a pena a Prefeitura dar um jeito na valeta existente na esquina da “Praça do Grupo” Brasil com Presidente Vargas. No local há um sinaleiro. Mas quando acende a luz verde, a valeta atrapalha o escoamento dos veículos no sentido da Sete Setembro rumo à Segismundo Mendes. Passam no máximo três veículos até o sinal fechar novamente. Quando há ônibus ou caminhão, nenhum outro automóvel consegue vencer a esquina...

Confusões da Copa

Não há qualquer acordo firmado entre o Sindicomércio e o sindicato dos empregados no setor para fechamento das lojas hoje à tarde, no horário do jogo da seleção Brasileira. Cada um que faça como quiser.

Ar livre

Por conta dos perigos de contaminação pela gripe suína, o casamento comunitário marcado para sexta-feira foi transferido do Vera Cruz para o Cemea Abadia. Aglomerações de pessoas em locais fechados estão suspensas até passar essa onda de gripe suína.

Dois pesos, duas medidas...

Segunda fase do Exame de Ordem, domingo passado, deixou universitários de Direito em polvorosa. Consta que a prova foi dificílima. A começar pela prova de Penal, que priorizou revisão criminal, tema pouco ou quase nada explorado nos cursos de Direito e nos cursinhos preparatórios para Exame de Ordem. Já a prova de Direito Civil teve questões adaptadas de textos de internet...

Solidariedade

O vereador Franco Cartafina é autor da Moção de Solidariedade à jornalista Giuliana Vallone, da Folha, atingida no olho direito por uma bala de borracha disparada por um policial durante manifestação na quinta-feira passada. Giuliana é uberabense e se formou em Jornalismo na PUC/SP, em 2007.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por