ALTERNATIVA

Empresário é lembrado

Finalmente o empresário Tião Silva foi lembrado para homenagem especial

Lídia Prata
Publicado em 12/04/2013 às 08:31Atualizado em 19/12/2022 às 13:41
Compartilhar

Reitor Marcelo Palmério e sua equipe do Hospital Universitário receberam a visita

do secretário Fahim Sawan esta semana, que conferiu de perto os leitos disponibilizados para maternidade

Boas ideias

Não ficou só no blablablá o encontro de prefeitos mineiros realizado ontem em Uberaba. Pelo contrário. Reunião foi altamente proveitosa. Durante o dia todo, mais de 90 prefeitos discutiram seus problemas e apresentaram algumas soluções muito interessantes para problemas comuns a todos os municípios. A dengue ocupou grande parte dos debates, mas dividiu atenções com a judicialização da saúde.

Capina química

Uberaba é um dos únicos municípios mineiros onde a capina química está proibida, por ação do Ministério Público. Reflexo disso ou não, mas o fato é que Uberaba também está entre as cidades com maior índice de infestação pelo mosquito da dengue, liderando lamentavelmente o ranking do número de mortes causadas pela doença.

Capina química II

No encontro de prefeitos, ontem, foi discutida a proposta de demonstrar ao MP que hoje existem no mercado diversos produtos eficazes no combate ao mato, mas que não agridem o meio ambiente, como aqueles tradicionais do passado. Aliás, vários municípios mineiros já utilizam, com sucesso, esses produtos de nova geração. Este será o desafio de Uberaba, já que limpar terrenos, praças, áreas públicas só com enxada e máquinas costais não tem dado resultado. Pelo contrário. A Prefeitura acaba de limpar uma área e logo em seguida o mato já está de volta.

Perícia – Um dos destaques no encontro de prefeitos foi a sugestão de levar ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais uma proposta visando padronizar os critérios em todas as comarcas do Estado, no que se refere às ordens judiciais para o fornecimento de remédios pelas Prefeituras. Os prefeitos entendem que o Judiciário deve exigir perícia para constatar a necessidade (ou não) dos remédios, antes de ordenar às prefeituras que os forneçam.

Constitucional – O grande obstáculo que a proposta dos prefeitos poderá enfrentar para viabilização é que a saúde é um direito constitucionalmente assegurado a todos os brasileiros. E aí o SUS acaba pagando medicamentos a quem realmente precisa, e a outros que poderiam custeá-los do próprio bolso, como reclamam os prefeitos.

Pleno vapor

Em visita esta semana ao Hospital Universitário da Uniube, o secretário municipal Fahim Sawan pôde constatar que os 11 leitos destinados à maternidade estão “nos trinques”. Fahim foi recebido pessoalmente pelo reitor Marcelo Palmério e por Denise Dias Monteiro, responsável pela Diretoria de Serviços da Saúde da Uniube. Esses leitos foram equipados justamente para atender emergencialmente às pacientes do serviço público de saúde na cidade, diante do fechamento do Hospital Beneficência Portuguesa. “Embora o HU tenha sido concebido para ser um local de evolução acadêmica, vem prestando grande ajuda ao município com atendimentos à população” – frisou o reitor.

Brilhando

Professor Lúcio Delfino participará como palestrante do primeiro seminário de Direito Processual, em Canela (RS), em homenagem aos 30 anos de docência do Prof. Araken de Assis, um dos juristas exponenciais do país. Lúcio Delfino proferirá sua palestra neste sábado, sobre o tema “julgamento por equidade e o estado democrático de direit elogios e críticas à nova versão do CPC projetado”. Lúcio é hoje, seguramente, um dos jovens processualistas brasileiros de maior respeito e projeção no Direito brasileiro.

Geografia da palavra - Centro de Cultura José Maria Barra será palco do espetáculo “Geografia da Palavra em Concerto”, hoje, às 21h. Espetáculo baseia-se na obra do colega jornalista e acadêmico Jorge Nabut.

Show de prêmios - Também hoje, a partir de 20h, a Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba (Vencer) promove um show de prêmios no salão da Igreja de Nossa Senhora da Aparecida para arrecadar fundos para os projetos da entidade, como pagamento de medicamentos, compra de alimentos para cestas básicas e produtos para kits de higiene.

Enfim!

Finalmente o empresário Tião Silva foi lembrado para homenagem especial do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande, o Cigra. Tião, que foi fundador da Assídua e um dos mais atuantes empresários da cidade em todos os tempos, emprestará seu nome ao troféu que consagra o industrial destaque escolhido pelo Cigra, no caso, Salem Ibrahim El Messih. Festa será no dia 29, às 20h, no auditório da Fiemg.

Troca saudável

Em vez de perfume, tem muita gente usando repelente antes de sair de casa. Em tempos de dengue, vale tudo...

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por