ALTERNATIVA

Empresário uberabense ganha prêmio nacional de inovação

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 18/03/2022 às 20:15Atualizado em 18/12/2022 às 23:39
Compartilhar

UBERABA EM TODAS!

Olha que bacana: a empresa uberabense Televale, comandada pelo empresário Carlos Humberto de Oliveira, ganhou o Prêmio Nacional de Inovação, conferido pelo Sebrae e Confederação Nacional da Indústria e incentivado pelo Ministério da Economia e Ministério da Tecnologia. Dentre mais de 2.100 empresas brasileiras inscritas, a Televale foi a única empresa de Minas Gerais selecionada na categoria inovação de produto. Ela concorreu com um sistema de alerta de emergência em massa, de alta tecnologia, desenvolvido para notificar a população na iminência de catástrofes, como enchente, rompimentos de barragem e similares. O sistema funciona utilizando torres com sirenes sem fio, alimentadas por painel solar e bateria, e telecomandadas por meio de radiofrequência. Carlos Humberto de Oliveira e seu filho, Pedro Portela, (FOTO ABAIXO) receberam o Prêmio Nacional de Inovação.

FIM DO MISTÉRIO

Depois de muito tititi e blá-blá-blá, Geraldo Alckmin finalmente anunciou sua filiação no PSB. Tucano de carteirinha, o ex-governador de São Paulo deixou o ninho do PSDB para buscar abrigo em outra sigla, única e exclusivamente pela conveniência de se unir ao ex-presidente Lula na disputa presidencial deste ano.

BICO QUEBRADO

Estrategicamente, a escolha de Alckmin para compor a dobradinha foi do próprio Lula. Com isso, o líder petista quebra uma ponta do bico tucano, desfalcando o PSDB de uma de suas principais lideranças.

Resta saber até que ponto o famoso “picolé de chuchu” acrescentará o “tempero” esperado por Lula à sua chapa.

TUDO PELO PODER

Para Alckmin, esta será a última chance para subir a rampa do Palácio do Planalto. Unindo-se ao seu mais tradicional adversário, Alckmin mordeu a língua e esqueceu tudo o que disse sobre Lula ao longo de sua vida pública. A ânsia de poder fala mais alto. Se a dupla vencer as eleições, Alckmin conseguirá finalmente seu intento. Caso contrário, poderá enterrar de uma vez por todas seu futuro político.

COMPASSO DE ESPERA

Por falar em futuro político, o secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Glorivan Bernardes, deve se filiar até o dia 2 de abril. Não está decidido ainda em qual partido. Mas quando indagado a respeito de sua intenção de disputar as eleições de outubro, ele não titubeia. Diz estar alinhado com a prefeita Elisa e à disposição dela para as missões que lhe forem confiadas, inclusive candidatura, se for o caso.

VAI DEMORAR

Ainda falando sobre a Secretaria de Defesa Social, Glorivan Bernardes acredita que a mudança para o antigo prédio do Jockey Club, na Praça Rui Barbosa, só será possível daqui a um ano e meio, ou dois anos. Pra começar, a Prefeitura terá de mandar projeto para a Câmara, visando a modificação da destinação daquele imóvel. Inicialmente o prédio do Jockey foi adquirido pelo município para ser dado em pagamento de dívida com o Ipserv. Como não serviu ao Instituto de Previdência dos Servidores, ficou abandonado, até despertar o interesse do secretário Glorivan e conseguir o aval da prefeita Elisa para dar uma utilidade a ele. Além da questão legal e burocrática, o prédio terá de passar por uma reforma grande e adequações, sobretudo para sediar o Centro Integrado de Comando e Controle, responsável por monitoramento do Cidade Vigiada, controle do transporte coletivo e segurança orgânica do município.

TUDO JUNTO

Quando estiver pronta a reforma, o prédio da praça Rui Barbosa vai abrigar a SDS com todos os seus departamentos, incluindo Posturas, Trânsito, Educação no Trânsito, Guarda Municipal (comando e centro de treinamento), além da Junta Militar. Não está descartada a possibilidade de contemplar também um posto de atendimento ao cidadão para emissão de documentos municipais diversos.

SEM CHANCE

Ônibus elétricos, vans e microonibus não estão previstos no contrato entre o município e as concessionárias do transporte público. Segundo o secretário Glorivan, esses modais alternativos não estão nos planos da Prefeitura, também. Os veículos elétricos, por exemplo, custam quatro vezes mais caro do que um ônibus movido a diesel.

Por outro lado, Glorivan conta que devem chegar em abril os 20 novos ônibus adquiridos pelas concessionárias para substituir os veículos com 10 anos de uso, conforme estipula o contrato.

VISÃO MACRO

Durante a audiência pública realizada esta semana para tratar de iniciativas e melhorias na segurança pública em Uberaba, a vereadora Lu Fachinelli chamou a atenção dos colegas para uma visão mais ampla do tema. Do ponto de vista estrutural, a vereadora lembrou os avanços com os programas Olho Vivo e Cidade Vigiada, assim como citou a reforma do antigo cadeião, e implantação das delegacias de combate ao racismo e segurança rural. Mas frisou que isso não basta. Disse que os investimentos em segurança devem estar em sintonia com os investimentos em cultura, esporte, moradias, além de uma política pública eficiente no combate à dependência química.

PREVENÇÃO X REPRESSÃO

Lu Fachinelli também lembrou que é preciso uma política especifica e intersetorial para combater a violência contra mulheres negros e homossexuais, que a cada dia cresce mais. “Se repetirmos daqui pra frente os mesmos erros do passado, atuando apenas na repressão, teremos os mesmos resultados do passado, espelhando a reincidência, o ódio e a vingança”.

PRECISAVA MESMO?

“Um absurdo atrás do outro” - desabafou o vereador China, ao tomar conhecimento de que o postinho de saúde do Boa Vista havia sido fechado por dois dias. “O pior é a justificativa exposta em cartaz na porta da unidade de saúde: para trabalho da CODIUB. Ou seja, por mudanças no sistema de informática. Inaceitável”, reagiu China, coberto de razão. A Prefeitura deveria ter providenciado uma alternativa para atendimento à população do bairro nesses dois dias, ou programado as alterações do sistema de informática para horário que não prejudicasse a prestação de serviços de saúde à comunidade.

SUSPENSE

Reitor Luiz Fernando Resende (UFTM) vai guardar a validação da documentação pela Edserh, em Brasília, para divulgar o nome de quem ocupará a superintendência do Hospital de Clínicas, em substituição à Professora Ana Lúcia Simões. Nome deve ser anunciado na semana que vem.

QUE SHOW!!!

Grade de shows da Expozebu está caprichadíssima. Hugo e Guilherme e Matogrosso e Matias abrem a programação no dia 29 de abril. A dupla Zé Neto e Cristiano (minha preferida) vai se apresentar no dia 30, seguida por DJ Sevenn. No final de semana seguinte os shows serão de Henrique e Juliano, George Henrique e Rodrigo, e fechando, no dia 7, o famosérrimo DJ Alok e Maiara e Maraísa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por