ALTERNATIVA

Empréstimos consignados lideram ranking de queixas no Procon

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 24/03/2025 às 21:44Atualizado em 26/03/2025 às 20:14
Compartilhar
 (Foto/Marcelo Casal/Agência Brasil)

(Foto/Marcelo Casal/Agência Brasil)

Nem Cemig nem operadoras de telefonia. O campeão de reclamações de consumidores no Procon, em Uberaba, tem sido o Banco BMG. Dos 5.309 atendimentos realizados aqui até o dia 21, sexta-feira, a maioria esmagadora foi relacionada a cobranças indevidas e dificuldade para resolver pendências com o BMG. De acordo com o presidente Anderson Romero, no ranking das empresas campeãs de reclamações pelos uberabenses aparece em segundo lugar a Cemig, seguida pela Claro e pela Algar.

SUCESSO
Foi um sucesso a primeira semana de atuação do Procon Móvel em Uberaba. A unidade volante percorreu comunidades rurais, incluindo Peirópolis. Embora muita gente ainda não tenha se dado conta da utilidade desse serviço, o presidente Anderson Romero revela que a procura por orientação foi muito positiva. Tem mais: nesta quarta-feira (26), o Procon Móvel estará na avenida Ramid Mauad. É uma forma muito interessante de facilitar o acesso da população ao Procon, sem precisar descer ao centro da cidade, onde se localiza a sede do órgão.

VENHA CÁ!
Na primeira semana do Procon Móvel nos bairros rurais, o pessoal da Cemig esteve junto com os técnicos do órgão de defesa do consumidor. O convite do presidente Andersom foi providencial, dado o volume de queixas ouvidas. Além disso, vários problemas foram resolvidos ou esclarecidos ali mesmo, na hora.

APLICATIVO
Codiub está finalizando um novo aplicativo, desenvolvido a pedido do Procon, que vai possibilitar ao cidadão acompanhar o andamento dos processos administrativos pelo celular. Tudo muito simples e de fácil acesso.

SÓ UM TEMPO
Pelo menos por enquanto o Procon suspendeu as autuações à Cemig e às empresas de telefonia, por conta dos cabos soltos nas ruas. Está aguardando que essas operadoras apresentem o plano de trabalho e executem os serviços de retirada dos cabos, de acordo com o cronograma. Se isso não acontecer, aí, sim, será retomada a fiscalização, com consequente autuação e aplicação de multa.

AINDA NÃO
Por outro lado, o presidente Anderson Romero disse que ainda não chegou ao Procon qualquer queixa contra a empresa responsável pela gestão do estacionamento rotativo nas ruas da cidade. Extraoficialmente elas existem, porque muitos proprietários de veículos têm sido multados em Uberaba por falta de pagamento do ticket de estacionamento. Mas o problema é que muitos números pintados inicialmente nas calçadas já desapareceram ou estão ilegíveis. Por outro lado, não há mais agentes de cobrança nas ruas, ou pelo menos não estão uniformizados como deveriam.

PELO RALO
A propósito, sem funcionar como deveria, o estacionamento rotativo deixa de carrear um valor considerável para os cofres do município. É dinheiro que vai para o ralo, contra uma série de obrigações financeiras para as quais a administração não tem recursos.

DATA CENTER
“Será preciso mudar a regulamentação no Conselho Nacional de ZPEs”. Explicação é do secretário Celso Neto, que, no fim de semana, foi assunto no jornal Diário de Comércio. Na matéria, o secretário destaca que Uberaba pode receber investimentos de até cinco bilhões de reais na Zona de Processamento de Exportações, a partir da implantação de empresas de data center aqui. Celso Neto está otimista e conta que na sua primeira ida a Brasília, este ano, ele apresentou o tema ao Conselho, que, por sua vez, se comprometeu a deliberar até junho. “O Brasil está num movimento muito grande de data center em ZPE, como em Maringá, por exemplo. Lá a ZPE só vai existir se for autorizado ter data center” – diz Celso Neto.

FOCO EM PRODUTOS
Por enquanto, a legislação brasileira só permite a exportação de produtos a partir de empresas instaladas em Zonas de Processamento de Exportação. Como data center não “fabrica produto”, mas presta serviço, terá de ser feito um ajuste formal para regulamentar essa questão. Já se sabe, porém, que antes de junho dificilmente haverá uma flexibilização da norma pelo CZPE.

BOM NEGÓCIO
“Embora o setor de data center não seja um grande gerador de empregos, ele se torna 100% viável em ZPE. Grande parte do maquinário é importada para exportar o serviço. E do ponto de vista de mão de obra, o setor paga uma média bem alta para os colaboradores, que é exatamente o que estamos procurando. A questão no CZPE é permitir que os serviços possam ser exportados. Mas, com essa grande onda de investimentos possíveis, acreditamos firmemente que o governo federal não vai segurar esse boom de desenvolvimento” – reforçou o secretário.

EXPLICADINHO
Quando Cabo Diego anunciou nas suas redes que está montando um escritório “regional”, quis dizer “bairros”. O gabinete regional do vereador já existe, na avenida Lucas Borges. Apenas está mudando de endereço, para a avenida Gabriela Castro Cunha. A explicação detalhada decorre de vídeo por ele postado no fim de semana informando sobre o novo gabinete regional, que foi interpretado como ação para estruturar uma eventual campanha a deputado.

SEGURANÇA
Reunião para a apresentação do projeto de segurança da cidade para a ExpoZebu será nesta quinta-feira (27). De acordo com o comandante Rodrigo Wolf, da 5ª Região da Polícia Militar, alguns pontos já estão definidos, como reforço da tropa especializada. Assim como nos anos anteriores, haverá a participação da cavalaria, da aeronave da PM e da tropa de choque para eventualidade. Além disso, os drones serão utilizados para “enxergar onde o olho humano não enxerga”, como diz o comandante. A intenção é ter uma exposição com máxima segurança este ano.

PAZ
Comandante Wolf percorreu quase todos os municípios da base regional da PM durante o carnaval. Andou mais de 1.600 quilômetros nesses quatro dias e ficou satisfeito com o baixíssimo número de ocorrências registradas. Em toda a região, o único caso realmente grave foi o homicídio em Campo Florido, mas foi um fato isolado.

NOVA FROTA
Polícia Militar já está recebendo as novas viaturas para renovação da sua frota. Agora são pretas, adesivadas em dourado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por