AGORA VAI?
Nas suas redes sociais, a prefeita Elisa anunciou nesta terça-feira que falta pouco para a viabilização do SAMU Regional. Reunião produtiva com o secretário de Estado da Saúde, Fábio Bacchereti, em BH. Além de assegurar recursos para a compra das ambulâncias para o transporte intermunicipal de pacientes, o secretário garantiu aumento da verba destinada ao município para bancar esse serviço. Elisa ainda conseguiu vitaminar o repasse de recursos para o custeio do Hospital Regional.
Tem mais: a audiência com Bacchereti rendeu: a prefeita colocou na mesa a necessidade de reforço para o programa Saúde na Escola, que busca dar atendimento aos alunos com problemas de visão e audição. E ainda pediu mais vacina contra Covid para os baixinhos.
NOVO DESAFIO
Nesta quarta-feira, Elisa tem audiência com o vice-governador, Mateus Simões. Na pauta, o desenvolvimento econômico. Se ela tiver o mesmo sucesso que teve com Bacchereti, certamente terá mais notícias boas para Uberaba. Oremos!
E O PISO?
Enfermeiros aproveitaram o anúncio dos bons resultados da reunião com o secretário estadual de Saúde para cobrar da prefeita o cumprimento da promessa de pagamento, em janeiro, do piso da enfermagem, independente de decisão do governo federal, ou judicial, ou votação pelo Congresso. Elisa reafirmou a promessa: “Estávamos aguardando uma decisão em esfera nacional sobre a fonte de custeio para o pagamento do piso da categoria, o que ainda não aconteceu. Mas as secretarias de Administração, Saúde e Governo estão alinhando para que seja definida uma data para o anúncio do início do pagamento aos profissionais da nossa cidade. Em breve, quando tiver tudo alinhado e definido, vamos divulgar”.
APERTO
A propósito, o vereador Prof. Wander esteve reunido com o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, cobrando o cumprimento da promessa da prefeita de pagar o piso salarial aos profissionais da enfermagem. “Segundo o secretário, o governo está finalizando os estudos técnicos e até a próxima semana teremos mais informações” - enfatizou o vereador.
Cá entre nós: por que até hoje não fizeram esses estudos, se a prefeita fez a promessa à categoria no início do segundo semestre do ano passado?
NOTIFICAÇÃO
A Prefeitura vai notificar a empreiteira responsável pela reforma do Mercado Municipal, por abandono da obra. Embora esta coluna tenha questionado o secretário Aguinaldo Silva sobre a paralisação dos serviços desde as vésperas do Natal, ele garantiu que o cronograma da obra estava sendo cumprido à risca e que a construtora apenas teria entrado em recesso na semana do Natal e Ano Novo. Agora se vê que não foi bem assim… O secretário certamente foi mal informado por sua assessoria sobre o “sumiço” da empreiteira.
PODE DEMORAR
Se de fato a empreiteira Elis Construções, Terraplanagem e Transportes, de Goiânia (GO), não retomar de imediato a reforma do Mercado Municipal, dificilmente a obra será concluída no prazo contratual de 10 meses. Pior: se a Elis desistir do contrato, causará uma tremenda dor de cabeça para a Prefeitura, que terá de convocar a segunda colocada no certame e torcer para que ela se interesse em “pegar” a obra no estado em que se encontra, pelo restante do preço. Vale lembrar que a reforma do Mercadão vai custar pouco mais de R$ 4 milhões. Não se sabe quanto a Prefeitura já pagou à empreiteira até agora. Portanto, acendam as velas para todos os santos!!!
TCHAU, QUERIDO!
Conforme esta coluna previu, o novo adjunto do Gabinete não esquentou a cadeira. Foi nomeado na sexta-feira, dia 6, e exonerado, a pedido, na segunda, dia 9. O rapaz não resistiu à repercussão das notícias sobre seu envolvimento em ocorrência policial, na qual figurou como autor de agressões contra ex-namorada.
O pedido de exoneração foi providencial. Livrou a prefeita Elisa da saia justa de ter de exonerá-lo três dias depois de nomeá-lo para o cargo.
PRÓXIMO VOO
De olho nas eleições de 2024, o PL de Uberaba já está se movimentando. Presidente da Comissão Provisória local, Ellen Miziara esteve no programa O Pingo do Jota desta terça-feira e revelou que os liberais deverão apresentar chapa com nomes fortes para concorrer à Câmara Municipal. Nesse momento, a sigla busca se fortalecer e conquistar novos filiados. Indagada se pretende disputar as eleições para prefeita, Ellen descartou, a princípio, essa possibilidade. Seu foco é a Câmara dos Deputados. Mas não descarta concorrer a vereadora no ano que vem. Tudo vai depender do cenário na época.
EXEMPLO A SEGUIR
Segundo Ellen Miziara, a direita brasileira precisa se fortalecer, tal e qual fez a esquerda. Ela avalia que o PL tem tudo para capitanear esse movimento de direita, visando à ocupação de espaços na política. “Ficar só gritando não adianta. Temos de fazer uma oposição inteligente e propositiva” - destacou.
Vale destacar que o PL - partido do ex-presidente Jair Bolsonaro - elegeu a maior bancada na Câmara Federal.
ASSIM, NÃO!
Embora seja “bolsonarista de carteirinha”, Ellen não foi a Brasília para o ato de domingo. Segundo contou na entrevista à Rádio JM, ela achou que essa manifestação não terminaria bem, porque o clima era de “panela de pressão pronta a explodir”. E mais: revelou que nos grupos de whatsapp ela percebeu que havia “muitas pessoas infiltradas, pedindo Pix, e não tinha uma liderança organizando a manifestação. Era gente com sangue nos olhos” - ressaltou. Ellen ainda condenou os atos de vandalismo, avaliando que “essas não são atitudes de pessoas que lutam por um ideal e um país melhor. Quebradeira é errado, independente de que lado partir”. Foi além: defendeu punição exemplar para os verdadeiros vândalos.