ALTERNATIVA

Enfim, comércio vai poder reabrir

Lídia Prata
Publicado em 17/04/2020 às 20:31Atualizado em 18/12/2022 às 05:44
Compartilhar

ENFIM, COMÉRCIO VAI PODER REABRIR AS PORTAS

Aleluia!

Passava das 18h quando foi finalmente publicado o Decreto 5459/2020, afrouxando as medidas de enfrentamento à Covid-19. Esse é o novo decreto que regulamenta o funcionamento do comércio daqui pra frente. Pelas regras, as lojas poderão abrir as portas, de segunda a sexta-feira, entre 9 e 17h. Sábado não poderão funcionar. Portanto, o efeito da medida só será sentido na segunda-feira, dia 20, véspera do feriado, como esta coluna antecipou na edição de ontem. Os shopping e centros comerciais devem permanecer fechados até o dia 30 de abril. Sem choro nem vela.

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR!

Justiça seja feita: Aciu e CDL trabalharam incansavelmente para conseguir reverter a medida que fechou o comércio em Uberaba, por conta da pandemia de coronavírus. Tanto o presidente Anderson Cadima (Aciu), quanto o presidente ngelo Crema (CDL) não deram trégua ao prefeito Paulo Piau, sem abandonarem o diálogo e a negociação, que são as duas mais poderosas armas numa guerra como esta, em que equilibrar a preservação da vida e a saúde das empresas tem sido o maior desafio.

PORÉM, AH PORÉM!

Nesse primeiro momento, o comércio em geral poderá funcionar, mas permanece proibida a entrada de clientes. As lojas deverão instalar barreiras físicas para impedir o acesso da clientela, mas os lojistas poderão entregar produtos na porta, ou manter o serviço de entrega domiciliar. Além disso, será necessário observar distanciamento de dois metros entre as pessoas na área externa, quando houver fila. Além disso, os estabelecimentos terão de funcionar com equipes reduzidas e seguir todas aquelas regras de higiene, disponibilizar água e sabão, além de álcool em gel. Tem mais: todos terão de usar máscaras, desde os clientes até os atendentes e entregadores. Não interessa que estejam com capacete. Têm de usar a máscara também.

TOQUE DE RECOLHER

Barzinhos, restaurantes e estabelecimentos similares continuam impedidos de receber clientes nos seus estabelecimentos. Podem vender na porta, mandar entregar, etc. Mas também terão de colocar a barreira física na porta para impedir o acesso do cliente. No caso específico do segmento de alimentação, o decreto permite o funcionamento em todos os dias da semana, mas deverão permanecer fechados entre meia noite e 5h. Haverá uma espécie de “toque de recolher”, que, aliás, já havia sido anunciado pelo prefeito Paulo Piau em entrevista à Rádio JM, antes de efetivar a medida. Esse “toque de recolher” atende a solicitação feita pela Polícia Militar, para garantir a segurança nesse período de confinamento.

CABELEIREIROS E AFINS

As regras para os prestadores de serviço são mais rígidas do que para o comércio em geral. Eles poderão atender um cliente por vez, com agendamento prévio, intervalo de 15 minutos entre um e outro para higienização completa do local de trabalho. O novo decreto obriga ainda os prestadores de serviço a disponibilizar água e sabão para lavar as mãos, álcool em gel, e máscaras para atendentes e clientes. Tem mais: no estabelecimento será necessário respeitar o critério de uma pessoa para cada 10m2 e distância de 2 metros entre as pessoas. Bom: fico imaginando como é que manicure e cabeleireiro vão guardar tamanha distância de suas clientes. Impossível!

SÓ URGÊNCIA

Clínicas médicas, odontológicas e veterinárias só poderão atender casos de urgência.

FESTA DE ARROMBA

Quem já anda suspirando de saudade de uma festa vai ter que esperar mais um pouco. Continuam proibidas as festas (públicas e particulares também), shows, atividades de lazer e esportivas, leilões presenciais, reuniões sociais e toda espécie de evento com aglomeração de pessoas.

CATA VELHO

Mesmo considerada inconstitucional por muitos juristas, a medida que proíbe os maiores de 60 anos de ficarem “perobando” por aí está valendo. O novo decreto cita expressamente que essas pessoas “não poderão deixar suas residências, a não ser por alguma necessidade essencial, como ir ao trabalho, praticar esporte individual e em casos de extrema necessidade e cuidados com a saúde, devendo permanecer o mínimo possível nos espaços públicos”. Os desobedientes poderão ser recolhidos e encaminhados às famílias ou instituições.

DUPLA FILIAÇÃO

Ex-presidente da Cohagra, Marcos Jammal (FOTO), reinventou o ditado popular: “mais valem dois pássaros na mão do que um voando”. Para se garantir, Jammal filiou-se no PSDB no dia 4 de abril, mesma data em que assinou a ficha de filiação no MDB, abonado pessoalmente pelo prefeito Paulo Piau. Presidente da Comissão Provisória do PSDB/Uberaba, Thiago Tiveron contou aos ouvintes do programa O Pingo do J, da Rádio JM, que a filiação de Jammal deu-se com aval das executivas nacional e estadual do partido. Foi referendada pelo presidente Paulo Abi-Ackel e já estava acertada 20 dias antes de efetivada. Disse também que o PSDB garantiu a Jammal o que ele queria: ser o candidato do partido a prefeito de Uberaba.

ACERTOS EM BRASÍLIA

Segundo Thiago Tiveron, todas as tratativas de Jammal com a cúpula tucana foram feitas fora de Uberaba. As costuras começaram com o ex-ministro Alexandre Baldy, com quem Jammal trabalhou no Ministério das Cidades, e terminou com o aval de Paulo Abi-Ackel, que chegou a gravar um vídeo, dando as boas vindas ao novo tucano. Esse video caiu nas redes sociais nesta setxa-feira, como se tivesse vazado, mas tenho cá minhas dúvidas desse vazamento...

COMO ASSIM?

Ouvido na sequência, o presidente do MDB/Uberaba, Fabiano Elias, parecia ignorar a traquinagem do ex-presidente da Cohagra. Mas insistiu que Jammal está filiado ao MDB. O que se sabe, porém, é que foi um corre-corre danado em busca de confirmação da informação da filiação de Jammal ao PSDB, dada com exclusividade por esta coluna on-line, na edição desta quinta-feira.

PROCURA-SE

Marcos Jammal “sumiu do mapa” depois que a informação da sua filiação no PSDB foi publicada por Alternativa. Durante todo o dia tentamos contato com ele para saber como essa dupla filiação aconteceu e qual será seu futuro político-partidário. Ele não retornou as ligações, nem respondeu as mensagens de whattsapp, embora em várias oportunidades ele estivesse online... Pois é.

MAIS CEDO

O programa O Pingo do Jota especial de sábado vai começar mais cedo. Neste sábado, dia 18, começará às 8h30, logo após o programa Saúde é com a Gente, comandado por Fabiana Sílbor. Fique ligado na Rádio JM FM 95,5.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por