ALTERNATIVA

Enfim, prefeitura põe empreiteira do mercado pra correr

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 01/03/2023 às 21:39Atualizado em 03/03/2023 às 20:42
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ESCRITO NAS ESTRELAS
Demorou, mas finalmente o governo municipal botou pra correr a irresponsável empreiteira da reforma do Mercado municipal. Empresa de pequeno porte de Goiânia, essa empreiteira desde o começo da obra já mostrava seu despreparo. O serviço nunca teve uma programação coerente e todas as etapas foram abandonadas antes da conclusão. Os banheiros do Mercado são um exemplo: serviço meia boca e pela metade. Como agravante, a empreiteira deixou a etapa da  troca do telhado para a época de chuvas, impondo prejuízos aos permissionários e riscos aos consumidores. Quantas e quantas vezes esta coluna denunciou os problemas que estavam acontecendo no Mercado, desde que essa empreiteira começou a obra? Dezenas de vezes! Desde dezembro já se sabia que ela abandonaria o serviço, por falta de pessoal e de recursos. Depois de notificada, retomou os trabalhos, porém com apenas dois ou três operários. Por tudo isso, estava evidente que essa empreiteira não ia dar conta de terminar o serviço. É uma pena que a rescisão do contrato só tenha chegado agora em razão da burocracia da máquina pública. Essa demora retardou a entrega da reforma do Mercado, que estava prevista inicialmente para ser inaugurada no aniversário de 203 anos de Uberaba…

NOVO PLANO
Deve ser anunciada na semana que vem a data para a assinatura do contrato pela Codau para o plano de macro e microdrenagem de Uberaba. Custo vai girar em torno de R$ 900 mil

PACOTE DE OBRAS
Licitação para a reforma da antiga sede social do Jockey para servir de sede à Secretaria de Defesa Social pode sair a qualquer momento, segundo o adjunto Claudinei Nunes, arrematando: “Tomara que a vencedora termine a obra”. Oremos!

PARA QUANDO?
Em compensação, o processo de licitação para contratação de consultoria visando elaborar o Plano de Mobilidade Urbana não avançou ainda. Esse plano está empacado há anos. Inicialmente seria feito pela UFTM, mas não deu certo. Quem avisa, amiga é: o tempo está passando…

LOTAÇÃO EXTREMA
Na véspera do aniversário de Uberaba, a situação da UPA São Benedito era essa da foto abaixo. Não seria o caso de orientar os motoristas das ambulâncias a levar pacientes para a UPA genérica, para aliviar um pouco a UPA São Benedito?

UPA São Sebastião (Foto/Denunciante)

UPA São Sebastião (Foto/Denunciante)

SEM SUCESSO
Terceirização da fila eletrônica não avançou por conta dos custos. Foi o que revelou a adjunta de Saúde, Valdilene Rocha, durante audiência pública na Câmara, terça-feira. A contratação de empresa de call center ficaria tão cara, que a Secretaria desistiu.

DICA DA LU
Maria Cristina Strama, gestora de contratos do SUS, foi o nome citado pela vereadora Luciene Faquinelli para assumir a Saúde, durante audiência pública de terça-feira.

NOVA DIREÇÃO
Depois de dois anos “batendo cabeça”, a Funel agora tenta recuperar o tempo perdido, sob a batuta de Luiz Medina. Na programação do aniversário da cidade, este mês, tem mais eventos esportivos do que praticamente de todas as outras pastas juntas.      

SEGURANÇA
Secretaria de Defesa Social já pediu ao Planejamento que apresente projeto para dar mais segurança às estações de ônibus, de modo a dificultar ao máximo a ação de vândalos e, principalmente, os furtos praticados por usuários de drogas. Em entrevista à Rádio JM, o adjunto Claudinei Nunes defendeu a necessidade de melhorar o monitoramento das estações de BRT. Em muitos casos as câmeras identificam os vândalos, mas seria necessária uma ação preventiva mais vigorosa para combater a ação desses marginais que furtam até condensador de ar condicionado.

PARA TODOS
Os furtos geram tantos prejuízos (mais de R$ 300 mil, no ano passado, segundo consta) que o governo municipal passou a adotar uma nova estratégia para explicar aos usuários por que faz tanto calor nas estações do BRT. Veja a placa abaixo:

TAPA BURACO
Boa parte dos buracos gigantescos das ruas Ataliba Guaritá e adjacências no Jardim Califórnia,  mostrados na manhã desta quarta-feira pela Rádio JM e JM online já foram tapados pela equipe da Sesurb. O adjunto de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini, estava na audiência e tomou providências de imediato. Prestação eficiente de serviço é isso! A comunidade agradece.

BURAQUEIRA SEM FIM  
Se padecemos com os buracos nas ruas da cidade, imagine o sufoco de quem precisa utilizar as estradas da região. Segundo o diretor de transporte escolar da Secretaria de Educação, Ernani Nery, os buracos têm sido os grandes vilões do transporte escolar na zona rural. Quando a estrada está em boas condições, as vans conseguem transportar os alunos a tempo de assistirem às aulas. Mas isso nem sempre ocorre.Na região de Santa Rosa, por exemplo, o péssimo estado do asfalto da Ligação 798 já deixou muitos alunos sem conseguir chegar à escola.

SÓ COM TRATOR 
Ernani Nery conta que, não raro, os pais dos alunos da zona rural precisam ajudar com trator, para garantir o acesso das vans às fazendas. Pois é. No ano passado, as vans davam “o bolo” nos alunos. Agora que a Semed trocou o prestador de serviço, as estradas não deixam as vans rodarem…

BOAS PERSPECTIVAS  
As chuvas deste verão têm sido boas para o agro. Com isso, a expectativa do setor é moer 600 milhões de toneladas de cana. Tendência, segundo Mário Campos, presidente da Siamig, é ter mais produtos em oferta no mercado.

ASSIM NÃO DÁ  
Ruim para uns, alento para outros. A volta da tributação dos combustíveis é vista com bons olhos por Mário Campos, uma vez que a diferença de preço entre a gasolina e etanol tornará o biocombustível mais atraente na hora de encher o tanque do veículo. Por outro lado, o presidente da Siamig reclama da taxa de juros. Segundo ele,  é impossível haver investimento com juros tão altos. É preciso reduzir urgentemente essa alíquota para a economia voltar a girar. 

PIONEIRA 
Apesar desses juros acachapantes, a Bioenergética Aroeira coloca Minas Gerais no circuito do metano zero, com a estruturação de uma planta de biometano em Tupaciguara. O investimento inicial de R$ 30 milhões foi anunciado em agosto do ano passado. A produção será utilizada parcialmente na frota de caminhões da própria Bioenergética Aroeira, em substituição ao diesel. O restante do volume será distribuído para as indústrias da região na forma de BioGNC (biometano comprimido).

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