Posse solene da nova diretoria da CDL marca a noite dessa sexta-feira em Uberaba, com a transmissão oficial
da presidência por Miguel Faria a Fulvio Ferreira
Neto Talmeli
A chuva atrasou um pouco, mas não impediu o ato de protesto dos uberabenses na tarde passada contra a manobra da presidente Dilma para blindar o companheiro Lula, tornando-o ministro e, assim, livrando-o das "garras" do juiz Sergio Moro
Tempo quente
Os acontecimentos envolvendo Operação Lava-Jato, blindagem de Lula por Dilma, decisão liminar da Justiça Federal suspendendo os efeitos da nomeação do ex-presidente para ministro, protestos por todo o país, brasileiros vestidos de luto coletivo, e instalação da CPI do Impeachment estão produzindo dias eletrizantes para os brasileiros que acompanham, incrédulos, o desenrolar dos fatos. A quinta-feira foi mais um dia agitado dessa semana igualmente movimentada com as notícias vindas de Brasília e do Paraná. Teve de tudo.
Discurso infeliz
Num misto de cinismo e ironia, a presidente Dilma Rousseff deu posse às pressas a seu “querido amigo” Lula na manhã desta quinta-feira, durante solenidade transmitida ao vivo pela TV (com direito a panelaço e buzinaço em várias capitais brasileiras). Falando para um público predominantemente petista, Dilma enalteceu seus novos ministros, incluindo um rebelde peemedebista que desrespeitou decisão do partido, e Lula, claro. Por outro lado, Dilma desancou o juiz Sergio Moro, enquanto a galera, ensaiada, gritava palavras de ordem contra a Rede Globo. Foi um espetáculo deprimente!
Bodes expiatórios
Dilma e seus apoiadores fazem uma leitura muito peculiar dos fatos para imputar ao juiz federal da Lava-Jato e à Rede Globo a “culpa” pela crise em que o país mergulhou. Na verdade, a reação popular negativa ao governo federal aumenta toda vez que Dilma se volta contra as decisões e ações do juiz Moro, mais agora com a divulgação do grampo do vergonhoso diálogo travado entre ela e Lula, onde nitidamente se percebe a tentativa de blindagem do ex-presidente por sua fiel escudeira.
Eterna culpada – Políticos pegos com a boca na botija frequentemente botam a culpa na imprensa. Mas, nesse episódio da divulgação do grampo da Polícia Federal, a Rede Globo apenas cumpriu seu papel de informar. Não tenho procuração da Globo para defendê-la, mas qualquer pessoa, em sã consciência, enxerga que o grave nessas histórias produzidas pela Operação Lava-Jato não é a divulgação dos fatos, mas o conteúdo das investigações. O grave é o conteúdo do diálogo grampeado entre Lula e Dilma, é o esquema de corrupção que envolveu empreiteiros e políticos (através de seus apadrinhados), é ver uma presidente da República “salvar a pele” de seu amigo através de artifícios para obstaculizar o trabalho da Polícia e do Judiciário. Definitivamente, o grave de tudo isso não é a divulgação pela Globo ou por qualquer outro veículo de comunicação, brasileiro ou estrangeiro. E, cá pra nós, nem foi a Globo que deu início à série de publicações sobre esses escândalos todos envolvendo PT, Lula, empreiteiros, Petrobras...
Convulsão social – Se as autoridades brasileiras que têm o poder de agir cruzarem os braços diante dos absurdos que estão acontecendo na esfera federal, o Brasil corre sério risco de uma convulsão social. As manifestações de protesto logo após a confirmação da nomeação de Lula para ministro mostraram que a situação é verdadeiramente grave.
Comissão do Impeachment
Formada finalmente nesta quinta-feira a Comissão Mista que vai analisar o pedido de impeachment contra Dilma na Câmara dos Deputados. Entre os indicados estão parlamentares da região, como o deputado federal Marcos Montes (PSD/Uberaba) e Welinton Prado, do PMB de Uberlândia. Já na suplência há outros triangulinos, como o ex-prefeito de Uberlândia Odelmo Leão (PP) e Aelton Freitas (PR). Mas a Comissão Mista tem ainda Paulo Maluf (PP, condenado recentemente a três anos de prisão), o Pastor Marco Feliciano (aquele que defende a cura gay)...
Descaso
Chega de Lava-Jato, Lula, Dilma. Vamos mudar o rumo dessa prosa. O amigo e escritor João Sabino alerta que no dia 2 de maio o relógio da praça Dr. Jorge Frange completará 60 anos. Infelizmente, chama a atenção o estado de abandono daquele monumento histórico. Quem sabe com esse lembrete o município possa tomar providência e revitalizar o relógio, a tempo do seu aniversário?
Posse hoje
Em meio às turbulências na política e na economia brasileiras, a nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba toma posse solenemente nesta noite. Fulvio Ferreira já assumiu de fato a presidência da entidade, sucedendo a Miguel Faria, que fez um trabalho extraordinário de valorização da classe durante sua gestão. Logo mais, às 20h, terno e gravata para prestigiar os novos diretores da CDL.
Fim da linha
Sinceramente, é com enorme pesar e tristeza verdadeira que registro esse fat depois de uma vida inteira dedicada à distribuição de jornais e revistas em Uberaba, o companheiro José Roberto Lacerda encerrou as atividades da Distribuidora Rio Negro. Uma enorme perda para o mercado e para nossa cidade.