Enquete lançada no grupo de whatsapp “Política Uberaba – 2026” está “dando o que falar”. O administrador do grupo é Cássio Frank, que mantém, esse time unido há cerca de 8 anos. É seguramente o grupo de whatsapp mais duradouro de que se tem notícia na cidade. Pois bem. O questionário visa identificar as tendências do eleitorado uberabense para o pleito deste ano. Criado na plataforma Google Forms, o formulário apresenta uma série de perguntas que vão desde intenção de votos para deputado até avaliação do governo municipal. A votação vai até o dia 30 deste mês.
PRÉVIAS
Esse grupo “Política 2026” já foi Política 2022, 2024, e está sempre movimentando debates sobre a política (claro) e outros tantos temas do cotidiano. O interessante é que reúne pessoas dos mais diferentes segmentos, além de políticos (vereadores e ocupantes de cargos comissionados no governo municipal, inclusive), comunicadores, servidores públicos, profissionais liberais... gente que gosta de dar um pitaco, ou apenas acompanhar as opiniões alheias. Pois bem. Ainda que não tenha terminado a votação, a parcial da enquete atual traz algumas surpresas de cair o queixo.
PODE?
Uma das “pérolas” dessa enquete revela boa performance do ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, na sua tentativa de se eleger deputado por Minas Gerais, contando obviamente com os votos dos uberabenses. Está praticamente em pé de igualdade com nossos candidatos locais. Vá entender...
EM CARTAZ
A propósito, o jornal “O Tempo”, de Belo Horizonte, publicou nesta segunda-feira matéria destacando a escolha de Minas Gerais por Eduardo Cunha. Diz a reportagem: “Principal articulador do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Eduardo Cunha (Republicanos) usou a máxima de “quem vence em Minas, vence no Brasil” para justificar a escolha pelo estado para concorrer em 2026. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (19/1), o ex-deputado destaca a relevância do eleitorado mineiro e ainda tece críticas ao governo de Fernando Pimentel (PT), de 2015 a 2018.” Vai além: “O resultado da eleição presidencial em Minas Gerais é o resultado do Brasil. Aqui, o Lula ganhou por um pouquinho de voto, e ele ganhou por um pouquinho de voto no Brasil”, relembra. “Minas, no cenário nacional, tem um papel muito maior do que ele exerce hoje. É o segundo colégio eleitoral do Brasil.”
MENINO PRODÍGIO
Até aqui, Cássio Frank conta que a enquete do grupo Política Uberaba 2026 vem mostrando excelente performance do deputado Nikolas Ferreira, do PL. Nas pesquisas de intenção de votos realizadas no ano passado, ele já vinha liderando o ranking para federal.
ACORDA, PESSOAL!
A julgar pelos resultados parciais da enquete, Uberaba corre sério risco de não eleger seus próprios candidatos. Se votar em forasteiros, vamos amargar mais 4 anos de pires na mão, esmolando emendas parlamentares em Brasília. Nikolas, por exemplo, não mandou um centavo sequer para Uberaba desde que foi eleito deputado federal...

Ismar Marão ao lado de Franco Cartafina na Choperia do Mário. (Foto/Reprodução)
JUNTINHOS
Ainda que não tenha sido um anúncio oficial de dobradinha, a presença de Ismar Marão ao lado de Franco Cartafina na Choperia do Mário, sábado, deixou claro que os dois estão mais próximos do que nunca. Cassa cheia em dia da tradicional feijoada foi escolha estratégica para mostrarem que acertaram o passo rumo às eleições de 2026. Agora só faltam as bênçãos da prefeita Elisa!
A CAMINHO
Secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro estará em Uberaba nesta sexta-feira. Além de agenda com entidades do terceiro setor, Aro terá encontro reservado com a prefeita Elisa, antes de embarcar de volta para Belo Horizonte. Antes, porém, ele será recebido na ACIU, para reunião com presidentes das 13 entidades de classe abrigadas na ADUB, Associação para o Desenvolvimento de Uberaba.
ACELERA, CANDIDATO!
Nas suas andanças pela região durante o período de recesso do Legislativo, o vereador Samuel Pereira (PMB) conta que ainda não ouviu qualquer citação nominal dos candidatos de Uberaba quando pergunta sobre intenção de voto para deputado, seja federal, seja estadual. Samuel tem aproveitado o período de férias para fazer um trabalho intenso de divulgação da candidatura à reeleição do senador Carlos Viana.
OURO BRANCO
A deputada federal uberlandense Ana Paula Leão (PP), presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), vai participar da carreata “Salve o Leite Brasileiro”, que será realizada nesta quarta-feira, às 18h, em Gurinhatã, com saída do Sindicato Rural. A mobilização, organizada pelo Comitê da Crise do Leite local, é considerada inédita no setor e reunirá produtores rurais num protesto contra a grave crise enfrentada pelos produtores de leite, que há cerca de oito meses vendem o produto abaixo do custo de produção. Situação do setor é dramática.
PERIGO
Ao comentar a mobilização, a deputada Ana Paula chamou a atenção para o que está acontecendo com o produtor de leite. O cenário foi considerado por ela como “insustentável”. Foi mais longe: “Essa não é apenas uma realidade de Gurinhatã, é uma crise que atinge o Brasil inteiro. Estar presente nessa carreata é uma forma de dar voz a quem produz, trabalha e sustenta uma cadeia fundamental para a economia e para a segurança alimentar do país”, afirmou. Como parte do movimento, os produtores decidiram suspender, por um dia, na quinta-feira, a entrega do leite aos laticínios. A paralisação tem o objetivo de demonstrar a importância da produção e reforçar a necessidade de diálogo e corresponsabilidade da indústria para a superação da crise.
CHUTA AÍ
Vem aí a Copa “Vander Ghizzoni” no Jockey, competição que marca a abertura da temporada esportiva do clube em 2026. Anote aí na sua agenda: o torneio começa no dia 31 de março e será disputado exclusivamente por equipes formadas por sócios, com todos os jogos realizados nas dependências do Jockey Club.
CIAO, BELO!
O mundo fashion se despediu nesta segunda-feira do incomparável estilista Valentino Garavani, ou simplesmente Valentino. Ele construiu uma das marcas mais duradouras, elegantes e influentes da história da moda, alcançando um status comparável ao das personalidades que vestia. Mas Valentino será para sempre lembrado por sua paixão pelo vermelho, a ponto de ter um tom batizado como seu. “Uma mulher vestida de vermelho nunca comete um erro”, dizia. “É uma cor generosa, fica bem em todas, dá muita energia e elegância. O vermelho é vida, paixão, amor, é o remédio contra a tristeza.”