ALTERNATIVA

Entidades de classe de Uberaba se unem para ajuda aos gaúchos

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 04/05/2024 às 18:05Atualizado em 09/05/2024 às 21:50
Compartilhar

Entidades de classe de Uberaba estão se mobilizando para arrecadação de alimentos não perecíveis a serem doados aos nossos irmãos gaúchos. Unidos nesse movimento estão Aciu, Fiemg Regional, BPW, Sindicomércio, CDL, Sindicato Rural, dentre outros. Uma carreta deverá ser disponibilizada a partir de segunda-feira para receber as doações, em frente à Fiemg, na Praça Frei Eugênio. A tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul comove todo o Brasil, nesse momento em que o Estado está sendo castigado por temporais severos. Também o Sicredi criou uma conta para receber donativos, com a chave Pix: ajuders@sicredi.com.br. Se você pode fazer sua doação, colabore. Toda ajuda é bem vinda neste momento.

NA PAUTA
Projeto que busca autorização dos vereadores para contratação de empréstimo pelo município junto à Caixa, para custeio de obras de saneamento, está na pauta da sessão da Câmara nesta segunda-feira. De acordo com o presidente da Codau, Rui Ramos, o financiamento prevê 4 anos de carência e 20 anos para pagamento, com juros de 9% ao ano. Os recursos são do Fundo de Garantia, administrado pela Caixa, e deverão contemplar a construção de 24,5 km de emissários de esgoto, sendo 10 km na região Sul e o restante na região Norte da cidade, que abrange DI 2, DI4, ZPE e adjacências, além de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto.

ESGOTAMENTO
As atuais Estações de Tratamento de Esgoto de Uberaba já estão operando no limite. Se uma nova ETE não for construída, o desenvolvimento da cidade estará irremediavelmente comprometido. Aliás, já está complicado conseguir liberação da Codau para novos empreendimentos imobiliários na região Sul, justamente porque não é mais possível aprovar loteamentos que tenham de jogar o esgoto na ETE Chico Veludo, por exemplo. A Codau dá as diretrizes aos empreendedores interessados, mas não pode liberar os loteamentos por conta desse entrave do esgoto.

QUADRO ATUAL
Ainda de acordo com Rui Ramos, a Codau liberou 35 diretrizes para empreendimentos imobiliários novos em Uberaba, o que representa algo em torno de 40 mil unidades habitacionais. Mas apenas 11 mil estão com soluções de saneamento. As demais terão de aguardar uma nova ETE ou criar soluções próprias para o tratamento de esgoto, o que certamente irá encarecer e até inviabilizar os investimentos.

ÁGUA NA TORNEIRA
O financiamento que o município pretende contratar com a Caixa irá contemplar também a reservação de água, com a construção de mais dois poços profundos. Até que a captação no Rio Grande entre em operação, essa é a alternativa encontrada para evitar o desabastecimento de água, segundo o presidente da Codau.

MAIS UM
A  propósito, neste sábado a Codau inaugurou o poço profundo no Centro de Reservação 11, no bairro Uberaba I. De acordo com informação da companhia, esse CR11 vai beneficiar cerca de 30 bairros e 40 mil pessoas, aproximadamente. Evento contou com a presença da prefeita Elisa e do vereador Almir Silva, líder do governo na Câmara, dentre outras autoridades e comunidade do bairro.

CONTEÚDO LEGÍTIMO
Exonerado nos desdobramentos das investigações sobre o escândalo dos chips, o ex-assessor de comunicação da Codau descarta todo e qualquer envolvimento pessoal na trama do uso indevido dos dados pessoais da prefeita para habilitação de telefones celulares. Segundo ele, não existiu o suposto vídeo que teria sido gravado no seu local de trabalho, esculhambando com o governo Elisa. “O vídeo em questão não prejudica a imagem da prefeita, nem da Codau” – afirma o ex-assessor, acrescentando que “a situação colocada em cima do vídeo não tem ligação alguma com o fato dos chips”.

INJUSTIÇA
Para o ex-assessor de comunicação da Codau, sua exoneração sumária só pode ter uma explicação: questões políticas. “Meu trabalho na Codau foi feito com muito profissionalismo. Tanto que quem me conhece viu o quanto a comunicação da companhia melhorou. Sinceramente:  acredito que tenha sido pela situação e não por envolvimento, até porque não tive nenhum” – disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por