O evento de lançamento da exposição “Um novo olhar sobre a amamentação” reuniu médicos, especialistas em saúde e participantes do projeto no Praça Uberaba Shopping. Na foto, o presidente da Unimed Uberaba, médico Sétimo Bóscolo Neto, e o diretor de Recursos Próprios, médico Luciano Santiago, com as mães que participaram da exposição
Culto da saudade
Quem não se lembra do Culto da Saudade? A prática de assinar o “livro de ouro” nos velórios da cidade começou em 1929 e perdurou por muitos anos. De repente, morreu. Uns dizem que a "causa mortis" foi o medo de assalto enquanto familiares velavam seu ente querido. Outros dizem que morreu vítima da "modernidade". Na opinião da professora Ana Cristina Almeida Andrade, “é hora de ressuscitá-lo em nome de todas as instituições de caridade que passam por dificuldades”. Mas de uma forma diferente.
Contribuição adequada
Na semana passada, um grupo de amigas da jovem Carolina Moura articulou pelas redes sociais a doação de leite para a Apae, na missa de sétimo dia que mandaram celebrar por intenção da alma da moça. Carol fazia parte de um grupo de voluntárias da Apae justamente nessa área de arrecadação de leite. Pois bem. Durante a missa do 7º dia, foram arrecadados 843 litros de leite, levados por amigos, familiares, e até por pessoas que nunca ouviram falar da Carol, mas também queriam contribuir. Foi uma ideia genial.
Inovação
“Essas doações são uma inovação do culto de saudade. Não podemos deixar essa ideia morrer. A juventude de Uberaba, que tão bem soube organizar a coleta em nome da Carol, deveria abraçar essa causa e continuar a fazer o bem, recolhendo mantimentos para as instituições de caridade, e nós, uberabenses, deveríamos dar a essa iniciativa todo o nosso apoio”, sugere Ana Cristina Andrade. Mais que isso, poderia ser praxe nas missas do 7º dia a coleta de fraldas geriátricas para os asilos, mantimentos não-perecíveis para creches e demais instituições carentes da cidade.
Troco – Entrevista do ex-prefeito Anderson Adauto ao JM, domingo, deu o que falar! Muitos leitores se sentiram ofendidos pela fala de AA, que chamou de “bobocas” aqueles que acreditaram e aplaudiram o então governador Anastasia quando aqui esteve para anunciar a opção do Estado pelo trajeto do gasoduto entre Queluzito e Uberaba. Seguramente Anderson não acertou apenas o alvo desejado, mas muitas pessoas e algumas lideranças classistas que nutriam simpatia por sua volta ao cargo de prefeito.
Falta pouco - Lançamento da 51ª edição da JM Magazine vai movimentar esta quinta-feira, dia 1º de outubro, no Catavento Buffet. Na programação do evento, o desfile dos baixinhos convidados por Happy Feet, Jabuti Zuca, Tukas Pank e Ótica Moderna, apresentando as coleções primavera-verão. A grande anfitriã da noite será a empresária Maria Paula Mendes Carvalho, que vai receber a todos com a sua simpatia ímpar para o brinde à nova edição da revista mais amada pelos uberabenses. Convites para o lançamento estão à venda no JM, por R$50.
Nova tática
A contenção de despesas na PMU e a necessidade de fazer a Guarda Municipal mostrar serviço estão fazendo muitos guardas saírem da zona de conforto em que se encontravam. Em vez de queimar gasolina andando pra baixo e pra cima nas viaturas, os guardas estão sendo destacados para trabalhar em pontos fixos de maior vulnerabilidade. Nesses casos estão as feiras livres, Mercado Municipal (onde os flanelinhas andavam "aprontando"), rodoviária, UPAs, etc.
Sufoco
Convidados para a cerimônia de inauguração da Escola do Legislativo e Biblioteca da Câmara Municipal reclamaram a falta de cadeiras para se acomodar, enquanto ouviam os longos discursos. Ficaram em pé e debaixo de sol por mais de uma hora.
Interesse público
A provável retomada pelos proprietários da área onde está a rotatória da avenida Santos Dumont, próximo à Medalha Milagrosa, causou um rebu danado no fim de semana. Muitos leitores se manifestaram por e-mail, sugerindo que a PMU desaproprie a área ou a declare de utilidade pública. Afinal, são mais de 15 anos de “locação” do imóvel, tempo em que se tornou notório o interesse público em manter a área como está. Houve até leitor que aventasse a possibilidade de recorrer ao Judiciário para evitar a devolução da área, por entender que, neste caso, o município estaria colocando o interesse do particular acima do interesse coletivo. Isso ainda vai render...
Promoção da saúde
“Um novo olhar sobre a amamentação” é a exposição que está movimentando o Praça Uberaba Shopping. Realização da Unimed/Uberaba, a exposição reúne mulheres de diversas idades, profissões, raças e credos. Juntas, essas mães compõem um roteiro de defesa dos direitos femininos, familiares e do livre e consciente exercício da maternidade. A fotógrafa Francis Prado é a autora das imagens. Vale a pena visitar a expo.
Araguari sediou, no sábado, a reunião da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Programação intensa, que começou na sede da Fundação Cultural de Araguari, antigo prédio da Cadeia Pública, lugar onde ficaram presos os “irmãos Naves” – erro judiciário ainda na memória dos araguarinos. Detalhe: a reunião foi realizada na sede própria da Academia de Letras e Artes de Araguari. Na foto, Ilcéa Borba Marquez, presidente da ALTM, e a acadêmica e historiadora Maria Antonieta Borges Lopes, na vizinha cidade