Audiência Pública
Equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico estará em peso na Audiência Pública organizada pela Câmara Municipal para discutir a implantação da Zona de Processamento de Exportação – ZPE em Uberaba. O evento está marcado para as 19h desta terça-feira, no plenário do Legislativo. Presidente Elmar Goulart espera participação efetiva de representantes de entidades de classe, Receita Federal e até do Indi-MG. Segundo consta, ex-integrantes do governo Anderson Adauto também teriam sido convidados.
O “x” da questão
A participação de 40% do Município na composição societária da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação (Cazpe) de Uberaba é um dos principais pomos de discórdia dos vereadores de oposição em relação ao Projeto de Lei 60/14. O vereador Ripposati, por exemplo, levantou vários questionamentos sobre o assunto e certamente vai reiterá-los hoje. Espera-se que os vereadores compareçam igualmente “em peso” à audiência pública desta noite e que a abordagem do tema esclareça todas as dúvidas, possibilitando a votação do PL no dia 16 deste mês, data marcada pelo presidente Elmar Goulart.
Costuras e arremates
Está muito bem costurada a ampliação da fábrica da FMC em Uberaba, faltando apenas contornar problemas relacionados ao ICMS, questão esta afeta à decisão do Governo de Minas. Assim que soube da intenção da FMC em aumentar sua capacidade de produção no Brasil e das dificuldades da multinacional em conseguir ampliar sua unidade no interior de São Paulo, o prefeito Paulo Piau procurou os diretores da FMC e colocou Uberaba na parada. Deu certo. Ou melhor, está dando certo.
De fora
A propósito do Governo de Minas, é impressionante como Uberaba “dorme no ponto”. Na nova composição do governo de Minas, a vizinha Uberlândia emplacou o secretário de Desenvolvimento Econômico. E olha que o prefeito de Uberlândia é Gilmar Machado, petista de carteirinha, pouquíssimo afinado com o governo tucano mineiro. Depois, quando a imprensa critica os políticos daqui, eles ficam de beicinho caído. Mas veja se dá para ficar calada diante desses cochilos!
Proximidade
Uberaba só consegue colocar suas “pratas da casa” em cargos de segundo escalão. Todos brilham, é bem verdade, mas não são lembrados quando se abre vaga em primeiro escalão. Me diga se Maurício Cecílio ou Marco Antônio Rodrigues da Cunha, por exemplo, não poderiam assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico! Ambos são preparadíssimos e conhecem esse segmento como poucos. Cadê nossos deputados afinados com o governo estadual, que não trabalharam para emplacar um deles ou outro uberabense no primeiro escalão? Pois é. Pensei a mesma coisa que você.
Alegria, alegria
Reunião do secretariado municipal terminou depois das 13h, nesta segunda-feira. Prefeito pediu à equipe que divulgue mais os fatos positivos de cada pasta e que os secretários contagiem seus subordinados com otimismo.
Na mira
Já se sabe que dois médicos – um homem e uma mulher – foram os campeões dos plantões “fantasmas”. Enquanto ele engordou seus salários em cerca de R$ 90 mil em três meses, a médica teria aumentado seus ganhos em R$ 60 mil com os tais plantões. Apuração do escândalo dos plantões chegou à conclusão de que seria impossível aos dois cumprir a quantidade de plantões constantes em seus respectivos holerites. Nem se trabalhassem exclusivamente nos plantões, no mês inteiro. Detalhe: segundo consta, os dois profissionais também recebiam salários e tinham horário a cumprir na rede pública.
Fio da meada
O pagamento de alguns plantões exagerados foi glozado pela Administração quando se verificou que o salário dos tais profissionais da saúde ultrapassaria o salário do prefeito, o que é proibido por lei. Aí foram puxando o fio da meada e descobrindo outras tantas maracutaias...
Agilidade
Prefeito Paulo Piau autorizou a contratação de empresa prestadora de serviço de manutenção predial para socorrer UBS, escolas e outras repartições municipais que padecem com a demora enquanto aguardam solução para limpeza de calhas, troca de torneiras, goteiras e outros pequenos reparos. Nesse “varejo”, o governo municipal anda tropeçando na burocracia das licitações e/ou falta de pessoal.
Avise, por favor!
Com o canteiro de obras em que Uberaba se transformou de uns tempos para cá, o governo municipal também anda tropeçando na informação aos motoristas. Interdições de ruas ou trecho delas para obras continuam muito mal sinalizadas, ou com avisos “em cima da obra”, quando já quase não resta opção aos motoristas senão dar voltas e mais voltas no trânsito.
Futuros líderes
A Fazu apoiará a realização de um importante evento durante a ExpoZebu 80 anos: a reunião da Rural Jovem, marcada para 9 de maio. O encontro pretende reunir jovens profissionais e estudantes, que atuarão como os futuros líderes do setor Agropecuário. Na pauta, temas como as dificuldades e desafios das entidades em engajar os jovens. O evento será realizado em parceria entre a Rural Jovem, ABCZ, Sindicato Rural de Uberaba, Emater e Fazu.