ALTERNATIVA

Escândalo dos chips derruba assessor da Codau

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 02/05/2024 às 14:09Atualizado em 09/05/2024 às 21:50
Compartilhar

Assessor de comunicação da Codau foi exonerado na edição desta quinta-feira do jornal oficial do município, nos desdobramentos das investigações do escândalo dos chips. O relatório da Polícia Civil indicia quatro pessoas pelo uso indevido dos dados pessoais da prefeita Elisa para habilitação de telefones celulares. O assessor de comunicação da Codau não foi indiciado, mas teria produzido um vídeo, no local de trabalho, esculhambando com o governo municipal. “Não foi indiciado, mas está nos autos, está envolvido” – disse Elisa, justificando a exoneração do comissionado.

Por outro lado, os indiciados teriam habilitado os celulares com uso do CPF da prefeita e estariam produzindo material falso para atacar adversários políticos dela.

DESABAFO
Nesta quinta-feira, em entrevista ao programa De Frente para Notícia, da Rádio JM, a prefeita Elisa manifestou sua indignação com esse episódio e lamentou estar vendo a “política ser levado para o lado criminoso. Política é lugar de gente de bem, trabalhadora, que quer fazer o bem para a população. E não de gente com esse perfil aí”. Elisa foi além:  “Infelizmente eles não aceitaram, até hoje, o resultado das eleições de 2020, com a vitória de uma mulher  cuja gestão é referência no Brasil em integridade, transparência e combate à corrupção. Por isso ficam aí tentando me difamar.” Passaram da barreira da desconstrução e avançaram para a difamação e atos criminosos, segundo Elisa.

CRIMES ELEITORAIS
“Lugar de criminoso é na cadeia. Não é na Prefeitura” – desabafou Elisa, numa clara alusão a um dos indiciados, Thiago Mariscal, que andou se declarando pré-candidato a prefeito pelo PSDB. Reafirmou que vai levar esse caso até o fim, mesmo porque se trata, também, de um crime eleitoral e, portanto, está sujeito a desdobramentos na esfera da Polícia Federal. Disse mais: não vão ser atos como este que irão detê-la. “Não tenho medo dessa gente. Vou continuar trabalhando, sim, pelo nosso povo. Para cada difamação que fazem, eu tenho uma obra para entregar, uma ação do governo para transformar a vida das pessoas” – desabafou a prefeita.

COMO ASSIM?
Sobre o escândalo dos chips, o Secretário de Comunicação, Marcos Ferreira, reflete: “Se o governo estivesse de fato fraco e ruim como dizem os adversários, por que estariam preocupados em fazer ações para desconstruir a imagem da prefeita?”

PINGO DO JOTA
Prefeita Elisa estará no Pingo do Jota desta sexta-feira. Na pauta, os desdobramentos das investigações sobre o uso criminoso de seus documentos pessoais por adversários.

ATÉ TU?
Situação do PSDB ficou extremamente desconfortável agora, com o indiciamento de seu filiado Thiago Mariscal. O desconforto, aliás, já vinha sendo sentido desde que o presidente do partido em Uberaba, Tiago Tiveron, foi chamado a depor por conta de sua ligação com pelo menos dois dos indiciados.

ESCORREGÃO
Assessor da Codau exonerado do cargo pode ter mais prejuízos por conta desse escândalo dos chips. Dificilmente ele conseguirá se sustentar nas assessorias profissionais que vinha prestando, inclusive na CDL.  

CUIDADO!
Jesus Cristo já dizia: diga-me com quem andas que te direi quem és. A lição cai como luva nesse escândalo dos chips  e serve de alerta principalmente para os políticos...

DE PRIMEIRA
Diretor do aeroporto de Uberaba, Guilherme Zappola comemora o crescimento sensacional do movimento registrado no mês de março. Dentre os aeroportos administrados pela espanhola Aena no Brasil, o nosso ficou em 2º lugar em crescimento, só perdendo para no de Campina Grande, na Paraíba. Já entre os 11 aeroportos concessionados no mesmo pacote de Uberaba, o nosso ficou em 1º lugar.

EFEITO EXPOZEBU
Mas o aumento na movimentação no nosso aeroporto não aconteceu somente em março. Em abril, por exemplo, o movimento continuou ascendente, em grande parte graças à Expozebu. E mais: no dia 1º de maio, foram mais de 60 operações de pouso e decolagem, a maior parte delas de aeronaves particulares. O movimento foi de tal forma intenso que a Aena deslocou pessoal de outros aeroportos, como Montes Claros, Recife, Uberlândia e até de São Paulo para reforçar o time de Uberaba. Veio também o gerente geral de segurança da Aena para acompanhar de perto as operações no primeiro final de semana da Expozebu, quando aqui estiveram ministros de Estado, governadores, presidente da Câmara dos Deputados, senadora e outras tantas autoridades, além de pecuaristas e empresários de todo o país.

DEU CERTO
Apesar do movimento intenso e aumento extraordinário nas operações no nosso aeroporto, Zappola disse que não foi preciso redirecionar nenhum voo para outros aeroportos. Mas a equipe do aeroporto local teve de reativar até o hangar antigo para receber aeronaves. E mais: os voos comerciais vieram lotados, inclusive os extras oferecidos pela Azul.

MILHÕE$$$$
Curiosidade: além dos dois aviões da FAB que vieram trazendo os dois ministros para a Expozebu, o pátio do aeroporto recebeu aeronaves particulares  avaliadas entre R$ 250 mil e R$ 250 milhões. Que tal?

EM OBRAS
Canteiro de obras para reforma e ampliação do aeroporto de Uberaba será montado em outubro, para início da construção em janeiro. Conclusão dos serviços deve acontecer em abril de 2026, a tempo da Expozebu. Além de novas posições para aeronaves comerciais, tipo Gol, Azul etc, o aeroporto deverá ganhar cara nova e muitos outros atrativos, incluindo praça de alimentação. Será montada estrutura para receber aeronaves de grande porte, para até 170 passageiros, como o A321 por exemplo.

MUSEU DO AGRO
ABCZ recebeu nesta quinta-feira representantes de instituições e de entidades de classe para a apresentação do Museu do Agro Alysson Paolinelli. O belíssimo projeto leva a assinatura do arquiteto mineiro Gustavo Penna, que foi aplaudidíssimo pelos quase 80 convidados. Segundo seu idealizador, Marco Túlio Paolinelli, o Museu será erguido na área da Fazenda Modelo, preservando os prédios históricos lá existentes, e acrescentando novas e modernas estruturas, focadas na sustentabilidade e na responsabilidade que todos temos de preservar nossas riquezas que vêm da terra. Outro destaque do projeto de Gustavo Penna é a árvore da vida, que abrirá o complexo do MASAP  e será seu símbolo. Dentro de cinco ou seis anos, toda essa estrutura deverá estar pronta para visitação, valorizando a paisagem urbana de Uberaba e se habilitando a ser ponto de referência para pesquisa e informação sobre o agro no Brasil central.

Da esquerda para a direita, o presidente do CIITA, Wesley Bicalho, a museóloga Maria Inês Mantovani Franco (Expomus), o empresário Marco Túlio Paolinelli, e o genial arquiteto Gustavo Penna na noite de apresentação do projeto do Museu do Agro Alysson Paolinelli, na ABCZ (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por