Foto/Jairo Chagas
Notícia sobre o apoio do PSD de Marcos Montes à reeleição de Rodrigo Maia, firmado em Uberaba, ganhou destaque em todos os jornais brasileiros, impressos e virtuais
Em alta
Deputado federal Marcos Montes está com tudo e não está prosa. Vejam que na terça-feira, 24, ele conseguiu trazer o presidente da Câmara Federal a Uberaba apenas para anunciar, aqui, o apoio do seu partido (PSD) à reeleição de Rodrigo Maia. Poderia ter feito isso perfeitamente em Brasília, a exemplo dos demais partidos. Mas fez diferente, prestigiando sua terra. Vale lembrar que Rodrigo Maia está em plena campanha e deixou a capital federal apenas para atender a um pedido do colega mineiro, que assumirá a liderança do PSD na Câmara, semana que vem.
Na fila
Durante sua rápida visita a Uberaba na noite de terça-feira, o deputado Rodrigo Maia externou sua satisfação em contar com o apoio do PSD, etc e tal. Mas o que realmente chamou a atenção de jornalistas presentes foi a declaração do presidente da Câmara Federal, quando afirmou com todas as letras sua opção por Marcos Montes, caso a candidatura dele à reeleição não se viabilize. Maia enfrenta problemas judiciais envolvendo a sua reeleição, por causa do mandato tampão que exerce. E, se o desfecho dessa pendência lhe for desfavorável, Maia já firmou compromisso de lançar Marcos Montes para a presidência da Câmara federal.
Vai mudar
A propósito, o deputado Marcos Montes defende a necessidade da reforma previdenciária com máxima urgência, para evitar a falência do sistema previdenciário no país. No entanto, ele não acredita que o projeto enviado pelo Executivo será aprovado na íntegra no Congresso. O PSD, por exemplo, encarregou o deputado federal Reinhold Stephanes de estudar o projeto original e para propor alterações no texto, de modo a preservar os direitos dos trabalhadores, sem comprometer a saúde financeira da Previdência no futuro. Um desafio e tanto até para quem foi Ministro da Previdência.
Pé no chão – Outra reforma que Marcos Montes defende envolve o sistema prisional brasileiro. Judiciário mais célere; adoção de penas alternativas para crimes de natureza leve; construção de penitenciárias agrícolas onde os presos menos perigosos possam trabalhar e ajudar no sustento de suas famílias, assim como ficar afastados do convívio com criminosos violentos, são algumas das medidas que o novo líder do PSD considera inadiáveis para acabar com a crise dos presídios brasileiros.
Lava Jato – Para o deputado Marcos Montes, a morte do ministro Teori Zavascki deve acelerar o processo da Lava Jato, e não paralisá-lo, como muitos temem. Segundo ele, a pressão da sociedade é o maior trunfo para não deixar essa operação ser engavetada. E a insistência da cobrança popular vai acelerar as decisões sobre a relatoria do processo no STF. Tomara.
Novo batalhão
Tenente-coronel Valdemir José de Freitas será o novo comandante do Segundo Batalhão de Polícia Militar em Uberaba. Mesmo estando em gozo de férias regulamentares, ontem ele já se apresentou ao comandante regional, coronel Eliel Alves Jr. e deve assumir efetivamente o posto na semana que vem. Ten.-cel. Freitas é de Uberlândia e vinha comandando o setor de inteligência da Polícia na cidade vizinha. Valdemir num batalhão e Valdimir em outro.
Meritocracia
Subcomandante do novo batalhão da PM em Uberaba será o major Maurício Giovanni Ferreira Batista, que até aqui vinha respondendo pelo RH da PM na cidade.
Contagem regressiva
Um dos melhores comandantes regionais que já passaram por aqui, o cel. Eliel Alves Junior passará para a Reserva, dentro de cinco meses.
Até quando?
Leitor da coluna quer saber até quando o Arquivo Público de Uberaba ficará sem comando, já que a ex-diretora Marta Zednik foi exonerada em dezembro e até agora seu cargo continua vago. Pesquisadores que se dirigem ao Arquivo encontram um órgão sem chefia, quase ao deus-dará, carecendo de manutenção em face do período das chuvas, além de vigilância patrimonial reduzida e horário de funcionamento instável...
Lixo
É do Paraná a empresa vencedora da licitação para realizar estudos sobre a viabilidade de transferir a gestão do lixo em Uberaba para o Codau. Trata-se da DRZ, que tem prazo de 60 dias para conclusão dos trabalhos.