Jairo Chagas
Foi marcada por muita emoção a rápida solenidade de descerramento da placa denominativa de Casa de Cultura Professora Terezinha Hueb de Menezes a nova sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, na tarde passada
Vaca atolada
Demorou, mas acabou estourando o escândalo envolvendo esquema de propina paga pelos frigoríficos JBS (dona das marcas Friboi, Seara e Swift) e BRF (dona das marcas Sadia e Perdigão) a fiscais do Ministério da Agricultura para liberação irregular de licenças e venda ilegal de carne. Dinheiro serviria, também, para abastecer partidos políticos, como PMDB e PP. Denominada “carne fraca”, operação da Polícia Federal deflagrada nessa sexta-feira apura suposto envolvimento do atual ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB-PR), como beneficiário do esquema. Do jeito que as coisas vão, parece que não sobrar ninguém “limpo” nesse lamaçal.
Tamanhos diversos
A operação Carne Fraca revela que também há envolvimento de frigoríficos menores, como Mastercarnes, Souza Ramos e Peccin, do Paraná, e Larissa, que tem unidades no Paraná e em São Paulo. É citada, ainda, entre os supostos envolvidos, a nossa conhecida DaGranja Agroindustrial.
Avant-première
Por falar em carne, a diretoria da ABCZ inova e promove o lançamento oficial da ExpoZebu 2017 na quarta-feira, às 10h, no Cinemais do Shopping Uberaba. Certamente a preocupação em torno do impacto negativo da operação Carne Fraca estará presente também entre os pecuaristas.
Jeitinho brasileiro
Quase todos os ex-vereadores aliados e candidatos derrotados nas urnas, mas apoiadores da reeleição do prefeito Paulo Piau, já conseguiram cargos para si e para seus assessores parlamentares dentro da Prefeitura.
Queixa
Pais de alunos dos Cemeis queixam-se da baixa qualidade da merenda oferecida este ano pela PMU. Segundo eles, a merenda contém apenas bolachas de água e sal, comidas industrializadas com corantes, sódio e conservantes.
Renovação
Diretoria do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande vai mudar no dia 24, ocasião em que Helbert Higino de Cuna passará a presidência a Gleison Ferreira Borges, empresário do segmento da panificação. Antes, porém, de assumir o comando do Cigra, o futuro presidente confirma para a segunda quinzena de outubro a realização da próxima ExpoCigra. Local da feira será mantido no Parque Fernando Costa, mas Gleison promete novidades para incrementar o evento deste ano.
Jogo duro
Dos 16 recursos oferecidos pelas concessionárias do transporte coletivo urbano contra autuações por infrações de trânsito em Uberaba, apenas dois da Empresa Líder foram deferidos. A nova presidente da Jarit, Ticiara Martins Arruda, está jogando duro (com razão) contra motoristas abusados.
Pode?
Nem parece que a Alexandre Barbosa é a principal via de acesso ao condomínio onde mora o prefeito Paulo Piau. Canteiro central da via está tomado por mato e sujeira, incluindo sofá velho e latas de tintas abandonadas...
Semana da Água
A Semana da Água, organizada pelo Codau, pretende reunir cerca de três mil crianças no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta), localizado na Univerdecidade. Como o Codau está completando 10 anos do evento, promete muitas novidades, tendo como a atração principal um planetário com projeções na sua cúpula sobre os recursos hídricos no planeta. Além disso, mascotes Codalino e Clarinha recepcionarão as crianças com dicas de economia e uso racional da água.
Neto Talmeli
Prestes a assumir a presidência do Cigra, o empresário Gleison Ferreira Borges visitou o JM na manhã desta sexta-feira, acompanhado pelos seus diretores Elisa Araújo (Sindicato da Indústria de Calçados) e Maurício Paulo Pincelli (Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos)