Bomba no Tribunal
Não foi sequer conhecido o recurso aviado pela candidata a prefeita Angela Mairink, ao Tribunal Regional Eleitoral, contra a decisão do juiz Habib Jabour que cancelou o registro da chapa majoritária formada pelo PP e PT. Segundo o desembargador Antônio Augusto Mesquita Fonteboa, que julgou o caso, o número de votos obtidos por Angela não foi suficiente para fundamentar sua irresignação, uma vez que ela sequer teria chances de vitória numa eventual disputa em segundo turno. Ou seja, ela recorreu por recorrer. Nem mesmo os argumentos da boa-fé e publicidade que nortearam a segunda substituição da candidata a vice chegaram a ser examinados, porque irrelevantes a essa altura dos acontecimentos. O remédio jurídico usado por Angela não teve efeito algum, conforme esta coluna antecipou na época. Perda de tempo apenas.
De saída
Secretária municipal de Administração está mesmo disposta a deixar a pasta em 31 de dezembro. Em contato com a colunista nessa terça-feira, a advogada Eclair Gonçalves confirmou o que até então era tido como especulação. Segundo Eclair, ela já manifestou ao prefeito seu desejo de não continuar à frente da SAD em 2017, entendendo que já cumpriu sua missão. Vale lembrar que Eclair encarou pelo menos dois grandes desafios no carg fazer o Plano de Cargos e Salários dos servidores e realizar o concurso público na PMU. Prefeito Paulo Piau terá um problemão para substituir Eclair à altura.
Convocações dos concursados
A propósito, a secretária Eclair Gonçalves revelou que as convocações de aprovados no concurso público da PMU devem ser retomadas de imediato, com prioridade para a Saúde. Por outro lado, os acertos pendentes com pessoal da área também deverão ser feitos até o fim do ano. Oremos!
Troca-troca – Nos bastidores, comenta-se que Toninho Oliveira deverá trocar a Secretaria de Obras para assumir a pasta do Governo. Embora seja avesso aos holofotes, Toninho é um dos mais próximos e influentes colaboradores do prefeito Paulo Piau.
Atenção – Em entrevista à Rádio JM na manhã dessa terça-feira, o secretário Marcondes Freitas afiançou que no fim de janeiro ou início de fevereiro as empreiteiras deverão entregar as obras concluídas dos dois novos ramais do BRT. Mas, foi surpreendido pela informação de que as antigas bocas de lobo da Santana Borges sumiram de cena.
Agora vai?
Com o resultado da terceira licitação conhecido somente no fim de semana passado, a obra do emissário de esgoto do Jardim São Bento será retomada finalmente. Essa novela parece não ter fim. A primeira licitação foi revogada. A segunda chegou a ser homologada, para a empresa vencedora entrou em dificuldade financeira e não deu conta de fazer a obra. Vamos ver se agora esse emissário sai do papel.
Uberaba em todas
Ex-diretora financeira da Carioca Engenharia, investigada pela Lava-Jato, colocou Uberaba novamente sob holofotes. Tânia Fontenelle denunciou um esquema envolvendo a Agrobilara Comércio e Participações Ltda., que tem como controladores o presidente da Assembleia do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, e os filhos Leonardo Picciani, que é ministro dos Esportes, e Rafael Picciani, deputado estadual e secretário de Coordenação de Governo da prefeitura do Rio. A executiva afirmou que foram gerados recursos em espécie com a Agrobilara (localizada às margens da BR-050), por meio da compra, pelo Grupo Carioca, de animais bovinos com preços superavaliados. Falou também que as vacas foram entregues, mas que parte do valor pago foi devolvida à Carioca.
Tudo certo
Jorge Picciani alega que as vendas da Agrobilara foram feitas pelos preços de mercado, com notas fiscais emitidas e impostos recolhidos. Picciani também afirmou que vai processar a executiva pelas declarações, segundo ele, mentirosas. Por sua vez, a Carioca Engenharia disse que não comenta investigações que estejam em andamento.
Campo-santo
Já estão nas mãos do prefeito Paulo Piau os estudos de viabilidade técnica e econômica do novo cemitério de Uberaba. A decisão do prefeito ainda não é conhecida, mas há muita especulação em torno da possibilidade de terceirização do terceiro campo-santo da cidade. Ou, no mínimo, concessão de exploração do cemitério por tempo certo.
Frente a frente
Prefeito Paulo Piau e seu vice eleito Ripposati, mais empresário Jota Junior, vão ficar frente a frente com a ex-candidata a vereadora Ana Nader durante audiência marcada para o dia 25, próxima terça-feira, nos desdobramentos da ação de investigação judicial eleitoral.
JM Magazine
Com lançamento marcado para sábado, das 9h às 13h, na Chácara Mac, a nova edição da JM Magazine vai focar a necessidade de buscarmos qualidade de vida. Cores no prato, na decoração, na moda, no viver. Uma edição superalto-astral, com muitas informações sobre variados temas. Reserve seu exemplar da revista na banca mais próxima. Domingo a JM Magazine já estará disponível para venda.