Foto/Arquivo
Mauro Sérgio de Melo toma posse na presidência da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais no primeiro dia de janeiro
Fim do parcelamento
Otto Levy, secretário de Estado de Planejamento e Gestão, garante que o parcelamento de salários dos servidores vai acabar no primeiro semestre de 2020. Em entrevista a emissora de rádio de BH, o secretário disse que a receita da operação do nióbio servirá para o pagamento do 13º salário dos servidores e colocar os pagamentos da folha salarial em dia. Oremos!
Solução definitiva
Ainda que o governo Zema esteja apostando todas as suas fichas nessa operação do nióbio, é certo que ela não será suficiente para sanar as finanças do Estado. Esses recursos serão um mero paliativo, capaz de cobrir uma parcela do rombo. Aliás, o próprio secretário Otto Levy admite que será necessário tentar uma solução definitiva via Assembleia Legislativa de Minas. Mas não será fácil, até porque o governador não tem maioria na Casa.
Venda de ativos
Enquanto espera os recursos da operação do nióbio, o Estado faz levantamento dos seus imóveis para tentar se desfazer daqueles que estão ociosos ou subutilizados. Em Uberaba há vários nessas condições, como é o caso do prédio que abrigou a Junta Comercial, nas imediações do estádio Uberabão. Esse imóvel está “parado”, sendo tomado pelo mato, desde que a Jucemg fechou sua representação na cidade. O Estado pode incluí-lo na lista dos imóveis a serem vendidos.
Pioneirismo
Vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Uberaba, Mauro Sérgio de Melo assumirá a presidência da Fecon-MG (Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais) no dia 1° de janeiro de 2020. Esta será a primeira vez que Uberaba terá um filho ocupando um cargo tão expressivo como este.
Perigo à vista
PMU precisa voltar a fiscalizar com atenção as caçambas de entulhos espalhadas pela cidade. A maioria esmagadora não tem mais pintura especial de identificação à noite e boa parte está estacionada irregularmente nas proximidades de obras. Um perigo!
A fila andou
Em 31 de dezembro de 2016, havia 156.102 procedimentos aguardando agendamento na Fila Eletrônica. Três anos depois, 56.060 procedimentos ainda aguardam agendamento na Fila Eletrônica. Redução chegou a 65% nos três anos da gestão de Iraci Neto na Secretaria Municipal de Saúde. A produção diária de agendamentos de procedimentos e/ou consultas pelas unidades no sistema chega a uma média de 2.500/dia, 12.500/semana, 50.000/mês. Sinal que a fila anda quando há gestão eficiente.
Papai Noel gordo
Associação dos Lojistas do Shopping Uberaba espera finalizar os levantamentos das vendas de presentes de Natal até amanhã. No entanto, pelo movimento observado em dezembro, já é dado como certo que deve ser batida a estimativa de aumento de vendas de 8% no comparativo com 2018. O fluxo de veículos no estacionamento, entre os dias 1º e 24 de dezembro, registrou aumento de 17%, saltando de 216 mil veículos no ano passado para 255 mil este ano. Nos dias que antecederam o Natal, o Shopping Uberaba “ferveu” de gente.
Surpreendente
Em todo o país, as vendas dos shopping centers bateram a marca de R$168,2 bilhões em 2019, com crescimento nominal de 7,5%, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop). A previsão inicial apontava para alta de 5% no acumulado do ano. Só o faturamento do Natal aumentou 9,5% em relação ao mesmo período de 2018. O resultado de 2019 também foi o maior desde 2014, de acordo com a associação. E todo mundo continua se queixando da crise. Como entender isso?
Expansão
Embora haja previsão indicando que as vendas online vão matar os shopping centers, tão cedo isso não irá acontecer. Pelo menos não no Brasil. Segundo a Alshop, o Brasil deve ganhar 31 novos centros de compras ao longo dos próximos três anos.
Filas intermináveis
Crise? Que crise? Natal também foi de vacas obesas para o setor de supermercados. Filas intermináveis nos caixas e estacionamentos lotados. Em alguns supermercados locais, na véspera de Natal já não era possível encontrar peru, chester ou tender, produtos típicos dessa época. Até os panetones sumiram das prateleiras.
Natal no Parque
Balanço divulgado na tarde passada pela ABCZ mostra que mais de 100 mil pessoas já passaram pelo Parque Fernando Costa para visitar o “Natal no Parque”. No ano passado, foram 108 mil visitantes. Quem ainda não esteve lá poderá apreciar a belíssima iluminação natalina até o dia 1º de janeiro, sempre a partir de 18h.