Mais 303.600 doses de CoronaVac estão chegando agora à noite em Belo Horizonte, mas para variar, ainda não há confirmação de quantas doses virão para Uberaba
A CONTA GOTAS
Mais 303.600 doses de CoronaVac estão chegando agora à noite em Belo Horizonte, somando às 1 milhão 813 mil 780 doses recebidas pelo Estado desde 18 de janeiro. Para variar, ainda não há confirmação do quantitativo de doses que virão para Uberaba. A última remessa de vacinas chegou aqui na sexta-feira passada. O lote completo continha 285.200 doses para todo o Estado e Uberaba recebeu meras 4.260 doses. Agora, o quantitativo não deve ficar muito diferente, já que o lote total é pouco maior que o anterior. Estima-se que venham mais 4.530 doses, aproximadamente, desta vez. Com isso, a vacinação em Uberaba deverá avançar na semana que vem para a população da faixa de 80 anos e mais.
DEVAGAR…
Secretaria municipal de Saúde ainda não está usando o cadastro on-line para efeito de agendamento eletrônico da imunização. A única alternativa é acompanhar as informações da Prefeitura sobre o público programado para cada dia. Segundo a secretária adjunta de Saúde, Fabiana Prado, a vacinação dos idosos com 82 anos ou mais está programada para esta quarta-feira, nos dois drives (Funel e ABCZ), das 8h às 16h.
BEM EXPLICADINHO
Ainda de acordo com a secretária adjunta Fabiana Prado, para a abertura de um frasco de vacina é preciso ter um grupo de 10 pessoas alvo de imunização. Segundo ela, uma vez aberto o frasco, é preciso usar a vacina em no máximo 6 horas, sob pena de desperdício, pois não se pode aplicar as doses restantes em qualquer pessoa fora dos grupos de risco. Por isso, o ideal é que os idosos não deixem para buscar um drive de vacinação próximo do horário de encerramento do trabalho, às 16h, para evitar de perder a viagem.
VACINÔMETRO
Vacinômetro de Uberaba revela que 21.106 doses aplicadas até o momento, sendo 14.140 pessoas imunizadas com a primeira dose e 6.966 com as duas doses.
VAI MUDAR?
Pode mudar a qualquer momento a permissão de celebrações religiosas presenciais. Reunião realizada entre representantes dos municípios do Triângulo Sul, esta semana, deliberou pela padronização de uma série de medidas, como a suspensão desses cultos presenciais durante a onda roxa. As Deliberações conjuntas reforçam a proibição de reuniões de qualquer natureza, destacando que “o decreto estadual veio para preservar vidas. Reduzir a circulação das pessoas. Observar o direito primordial, e o direito defendido é o direito à vida”.
SÓ EM CASA
A manifestação de protesto dos educadores físicos na manhã desta terça-feira contra a proibição da prática esportiva individual e coletiva durante a onda roxa não vai prosperar. De acordo com a Onda Roxa, a saída de casa só é permitida para atividades essenciais. Ainda que a atividade física seja considerada essencial para o bom funcionamento do organismo, a tal Onda Roxa entende que as atividades físicas podem gerar contato. De acordo com explicação da Prefeitura sobre o tema, “há relatos técnicos de dispersão de aerossol num raio de 5 metros com transpiração e respiração durante a prática esportiva.” Portanto, o máximo que podemos fazer é uma caminhada em casa, uma corrida no quintal, e trocar a bike pela ergométrica, a corrida pela esteira, para quem puder! Tudo como era no ano passado, no começo da pandemia.
NEM AÍ
Mesmo proibidas as atividades físicas como caminhada e ciclismo, no final da tarde desta terça-feira havia dezenas de pessoas na Univerdecidade, na Avenida Santana Borges e em outros vários pontos da cidade desrespeitando as normas da Onda Roxa.
CADÊ A MÁSCARA?
Durante o dia todo de hoje era possível ver pessoas circulando pela cidade sem o uso de máscara, ou com ela “enfeitando” o queixo. Até mesmo garotos contratados para distribuir panfletos nas imediações do Terminal Oeste do BRT estavam sem máscara, embora sua supervisora ou contratante estivesse usando corretamente a dela. Cena foi flagrada por volta de 15h, na esquina das ruas Bento Ferreira e Afonso Ratto.
REJUVENESCIMENTO DOS ALVOS
Observatório Covid, da UFTM, mostra que 50% das pessoas infectadas em Uberaba, no mês passado, tinham menos de 38 anos. As mulheres foram as mais acometidas. E mesmo assim os mais jovens continuam desafiando as medidas de proteção contra o coronavírus...
TRAGÉDIA FAMILIAR
Chamaram a atenção no boletim epidemiológico desta segunda-feira dois óbitos, sendo um deles ocorrido em casa, tendo por vítima uma mulher de 78 anos. O outro óbito foi registrado em Unidade de Pronto Atendimento, onde a vítima de 50 e poucos anos estava internada à espera de transferência para hospital. Veja que tragédia. As duas vítimas eram mãe e filho. Ela morreu à espera da chegada do SAMU. Ele, esperando um leito hospitalar… Na véspera, o outro filho da vítima morreu de Covid também. Se não bastasse, na casa em que moravam 5 pessoas, outras duas estão infectadas.
TUDO LOTADO
Apesar da abertura de 12 leitos novos de enfermaria para Covid esta semana, nesta terça-feira pela manhã havia pelo menos 2 pacientes aguardando leitos em Pronto Atendimento. Situação é gravíssima.
UBERABA EM TODAS
Médico uberabense Hélio Angotti Neto integrou a comitiva brasileira que foi a Israel checar o spray nasal contra Covid. Ele hoje é um dos nomes fortes do Ministério da Saúde no governo Bolsonaro.
BATEU, LEVOU
Cidadão que filmou guardas municipais na Praça Por do Sol, sem máscaras, já foi identificado. Vai tomar uma multa por usar o celular enquanto dirigia. Já os guardas municipais levaram um puxão de orelhas daqueles. Secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes, lembrou que a GM tem de dar o bom exemplo.
NA ATIVA
“Os meus três assessores não estarão no gabinete, mas foram deslocados para outra estação de trabalho e as funções seguem normalmente. Não creio que seja hora de recuar, mas sim avançar contra esse bendito vírus. Sigo trabalhando normalmente, e sem mamata. Em tempos de pandemia, nosso trabalho é essencial. Neste momento precisamos nos debruçar em cima dessa infernal doença”. Reação é do vereador Túlio Michelli à decisão do presidente Ismar Marão sobre a suspensão das atividades presenciais na Câmara Municipal pelos próximos 15 dias. Túlio e sua equipe continuam trabalhando, sem interrupção.
SEM MAMATA
Presidente Ismar Marão não gostou das críticas postadas em redes sociais à suspensão das atividades e das sessões da Câmara nessas duas semanas. No final da tarde desta terça-feira, ele enviou nota para explicar que não há “mamata” alguma dos vereadores, mas apenas respeito ao decreto da onda roxa. De acordo com a nota, a suspensão das sessões “deu-se única e exclusivamente por respeito e fiel cumprimento às exigências do Protocolo “Onda Roxa”, vez que as mesmas foram apenas adiadas, e não canceladas”. Além disso, ressalta que “o Poder Legislativo dispõe de tecnologia suficiente para a realização de suas reuniões em formato virtual, o que acontece normalmente e quando for necessário, já que além de possuir uma emissora de TV sob sua concessão, possui também plataforma própria para a realização de reuniões virtuais de qualquer natureza, via remota, bem como suporte técnico disponível para que as mesmas transcorram da melhor forma possível”. Todavia, essa informação é nova. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota, segunda-feira, o presidente alegou impossibilidade técnica de realização das sessões legislativas on-line, neste momento.
MUITO MAIS
Ainda na nota de esclarecimento da Câmara, o presidente ismar ressalta que “cada vereador trabalha de forma incansável e independente, vindo todos a juntar seus esforços para a busca de alternativas e soluções para o grave momento que estamos enfrentando, não ficando restritos apenas à realização das Sessões Ordinárias, uma vez que os Requerimentos, Indicações e diversas solicitações direcionadas ao Poder Executivo continuam sendo feitos de forma ininterrupta, sem medir esforços na busca de alternativas e meios que venham a contribuir nas ações de combate ao coronavírus. O trabalho não para, apenas tem o seu formato de execução alterado.”