GÊ ALVES – REDATORA INTERINA
Comentários. Deu o maior ti-ti-ti nos bastidores e corredores da Prefeitura a nota de ontem dando conta da possível troca de comandos em secretarias municipais, especialmente Governo e Settrans, além da – já certa – baixa na Administração. No entanto, ninguém ousou negar a informação certeira da coluna.
Quem? Falando nisto, se a dúvida era o Governo, aposto que a pasta cairá no colo de Fernando Hueb, que é chefe de gabinete. A possibilidade mais lógica é de que, pelo menos por um tempo, ele acumule as duas funções. Interessante o nome, haja vista a seriedade reunida à serenidade de Hueb para o diálogo. O Governo é espaço crucial para qualquer prefeito, porque ali ocorre a interlocução com os vereadores. E sabemos, todos, uma relação ruim com o Legislativo é maléfica para qualquer chefe de Executivo.
Responsabilidade. Embora com perfis diferentes, Fernando Hueb é uma substituição à altura para o colega Wellington Cardoso Ramos, haja vista que o jornalista, atual secretário de Governo, deve ser convocado para – com sua experiência – curar uma ferida grande neste momento de mudança, que é o trânsito da cidade. Wellington é hábil e entende do babado. O homem certo no lugar exato em momento mais que propício.
...Também repercutiu a informação que trouxemos sobre o esforço que estaria sendo feito para garantir o comando da Superintendência Regional de Saúde ao atual secretário municipal Fahim Sawan. Teve muita gente preocupada lá na repartição. Segundo fonte confiável, após discussão com a base, levando em consideração o perfil, amplo conhecimento em saúde pública e ética, 85% dos trabalhadores e trabalhadoras da SRS/Uberaba, Funasa e Ministério da Saúde alocados na Superintendência Regional de Saúde declinaram apoio ao nome da ex-funcionária Maria José Oliveira Freitas para o cargo cobiçadíssimo.
Fora do ar. Internet e telefones da Algar Telecom ontem à tarde entraram em pane. Em comunicado gravado pela empresa e para ser ouvido pelos sem número de clientes que ligavam para tentar entender o que ocorria, o grupo informava instabilidade do sistema e anunciava o reparo.
Adeus. Morreu quarta-feira, aos 92 anos, em Brasília, o ex-presidente da Aciu Mário Grande Pousa. Ele presidiu a entidade em 1961/1962 e foi governador do Lions Clube em 1966. Contador, Pousa morreu de causas naturais. O enterro foi ontem à tarde na Capital Federal. A Aciu garantiu missa do sétimo dia, em Uberaba, no dia 2, às 19h, na Catedral.
Tá difícil. Mãe de criança portadora de graves e crônicos problemas de saúde era puro desespero ontem. É que mais uma vez, segundo ela, está faltando medicamentos para o filho na Secretaria Municipal de Saúde, embora seu benefício tenha sido garantido por mandado judicial. Entre os itens: Sildenafil (de alto custo), Aldactone, Lasix, Omeprazol, o leite Peptamen e o Almidarona.
Chegando. A coluna buscou a posição da Saúde frente à questão da criança. Através da assessoria de imprensa, a informação é de que a requisição está em processo licitatório e a expectativa é de que o fornecimento dos medicamentos ao usuário ocorra nos próximos dias.
Vestibular Fazu. Tudo pronto para o Vestibular da Fazu, com prova no próximo domingo. Para recepcionar bem os candidatos, pela manhã serão oferecidos coffee break e tour guiado pelo campus e fazenda escola. Vagas para Agronomia (diurno/noturno), Zootecnia (diurno/noturno), Agronegócio (noturno), Secretariado Executivo Bilíngue (noturno), Sistemas de Informação (noturno) e Sistemas para Internet (noturno).
Alerta. A Secretaria de Infraestrutura precisa ficar atenta para socorrer a tempo problemas na região central da cidade após as obras ali efetivadas e, assim, evitar desgastes ao governo. Muita reclamação dirigida a situações no trevo das avenidas Santos Dumont e Leopoldino de Oliveira. Com as chuvas estão ocorrendo alagamentos e os bueiros estão abertos, liberando esgoto. Há também queixas de que meios-fios estão se soltando.
Anel viário. A questão continua parada no Estado. O secretário municipal do Meio Ambiente, Ricardo Lima, me conta que está mobilizando a fim de que a coisa ande e buscando também alternativas para isto. Convenhamos que é uma tarefa difícil, haja vista que, para piorar, o momento é de greve da Secretaria Estadual (Semad) e por, consequência, da Supram em Uberlândia.
“Acidente não acontece por acaso, acontece por descaso.” Gostei do institucional do TST. É por aí!