ALTERNATIVA

Ex-secretária de Saúde sugere descentralizar atendimento pediátrico em Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 11/05/2023 às 22:07Atualizado em 11/05/2023 às 23:00
Compartilhar

“Acompanho com muita preocupação essa situação do Hospital da Criança. Ele é um parceiro, não um inimigo”. Foi o que disse a ex-secretária municipal de Saúde no governo Anderson Adauto, Maria Teresa Abate Rodrigues da Cunha, a Tetê, que é uma das maiores experts do país em saúde pública e SUS. Nesta quinta-feira, em entrevista ao programa O Pingo do Jota, Tetê avaliou que a solução para os problemas no atendimento pediátrico em Uberaba depende frontalmente de diálogo com os setores envolvidos, o que significa ouvir o Conselho Municipal de Saúde, a comunidade, os profissionais que atuam no Hospital, enfim, todos aqueles que realmente querem colaborar. “É preciso ressaltar que a equipe profissional do Hospital da Criança é fenomenal” - frisou.

DESCENTRALIZAR JÁ
Ainda de acordo com Tetê Rodrigues da Cunha, o atendimento pediátrico em Uberaba não deveria ser concentrado no Hospital da Criança. O ideal, na opinião da ex-secretária, seria exatamente o oposto: a descentralização. Ou seja, criar opções de atendimento à população, deixando o hospital apenas para a prestação do serviço terciário, que é a hospitalização. 

UPA INFANTIL
Tetê defende que a reforma da UPA Mirante já sirva para separar o atendimento pediátrico do atendimento para adultos. “Nada impede  colocar uma parede, uma porta, para separar as crianças, criando uma sala de atendimento infantil independente. É tão simples!” - enfatizou. Por outro lado, Tetê sugeriu que o governo municipal pense em mais pontos de atendimento, aproveitando melhor as equipes de saúde que já temos.

AULA MAGNA
A entrevista de Tetê foi uma espécie de “aula magna” em gestão de saúde pública. Dentre vários pontos abordados por ela, merece relevo o que contou sobre os” empurrões” que recebeu do então prefeito Anderson Adauto, quando alguma conquista na área da Saúde não era suficiente na avaliação dele. “Anderson sempre dizia que não podíamos nos contentar com pouco ou com a primeira oferta que surgisse. Nos empurrava para buscar cada vez mais, em Brasília” - contou. Foi assim que conseguiu, por exemplo, assegurar os recursos para a construção da UPA Mirante junto ao então ministro da Saúde Alexandre Padilha.

VENHA, GOL!
Definida a operação da Gol em Uberaba. A partir do dia 6 de julho, a Gol ofertará e voos às terças, quintas e domingos para São Paulo, com Boeing 737 decolando daqui com destino ao aeroporto de Congonhas, no "coração" da capital paulista, que sempre foi o sonho dos uberabenses. A aeronave terá 138 lugares, o que significa que teremos de batalhar para garantir uma boa ocupação nos voos, de modo a garantir a permanência da Gol aqui por muitos e muitos anos. O horário, por enquanto, não é o desejável, mas antes isso do que nada. O voo partirá de Uberaba por volta de 15h, chegando no seu destino por volta das 16h. De São Paulo para cá, a aeronave decolará por volta de meio dia, chegando em Uberaba às 13h. Dá para almoçar com a família.  Futuramente, a Gol poderá ampliar a oferta de voos a partir do aeroporto Mário de Almeida Franco.

AGORA VAI
Reforma predial do Memorial Chico Xavier será mais uma obra do governo Elisa a ser realizada pela empreiteira uberabense Quatro Construções (leia-se José Toubes Neto). Resultado da licitação foi homologado e publicado na edição do Porta Voz desta quarta-feira. 

A obra vai custar R$ 1.343.142,65, prevendo várias intervenções que deverá preparar o prédio para abrigar a futura instalação de projeto museológico e museográfico aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura.

É ELE?
Por falar em obras, durante a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de duplicação do acesso a Peirópolis, na tarde desta quinta-feira, a prefeita Elisa chamou o presidente da Câmara, Fernando Mendes, de “meu vice”. Foi um alvoroço danado, porque muitos dos presentes entenderam que ali estava sendo anunciada a definição da dobradinha eleitoral para 2024. Não. Não foi nada disso, em que pese ainda estar cedo para descartar essa hipótese. Na verdade, a prefeita apenas disse o que na prática representa uma espécie de verdade. Desde que o vice-prefeito Moacyr Lopes renunciou,  caberá ao presidente da Câmara assumir o Executivo, em caso de viagem ao exterior, impedimento ou afastamento de Elisa. 

NA BRONCA
Chefe Departamento Transporte Escolar SEMED, Ernani Neri rebateu as críticas feitas pelo vereador China na sessão plenária de quarta-feira ao transporte de estudantes na zona rural. Embora tenha ressaltado que o trabalho de fiscalização do Legislativo é importante, Ernani ressaltou que hoje a Secretaria de Educação conta com 55 ônibus escolares fazendo transporte urbano dos alunos, mais de 75 vans fazendo transporte dos alunos rural. É um serviço terceirizado. “Atualmente todas as rotas estão mapeadas e monitoradas por sistema de GPS e software, onde temos cadastrados todos alunos, bem como os pontos de embarque e desembarque, de maneira mais assertiva, para otimizar tempo e possíveis imprevistos”. Ernani explicou, ainda, que as vans e rotas são diariamente fiscalizadas pela Semed, que também mantém contato com os gestores das unidades escolares e empresa terceirizada.

QUASE PRONTO
De acordo com o Chefe Departamento Transporte Escolar SEMED, nos próximos dias devem chegar novas vans e ônibus para a reforçar a frota própria do município e ampliar o atendimento à população. Esses veículos vêm através de emendas parlamentares. Além disso, Ernani Neri informou que o processo de licitação para contratação de serviço permanente de transporte escolar deverá ser publicado logo, pois está quase tudo pronto. Hoje a Prefeitura se incumbe do transporte de mais de 5 mil estudantes, tanto no período diurno quanto noturno.

É MÁQUINA!
No grupo de whatsapp Política 2024, Ernani Neri ponderou também que “veículos estragam, entram em manutenção, estradas rurais dependem da estação do ano e por vezes ficam intransitáveis. Em poucos meses de nossa gestão estamos ampliando a frota, tanto para os alunos da rede municipal, quanto das OSCs, das quais também somos parceiros, como Instituto dos Cegos e APAE, que são exemplos de instituição onde já ampliamos o atendimento e ainda faremos mais nos próximos meses. Temos ainda van adaptada transportando crianças na zona rural. Na semana passada uma van não conseguiu subir um trecho e sem nenhum tipo de problema aos alunos, o motorista parou, buscou ajuda para a retirada do local. Esses imprevistos fazem parte do cotidiano”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por