Passeata esvaziada
Talvez a proximidade com a primeira manifestação pública, ou o comodismo, ou mesmo a desesperança... O fato é que a manifestação de protesto marcada para domingo, dia 12, não deu o mesmo ibope da edição anterior. Porém, o grito “Abaixo a Corrupção, Dignidade já!” continua ecoando e não pode ser esquecido, sob pena de aceitarmos passivamente esses escândalos vergonhosos que sangram os cofres públicos através de maracutaias engendradas por políticos inescrupulosos e tubarões do meio empresarial. Se quisermos um país verdadeiramente decente e uma população que tenha orgulho da sua pátria, temos de continuar vigilantes e cobrando punição para esses malandros que assaltaram a Petrobras, desviaram dinheiro da Saúde, da merenda escolar, da publicidade, e até da Receita Federal. Precisamos insistir para que essa situação tenha um ponto final.
Mostrando a cara
Por toda a cidade estão espalhados outdoors patrocinados pelas lojas maçônicas de Uberaba, endossando o movimento pela moralização da sociedade brasileira. A mensagem é clara e objetiva: a corrupção rouba nossos sonhos, destrói a economia, leva embora nossa esperança. Muito bom!
Cuca fresca
Vereador Marcelo Borjão se diz tranquilo em relação ao documento protocolado pela colega Denise Max junto à Promotoria de Justiça, pedindo investigação sobre as denúncias de suborno a vereadores para aprovarem projeto que autoriza a privatização de cemitério em Uberaba. “Eu acabei sendo o único a ser apontado nesse episódio do cemitério e reagi às acusações. É sempre bom que o Ministério Público investigue se existe qualquer irregularidade. Inclusive já estive com o promotor João Davina falando sobre esse assunto”, afirmou Borjão, sem revelar o teor da conversa.
Franco atirador - Rebatendo as críticas da colega Denise Max em plenário, semana passada, Borjão disparou: “Não preciso dar ‘tiros para todos os lados’. Pelo contrário, tenho muito trabalho a mostrar e ainda a realizar, com seriedade e sem ser subserviente a qualquer governo”.
E o partido? – Já em relação à sua incômoda posição no DEM, desde que atribuiu ao prefeito Paulo Piau o comentário de que vereadores estariam “vendendo” voto, Borjão argumenta que respeita muito a presidente do diretório municipal do partido e acredita no seu bom senso na hora de julgá-lo. O DEM, como se sabe, integra a base aliada do governo Paulo Piau.
Sinal de alerta
Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis esteve sexta-feira na Petrobras, onde foi recebido pelos três gerentes executivos responsáveis pelo projeto da fábrica de amônia em Uberaba. Segundo Assis, o encontro durou 90 minutos, oportunidade em que o responsável pela obra afirmou ser possível entregar a fábrica pronta no prazo de dois anos. Mas necessita do gás seis meses antes, o que ficará impossível se a opção do governo de Minas for pelo gasoduto mineiro, o que ainda não se sabe. Já o executivo financeiro espera a publicação do balanço da Petrobras e do plano de negócios da empresa para determinar o futuro da fábrica.
Pessimismo reinante
O executivo geral, segundo Assis, relatou que o Governo de Minas consultou a Petrobras sobre quais seriam as consequências para o projeto e para a obra da fábrica decorrentes de um eventual atraso no projeto do gasoduto. Essa consulta desencadeou uma onda de pessimismo e incertezas sobre a planta de amônia da Petrobras em Uberaba. Aliás, até agora o governo Pimentel não anunciou qual a solução para o gasoduto, muito menos se ele sairá do papel e quando. Por isso, Assis alerta que Uberaba poderá, sim, perder a fábrica de amônia se persistir essa indefinição sobre o gasoduto.
Estado quebrado
Que o Estado está “quebrado” ninguém duvida. Mas o que causa estranheza é essa demora do governo Pimentel em resolver um assunto de tamanha importância para Minas Gerais quanto é o gasoduto. Esse tema não é novo, nem o governador o ignorava quando disputou as eleições. Pelo contrário, como ministro do primeiro governo de Dilma Rousseff, Pimentel estava por dentro desse projeto e sabia os caminhos a serem tomados. Essa morosidade na decisão, agora como governador, já adiou para 2020 a inauguração da fábrica de amônia. E bom será se sair mesmo daqui a cinco anos. Do jeito que a situação está, só vendo pra crer.
Uberaba em todas
Deputado estadual Tony Carlos participa hoje de reunião, seguida de jantar, na residência oficial do vice-presidente da República, Michel Temer. No Palácio Jaburu, Temer reunirá as principais lideranças do PMDB mineiro a partir das 20h. Tony Carlos acompanhará o presidente da Assembleia de Minas, Adalclever Lopes. O que Dilma não fez, Temer está fazend conversando e ouvindo!
Homenagem
Nosso querido Jorge Alberto Nabut receberá a Medalha da Inconfidência no próximo dia 21, em Ouro Preto, em sessão solene presidida pelo governador Fernando Pimentel. Trata-se da mais importante medalha outorgada pelo Governo de Minas Gerais, e a indicação de Jorge Alberto para recebê-la foi feita pelo secretário de Estado da Cultura, Angelo Oswaldo. Além de escritor e incansável defensor da cultura e principalmente da preservação da memória de Uberaba e região, Jorge é um jornalista que trilhou seu próprio caminho, com estilo e savoir faire. É um prazer trabalhar com ele na Redação do JM há tantas décadas. É também um amigo como poucos! Essa medalha orgulha a todos nós, seus companheiros de Jornal.