Fava contada
Ex-vereador Miguel Ferreira Peixoto estranhou a declaração do prefeito Paulo Piau à Rádio JM, durante entrevista na semana passada. Na ocasião, Piau disse que as empresas estão mal-acostumadas e, quando contratam obras com o Poder Público, sempre acham um jeitinho para conseguir aditivos de prorrogação de prazo e/ou reajuste de preços. Miguel Peixoto chama atenção para a concorrência visando à revitalização da avenida Leopoldino de Oliveira, de um extremo ao outro da via. Ele considera praticamente impossível executar essa obra até o fim do ano, como quer o prefeito. “Estamos num período festivo e chuvoso. A empreiteira fatalmente recorrerá ao aditivo contratual para prorrogação do prazo” – prevê o ex-vereador.
De olho
Ainda que o governo municipal conceda aditivo ao contrato de revitalização da avenida Leopoldino de Oliveira, Miguel Peixoto defende que seja exclusivamente para a prorrogação de prazo. E diz: “Essa obra foi contratada por mais de R$6.180.000. Inadmissível, até sua conclusão, reajuste de preço num contrato inferior a 70 (setenta) dias corridos. A sua concessão macularia a lisura da concorrência realizada”.
Dá tempo
Por outro lado, o início das obras da avenida Leopoldino de Oliveira deverá demorar mais 15 ou 20 dias. Antes será feito um trabalho de comunicação para informar a população sobre rotas alternativas, visando a minimizar o impacto no trânsito e na vida das pessoas. Mas o prefeito reforça sua expectativa de que as obras sejam concluídas antes do Natal, pelo menos no centro “nervoso” da cidade. Oremos!!!
Amou???
Não passou despercebida nos gabinetes da Prefeitura a reação de Rodrigo Mateus à postagem feita pelo vereador Thiago Mariscal nas redes sociais, no domingo. Depois de armar um tremendo “barraco” na inauguração da praça Pôr do Sol, Mariscal chamou o prefeito Paulo Piau de “medroso”, por não ter reagido às suas provocações, optando por deixar o local com uma criança no colo. Rodrigo Mateus curtiu a postagem com um coração.
Pisou na bola
Vale lembrar que Rodrigo Mateus ocupou cargo de confiança no governo Paulo Piau e agora é um dos assessores do deputado federal Franco Cartafina, que integra o grupo político do prefeito. Já o vereador Thiago Mariscal tem feito ruidosa oposição ao governo municipal, inclusive usando megafone no domingo para criticar a reforma da praça Pôr do Sol. Pois é. Esse “like” poderá custar caro a Rodrigo Mateus...
Na prancheta
Técnicos da Secretaria de Planejamento estão encarregados de achar uma solução para os frágeis bancos de alvenaria da praça Rui Barbosa. Dois deles já se quebraram, machucando pessoas. Ainda não se sabe se serão substituídos ou reforçados, mas é certo que do jeito que os bancos estão não ficarão. Estamos de olho!
Em frangalhos
Ainda que o prefeito Paulo Piau diga que Uberaba não foi preterida no pacote de obras anunciado semana passada pelo governador Romeu Zema porque não tem obra atrasada, uma coisa é certa: bem que poderíamos ter tentado emplacar a revitalização da MG-190. O asfalto está todo esburacado. Não é melhor a situação da MG-427, que liga Uberaba a Água Comprida, Conceição das Alagoas, Frutal, Planura, Itapagipe, Fronteira, Campina Verde até Barretos (SP). Está quase intransitável.
Alô, alô!
A propósito, o presidente do diretório municipal do MDB, Fabiano Elias, foi às redes sociais esta semana para alertar as lideranças de Uberaba sobre a necessidade de reclamarem ao governador Romeu Zema providências para melhorar as condições das rodovias estaduais que cortam a cidade. Fabiano destacou que o período chuvoso deverá agravar o quadro atual das estradas. Além disso, a proximidade das festas de fim de ano e das férias escolares deverá aumentar o tráfego nas MGs 190 e 427, com grandes riscos de acidentes fatais. Por isso, alguma medida precisa ser tomada, ainda que seja um paliativo do tipo operação tapa-buraco nesses próximos 30 dias.
Olha o mato!
Moradores da rua Moreira César, aqui pertinho do Jornal da Manhã, reclamam da sujeira no canteiro central da via. O mato toma conta da calçada e as árvores não veem poda há meses. Alô, Sesurb!
Na pauta
Projeto de Lei Complementar que vai instituir o novo Código de Obras do Município será tema da entrevista de hoje na Rádio JM, a partir de 8h. Convidados para o debate são o vereador Agnaldo Silva e o presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro, Gilberto Barata. Sintonize 95.5 FM para acompanhar o debate.
Mais um
Arruamento do Distrito Industrial 5 já está pronto. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, em janeiro deve começar a implantação do projeto de energia elétrica, com a colocação dos postes. Passo seguinte será levar indústrias para lá. Esse DI-5 fica ao lado do DI-2 e será um distrito misto.
Mais duas
Uberaba vai ganhar uma fábrica de açaí e indústria de produtos siderúrgicos, com previsão de inauguração no ano que vem.