Dia de projetão
Vereadores passaram a manhã dessa terça-feira discutindo o “projetão” que altera a estrutura organizacional da Administração municipal. Mas a votação acabou sendo adiada. Também, pudera! Foram apresentadas 69 emendas, transformando o projeto original numa verdadeira colcha de retalhos. Desse total, 28 emendas visam a modificar o texto primitivo, outras nove emendas são supressivas, uma substitutiva e 32 aditivas. Algumas delas já caíram ontem mesmo.
Cortando cargos
O “projetão” com suas múltiplas emendas contém algumas incongruências, como no caso da extinção de cargos de coordenador, diretor de departamento e chefe de seção, para, em contrapartida, criar secretarias e inflar a estrutura organizacional com superintendências. Isso sem contar a instituição de gratificações para servidores nomeados para compor comissões de sindicância. Detalhe: a extinção dos cargos, de acordo com o “projetão”, só valerá para o próximo prefeito, a partir de 1º de janeiro de 2017.
Pra lá e pra cá
Entra governo, sai governo e cada prefeito monta a estrutura organizacional da Prefeitura como bem entende. Uberaba já teve Secretaria de Obras e Secretaria de Serviços Urbanos. No passado recente, as duas pastas fundiram-se para dar origem à Secretaria de Infraestrutura, sob justificativa da necessidade de contenção de gastos. Agora volta tudo ao que era antes. E fica latente aquela dúvida de quem estava ou está realmente fazendo economia de despesas para os cofres públicos.
Multiplicando – Outro item chama a atenção no “projetão”: a multiplicação das fundações. Tem fundação para todos os gostos: cultura, esportes, ensino técnico etc. Até o Procon vai virar fundação!
Cochilo – Vereadores aproveitaram a sessão da Câmara dessa terça-feira para corrigir um dos cochilos graves contidos na chamada “lei dos estacionamentos”. O texto original dizia que a lei entraria em vigor em 90 dias, contados a partir de 1/01/2015, mas quando foi publicada já havia decorrido os 90 dias. Desatenção.
Dois bolos
Presidente Dilma Rousseff está prestes a dar o segundo bolo na vizinha Frutal. O cerimonial do Palácio do Planalto não confirma a vinda da Presidente amanhã. Dilma deverá ser representada pelo ministro Gilberto Kassab, se nada mais mudar até lá. Que papelão!
Gastança
Para recepcionar a presidente Dilma Rousseff, Frutal investiu pesado numa megaestrutura, com palco, faixas etc. Tudo organizado e enfeitado “nos trinques”. Dilma não apareceu, alegando mau tempo. Dinheirão jogado fora...
Havia um poste no meio do caminho
Avenida Mei Mei, no Parque São José, vai passar por adequações e sinalização. Quando a equipe de trânsito chegou para averiguar o local, havia um poste no meio do caminho. No passado, mexeram naquela região, mas deixaram o tal poste atrapalhando o trânsito. Coisas que só tem em Uberaba...
Lá vem...
Ao menos outros dois perfis identificados no Facebook terão problemas com a Justiça. Um deles chega a incitar a violência contra agentes públicos. Uma coisa é manifestar, outra coisa é agir contra a Lei. Quem publica é responsável pelo conteúdo da publicação. E o “bicho vai pegar” contra alguns que usam redes sociais para falar o que bem entendem, sem pesar as consequências...
Exemplo
Em Juiz de Fora, um empresário de 38 anos foi identificado pela Polícia Civil como o responsável por criar uma página no Facebook com conteúdo que denegria a imagem pessoal do prefeito Bruno Siqueira (PMDB). O cidadão chegou a ser preso e livrou-se das grades mediante pagamento de fiança, mas agora responde processo cível e criminal. A linha entre a crítica e o crime é muito tênue.
Aqui
Em Uberaba, como antecipou a Coluna, uma assessora de vereador foi condenada a retirar post ofensivo à Organização Social Pró Saúde sob pena de pagamento de multa diária. O processo cível contra ela continua tramitando e também deve desaguar na área criminal.
Visita surpresa
Prefeito Paulo Piau continua as suas andanças e ontem visitou algumas UBS de surpresa. O chefe do Executivo ficou irritado com determinadas situações e pediu agilidade na solução dos problemas. Secretário Túlio Cury ainda “paga o pato” da complicada gestão anterior da Saúde.
Resultados
A ANP divulgou que o consumo de etanol hidratado em Minas Gerais no mês de março bateu a casa dos 105,589 milhões de litros, o dobro do consumo verificado em março de 2014. Segundo o presidente da Siamig, Mário Campos, isso se deve à recomposição dos tributos no preço da gasolina realizada pelo governo federal este ano, assim como e principalmente em função da redução da alíquota do ICMS do etanol hidratado de 19% para 14%, que entrou em vigor no Estado em 18 de março. Desde abril, a Siamig leva adiante a campanha “Eu vou de etanol”, objetivando aumentar ainda mais o consumo do etanol hidratado em Minas Gerais. A diferença de preço entre os dois combustíveis ficou maior agora, compensando encher o tanque com etanol.