ALTERNATIVA

Excesso de vaidades impediu Uberaba de eleger deputados, diz prefeita

Lídia Prata
Publicado em 05/10/2022 às 05:58Atualizado em 16/12/2022 às 00:49
Compartilhar

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, a prefeita Elisa Araújo avaliou que a derrota dos candidatos locais nas urnas tem várias explicações. A principal, segundo ela, é que sua própria eleição, em 2020, “esfacelou os grupos políticos que havia na cidade e eles não teriam conseguido se recompor a tempo da disputa deste ano”. Por outro lado, Elisa não falou em incompetência dos candidatos, mas que houve “insensibilidade política e excesso de vaidades”.

TRAGAM AS PEDRAS

“Quem nunca falou no calor da emoção que atire a primeira pedra”. Assim reagiu a prefeita Elisa Araújo, ao ser indagada sobre a fala desastrada do deputado federal Zé Silva sobre os 2 mil e poucos votos que ele recebeu em Uberaba, no domingo. Para quem não se recorda, o parlamentar deu entrevista à Rádio JM, na qual disse que precisará “discutir com a prefeita se ela topa fazer uma parceria de verdade”, dando a entender que não houve empenho por parte de Elisa para a multiplicação dos votos dele na cidade. Zé Silva ainda disparou: “Pensando daqui dois anos, quatro anos, é preciso repactuar com Uberaba o nosso compromisso. Vou defender Uberaba, mas vou querer saber se Uberaba vai me dar reciprocidade. Política é uma via de mão dupla”. Não bastasse, Zé Silva ainda cometeu a indelicadeza de falar que não precisa estar aqui todos os finais de semana “visitando padaria”. Mas Elisa disse que já conversou com ele e está tudo bem.

Então tá!

CHORORÔ

Por outro lado, Elisa lembrou que a votação de Zé Silva aumentou 300% em 2022, comparada à eleição anterior. Mas, como diziam os antigos, “o choro é livre”. Certamente Zé Silva esperava 30 mil votos em Uberaba, como alegou numa entrevista à Rádio JM, durante a campanha…

OUTRA LEITURA

Àqueles que a acusaram de aumentar o número de candidatos, em vez de comandar um processo inverso para evitar a pulverização dos votos, Elisa argumentou que Maria Abadia (sua candidata) “não tirou o protagonismo de ninguém”. Negou que a candidatura a deputada estadual pelo Solidariedade tenha sido tirada da cartola na “marca do pênalti”. “Essa construção da candidatura dela vem desde o ano passado. E o resultado dela foi muito bom. Saiu do pleito maior do que entrou”.

CERTIDÃO DE NASCIMENTO

“Pra quê? Candidato a deputado não precisa ter domicílio eleitoral na cidade. O deputado é do Estado todo” - argumentou Elisa. Todavia, quando indagada se ela acredita que um deputado de fora defenderá Uberaba em disputa de investimento com sua terra natal, Elisa concordou que prevalecerá o amor pela cidade de nascimento.

Pois é.

FREUD EXPLICA?

Elisa ainda ressaltou que é preciso analisar o que houve com os uberabenses, para despejarem tantos votos em outros candidatos de fora. Nikolas Ferreira, por exemplo, levou mais de 18 mil votos daqui, votos esses que poderiam ter ajudado a reeleger Franco Cartafina e Aelton Freitas, por exemplo. O pior é que o eleitorado local não aprende. A cada dois anos repete o erro de se empolgar com candidatos forasteiros, especialmente os “reis do Tik Tok”, como o próprio Nikolas e Janones. Eles levam milhares de votos e não trazem nada em troca para o município. Se Zé Silva estiver certo, ao dizer que política é uma via de mão dupla, o uberabense precisa prestar mais atenção ao que a cidade recebe desses deputados…

VERDE E AMARELO

Praticamente no mesmo momento em que o governador Romeu Zema anunciava oficialmente seu apoio à reeleição do Presidente Bolsonaro a prefeita Elisa assumiu publicamente posição idêntica. Na entrevista ao programa O Pingo do Jota, Elisa disse com todas as letras que “o Brasil precisa de gente responsável na sua condução. Tenho diferenças com o Presidente Bolsonaro, mas respeito suas posições e estou alinhada com as pautas liberais do governo federal. Penso no futuro, no desenvolvimento, e no combate à corrupção”. E arrematou dizendo que nesta escolha é preciso ter “razão”, em vez de se deixar levar por “paixão”.

NOTA DO NOVO

Por falar em Zema e seu apoio a Bolsonaro, o Partido Novo emitiu nota nesta terça-feira, afirmando que embora tenha “trabalhado muito para oferecer aos brasileiros uma alternativa presidencial contra a polarização entre Lula e Bolsonaro”, não obteve sucesso. Prossegue a nota: “Diante do cenário eleitoral do segundo turno, o partido se vê na obrigação de reforçar seu posicionamento institucional histórico, totalmente contrário ao PT, ao lulismo e a tudo o que eles representam, e libera seus filiados, dirigentes e mandatários, para declararem seus votos e manifestarem seu apoio de acordo com sua consciência e com os valores e princípios partidários”.

NA MIRA

Nome para a presidência da Funel já está praticamente definido. Mas a prefeita ainda vai conversar com o presidente da Câmara, Ismar Marão, e depois formular o convite. Nome pode ser anunciado a qualquer momento.

MAIS ANÚNCIO

Prefeita também deve anunciar nos próximos dias o que ela chama de “maior plano de recape da história de Uberaba”. Mais de R$ 100 milhões serão utilizados para recuperação asfáltica das ruas e avenidas da cidade. De acordo com Elisa, não será simples operação tapa buracos, mas recapeamento de acordo com normas técnicas.

REFORÇO IMEDIATO

Dois novos pediatras acabam de ser contratados pelo município para reforço de atendimento à população. Além disso, Elisa quer inaugurar antes do dia da criança a unidade especializada de atendimento infantil no CAISM, para aliviar a demanda no Hospital da Criança.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por