QUE FERVURA É ESSA???
A segunda-feira amanheceu chuvosa em Uberaba, mas a temperatura política esteve lá em cima! Pra começar, a surpreendente edição extra do jornal oficial do município, trazendo a exoneração do secretário Celso Neto, publicada pouco depois das 8h. Até mesmo alguns integrantes do governo municipal não entenderam a exoneração do colega, a princípio. Mas, logo a Comunicação da PMU explicou que se tratava de uma manobra para que o secretário pudesse retomar seu mandato de vereador e defender, na Câmara, o projeto do Plano de Carreira do Magistério.
NÃO DEU
Ao contrário do prometido pelo então- secretário Celso Neto, o projeto que institui o novo plano de carreira do magistério não chegou a ser discutido com a categoria antes de ser enviado à Câmara. Era para ter um “pente fino” prévio, mas...
INSEGURANÇA
A retomada do mandato por Celso Neto sinaliza claramente que o governo não tem segurança na aprovação do plano de carreira tal e qual enviado à Câmara.
HUMMMMM
Mais que isso, havia alguma desconfiança de flerte do suplente Cleomar Barbeirinho com o grupo de oposição ao governo. Para não correr risco, Celso Neto reivindicou sua cadeira, e consequentemente desalojou Barbeirinho.
VAI PASSAR
Uma coisa é certa: dificilmente o projeto do novo plano de carreira do magistério tomará “bomba” no Legislativo. Vai tramitar a toque de caixa, podem apostar.
VIVA!
Conforme prometido, a prefeita Elisa protocolou (pessoalmente, diga-se de passagem) o projeto que altera a lei de preservação do patrimônio histórico em Uberaba. Elisa esteve logo pela manhã na Câmara Municipal para esse expediente, acompanhada de secretários. A ida da prefeita ao gabinete do presidente Fernando Mendes foi uma demonstração inequívoca de respeito, uma vez que ele foi um dos principais defensores do movimento “Moderniza Uberaba”. Esse movimento prega a revisão da lista de imóveis inventariados, assim como a aplicação do princípio do contraditório aos processos de preservação de prédios considerados históricos, dentre outras medidas.
EXTRAS
Entre os próprios vereadores já é dada como certo que haverá convocação para sessões extraordinárias. As sessões ordinárias acabam nesta quarta-feira, mas em apenas dois dias não será possível votar todos os projetos em pauta. Semcontar os projetos de cessão de área a empresas, que ainda estão em trânsito da Dom Luiz Santana para a casa amarela da Rui Barbosa...
O que não dá para entender é a demora no envio desses projetos, para depois ter tanta urgência na votação. Quem sabe com Belzinho na Segov esses trâmites sejam agilizados em 2024?
SEM TUTU
A propósito, as sessões extraordinárias não rendem remuneração extra aos vereadores. Vão trabalhar pelo “amor à causa”.
MEXE, REMEXE
Por falar nisso, não é que Belzinho, do União Brasil, foi confirmado secretário municipal de Administração? Pois é. A indicação do nome de Belzinho foi feita pelo PSD/Uberaba, porém para a pasta de Governo. Não deu certo lá, mas foi acomodado na SAD. Como se sabe, o PSD tem como presidente Ismar Marão, que é sobrinho do presidente do UB, Heli Grilo. Belzinho como secretário arrasta o apoio dos dois partidos para a reeleição de Elisa.
ALERTA
No dia 11, esta coluna alertou sobre o perigo do namoro entre Elisa e PSD desandar, face à demora na nomeação de Belzinho para a Segov. A luz amarela acendeu e no mesmo dia o governo se mexeu, acertando o passo com o partido comandado por Ismar Marão. Tanto assim que na sexta-feira saiu publicada, finalmente, a nomeação de Belzinho para a SAD. Com isso, agora o União Brasil conta com dois secretários municipais: ele e Aguinaldo Silva, do Agronegócio.
CORINGA
A advogada Morena Prais Alves Pinto, exonerada da Secretaria de Administração, foi nomeada para assumir a assessora jurídica da Codau. Os ex-assessores pediram exoneração, com a saída de José Waldir da presidência da companhia.
BOMBA!
Deve sair a qualquer momento o resultado da sindicância instaurada para apurar a legalidade das horas extras pagas ao ex-presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho. Consta que as apurações vão cair como uma bomba. A conferir.
QUATRO RODAS
Procon Móvel deve ser uma das novidades do governo municipal em 2024. Ideia é levar o órgão de defesa do consumidor aos bairros, como já vem sendo feito com o Sine, por exemplo. A modelagem, no entanto, ainda não está totalmente definida.
QUASE PRONTA
UPA Mirante está praticamente pronta. É o que diz o secretário Antônio de Souza Filho, titular da Sesurb. Faltam poucos detalhes, dentre os quais o mobiliário, que ainda não foi totalmente entregue. E mais: o entorno da UPA será recapeado e sinalizado.
MOMENTO HISTÓRICO
Eleição desta segunda-feira na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - ACIU - marcou um momento histórico, com a ascensão de duas mulheres ao comando da entidade para os próximos dois anos. Esmê Nasser e eu ficamos muito felizes e gratas a todos que compareceram para a votação. Nossa gratidão especial ao presidente Anderson Cadima, que nos indicou, apoiou, nos acompanhou em todas as visitas para convites aos integrantes da chapa, nos aconselhou e orientou. Essa parceria nos fortaleceu e nos mostrou que podemos acreditar que realmente somos mais fortes juntos e unidos. Vamos dar continuidade aos projetos iniciados pela atual gestão e ampliar algumas ações, voltadas para o desenvolvimento econômico de Uberaba e o fortalecimento da nossa Aciu. Nesse primeiro momento, prevaleceu nossa preocupação em formar novas lideranças empresariais, buscando novos talentos para fortalecer o time de frente da Aciu. Alguns são a segunda ou terceira geração de associados, nomes que estão brilhando em seus respectivos segmentos de atuação. Poderão certamente contribuir muito com nossa Aciu. Da mesma forma, nossa preocupação ficou evidente em prestigiar os diretores mais experientes, porque são o alicerce da nossa entidade. Juntos, trabalharemos incansavelmente para honrar o nosso compromisso com a Aciu, fortalecer o nome desta entidade tão respeitada e colaborar efetivamente com o desenvolvimento econômico de Uberaba.