Glorivan Bernardes não é mais o secretário municipal de Defesa Social. Sua exoneração do cargo foi publicada na edição do Porta Voz desta sexta-feira.
DESDOBRAMENTO
A exoneração de Glorivan pode estar diretamente ligada ao polêmico episódio da exposição e manuseio de armas por crianças e adolescentes na festa do dia 12. Ontem a prefeita Elisa divulgou um vídeo afirmando que pediu para não ter armas no evento do Dia das Crianças, mas sua determinação não teria chegado às forças de segurança. Deu a entender que alguém do seu time não cumpriu a ordem. Aí deu no que deu, com essa repercussão monstruosa pelo país afora.
SURPRESA
O agora ex-secretário Glorivan Bernardes foi colhido de surpresa com a publicação de sua exoneração no Porta Voz desta sexta-feira. Indagado se já esperava esse desfecho, Glorivan disse que não, dando a entender que não foi comunicado previamente da sua dispensa pela prefeita. Perguntei também se teria sido ele quem se esqueceu de repassar às forças de segurança a restrição às armas determinada pela prefeita. Glorivan foi taxativo ao dizer que “o evento não foi coordenado pela SDS”. Ou seja, a responsabilidade pela organização da festa do Dia das Crianças não foi dele.
Glorivan disse também que ele foi apenas o responsável por aproximar as forças policiais e o cerimonial da prefeitura.
Então qual foi o motivo da sua exoneração? - indaguei
"Pergunte a quem exonerou” - respondeu Glorivan.
Pergunta foi feita à prefeita, mas ainda não obtive resposta.
SUBSTITUTO
Para o comando da Secretaria de Defesa Social a prefeita Elisa nomeou interinamente o coronel Alexandre Marcelo de Oliveira.
Esta foi a 10ª mudança no primeiro escalão do governo municipal em menos de dois anos.
DESMENTIDO RUIM
Nesse episódio da exposição das armas no Dia das Crianças, um dos maiores desgastes para o governo municipal veio através da nota de esclarecimento distribuída na noite de quinta-feira pelas polícias. No texto, as forças de segurança rebateram as afirmações feitas horas antes pela prefeita. Disseram que foram convidadas pela Prefeitura para participar do evento, ao contrário do que Elisa havia alegado. Segundo a prefeita, as forças de segurança teriam procurado a PMU para participarem da festa do Dia das Crianças.
SAIA JUSTA
Na mesma nota, as polícias negaram que tivessem recebido da Prefeitura qualquer posicionamento contrário ou restritivo à exposição das armas na festa das crianças. “Não houve nenhuma recomendação, solicitação ou determinação por parte da PMU, que tenha chegado ao nosso conhecimento” - diz a nota.
Se a situação estava ruim, piorou muito com essa nota das forças de segurança…
MICHELLE EM UBERABA
Primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro desembarca em Uberaba no dia 22, às 17h30, cumprindo agenda de campanha pela reeleição do Presidente. Deputada federal Greyce Elias, de Patrocínio, está coordenando as visitas da primeira-dama a Minas, começando por Belo Horizonte, na hora do almoço, e finalizando em Uberaba, no mesmo sábado.
MAIS UM
Depois de Alessandra Piagem, as apostas se voltam para o vereador Varciel Borges (aquele da polêmica viagem ao Beto Carrero coberta com atestado de saúde para abonar falta na sessão da Câmara) para deixar o grupo dos independentes. Segundo conversas de bastidores, Varciel vai "retribuir" agora os votos dos colegas que impediram a cassação do seu mandato na época do escândalo do Beto Carrero. A conferir.
É ELE!
Por falar em bastidores, corre à boca pequena que já estaria tudo certo para Fernando Mendes assumir a presidência da Câmara, na sucessão de Ismar Marão. Fernando é líder da prefeita e tem as bênçãos dela para comandar o Legislativo. Resta saber se Marcos Jammal vai aceitar essa situação passivamente.
PROVIDÊNCIA IMEDIATA
A partir desta segunda-feira, o Ambulatório Miltom Toubes vai ampliar seu horário de atendimento aos baixinhos após as 17h. Localizado em frente ao Hospital da Criança e gerido pela Uniube, o ambulatório deverá ter equipe da secretaria municipal de Saúde no período da noite, de modo a reforçar e agilizar o atendimento às crianças, A triagem dos pacientes será feita no Hospital da Criança.
Segundo a secretária adjunta Valdilene Rocha, a Val, o funcionamento do ambulatório após as 17h será experimental na primeira semana e os ajustes serão feitos de acordo com as necessidades. Val acredita que essa medida deverá desafogar bastante o atendimento no Hospital da Criança.
CATARATA
Agora vai: o mutirão das cirurgias de catarata está definido para novembro, de acordo com a secretária adjunta Valdilene Rocha. Fila de pacientes à espera dessas cirurgias é gigantesca!
A propósito, as cirurgias serão realizadas pelo Hospital da Beneficência Portuguesa.
TURN OVER
O troca troca na Saúde continua num ritmo frenético. Porta Voz desta sexta-feira publica exonerações de Alexandre Lúcio Bizinoto, que era chefe da Seção de Educação em Saúde; Fernando Dias Oliveira Rodrigues, Chefe do Departamento de Gestão de Agendamento Eletrônico, Isabela Lacerda Rodrigues da Cunha, que troca o comando do Departamento de Vigilância Sanitária pela Gestão de Agendamento Eletrônico. Em compensação, o complicado Departamento de Vigilância Sanitária passa ao comando de Luiza Resende Vilela.