ALTERNATIVA

ExpoZebu traz três governadores e dois ministros a Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 26/04/2024 às 21:48Atualizado em 29/04/2024 às 17:10
Compartilhar

A maior festa do agro brasileiro será aberta neste sábado, às 10h. Parque Fernando Costa será ponto de convergência de autoridades das três esferas de poder na democracia brasileira, lideranças da agropecuária e da sociedade em geral. É a Expozebu 2024 começando e colocando Uberaba sob os holofotes de toda a mídia. Essa é, seguramente, a época mais efervescente aqui na cidade, com visitantes chegando a todo instante, aumentando o movimento nas ruas e no aeroporto, gerando empregos e criando centenas de oportunidades de negócios não apenas em torno do agro.

SAFRA DE CANA
Antes da inauguração oficial da Expozebu, tradicionalmente acontece a abertura da safra de cana-de-açúcar, orquestrada pela CMAA. Nesta sexta-feira, o evento reuniu os ministros Marcos Fávaro e Alexandre Silveira, da Agricultura e Minas e Energia, respectivamente. Recebeu também o governador Romeu Zema, deputados e senadores, prefeitos, vereadores... Tinha mais político do que usineiro na festa da cana. Vale destacar que Uberaba lidera o ranking dos municípios produtores de cana em Minas, além de contar com duas usinas aqui e outras tantas no entorno e municípios vizinhos.

ESTRELA DA FESTA
Ex-ministra da Agricultura no governo Bolsonaro, a senadora Teresa Cristina brilhou no evento da CMAA. Muito querida pelos produtores rurais em todo o país, em especial aqui na região, a ex-ministra foi extremamente elegante com seu sucessor, durante seu pronunciamento, embora o ambiente fosse mais favorável a ela do que ao atual ministro. Sem ataques, sem críticas ácidas, como aliás é do perfil de Teresa Cristina. Chamaram a atenção no seu discurso as referências elogiosas à prefeita Elisa: “Eu sei que não é fácil para as mulheres estarem na política. Mas você está tirando de letra. Entrou na política, disse a que veio, e vai continuar mudando a história de Uberaba, se Deus quiser”.

REVERÊNCIAS
Hóspede do ex-ministro Marcos Montes e Marília, Teresa Cristina esteve no gabinete de Elisa nesta segunda-feira (foto abaixo). A senadora justificou sua presença em Uberaba com a necessidade de ouvir e entender o que está sendo feito para a pecuária nacional e o agronegócio. “Eu milito no agro 80% do meu tempo e vir aqui é importante. É importante também visitar a prefeita, uma mulher tão bem avaliada”, frisou Teresa Cristina.

(Foto/Lílian Veronezi/PMU)

(Foto/Lílian Veronezi/PMU)

REFORÇO
Embora a abertura da safra de cana tenha recebido dois ministros de Estado, a prefeita Elisa não apresentou reivindicações a eles, o que deve ser feito neste sábado, na inauguração da Expozebu. A Alexandre Silveira, a prefeita deve reforçar os pedidos relacionados ao gás. Já ao ministro Marcos Fávaro, Elisa deve reiterar pedidos para liberação de máquinas agrícolas, como caminhões, retroescavadeiras e implementos para atendimento às comunidades rurais.

AGENDA CHEIA
A sexta-feira foi de agenda cheia para a chefe do Executivo. Elisa também recebeu o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion (PP), e o presidente do PSD em Minas,  deputado estadual Cássio Soares, que lá esteve acompanhado pelo vereador Ismar Marão.

CADÊ VOCÊ?
O casamento da enteada Isabela Mairink foi responsável pela ausência do ex-prefeito Anderson Adauto na festa da cana este ano.

OLHA O GÁS AÍ
Por falar em Anderson, ele viu com bons olhos o edital para compra de gás lançado pela Gasmig no mercado. Ele avalia que a Gasmig está acreditando no projeto, o que ajuda muito a viabilizá-lo. “Quanto mais consumo houver, mais fácil fica a viabilização do duto” – reforça Anderson.         

CAMPEÃO
Em Uberaba para prestigiar os eventos do agro, o presidente do PL em Minas, deputado federal Domingos Sávio esteve na Rádio JM na manhã desta sexta-feira. Destacou que o partido de Bolsonaro já está estruturado em cerca de 700 cidades mineiras e deve eleger cerca de 100 prefeitos e mais de dois mil vereadores no Estado. “O PL deve se consagrar como o maior partido nas bases”, aposta Domingos Sávio.

DOIS TURNOS
De origem tucana no passado, o deputado federal Domingos Sávio cumpre seu oitavo mandato parlamentar, agora pelo PL. Do alto de sua experiência na vida pública, ele arrisca um palpite: a eleição na cidade será decidida no segundo turno. E ressalta o crescimento da pré-candidatura de Samir Cecílio desde a vinda de Bolsonaro a Uberaba. “O presidente deixou claro o nome que ele apoia, porque se identifica com os valores, com as linhas programáticas do partido” – ressaltou.

EM CONSTRUÇÃO
Dizendo que o PL é um partido de diálogo, o presidente estadual da sigla exclui apenas o PT, PCdoB e Psol do rol de partidos com quais é possível ter composição. Cita, aliás, que em Belo Horizonte a aliança do PL com o PP está consolidada. Para refrescar a memória do leitor, o PP em Uberaba é comandado pelo ex-deputado Franco Cartafina.

VAI OU RACHA!
Ponto para a Assuper! Esta semana, a presidente Juliane Foscarine esteve reunida com o secretário de Administração, Belzinho, e com representantes da BK, operadora de cartão de alimentação dos servidores da Prefeitura. Depois de longa negociação, a presidente conseguiu fixar em 4,5%  a taxa da operação cobrada do BK aos supermercados associados, que é uma taxa bem menor do que vinha sendo praticado até então em Uberaba.

PRODUTO X BENEFÍCIO
De acordo com a presidente Juliane Foscarine, foi preciso demonstrar que o cartão de alimentação dado aos servidores não é “produto”, mas um benefício. Por isso, a regra estabelecida na licitação para contratação da operadora do cartão não poderia prevalecer. Pela licitação, a BK deu cerca de 8,5% de desconto à Prefeitura e cobrava taxas variadas dos supermercados conveniados, para “cobrir” esse percentual. O modus operandi da BK  estava muito complicado para os supermercados, que precisavam destacar um funcionário exclusivamente para a conferência e respectivo recebimento do crédito. “A Prefeitura não tem de ganhar com o cartão. Tem de dar o benefício para o servidor” – frisa Juliane, coberta de razão. O secretário Belzinho detectou o problema e se comprometeu a resolvê-lo de imediato.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por